Impacto Acadêmico e Social


  • Selecione outro idioma

Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas


Embora o Mestrado em Direito do UDF seja relativamente “jovem”, o Programa continua ampliando cada vez mais sua influência nacional, constituindo-se um polo de formação de pesquisadores nas áreas do Direito do Trabalho e da Seguridade Social.

 

Há egressos do Programa originários das cinco regiões do país, com expressiva presença de alunos do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, o que contribui para o fortalecimento da pesquisa e formação profissional em âmbito nacional, com repercussão das pesquisas desenvolvidas pelo Programa em todo o país.

 

Além de pesquisas relevantes que contribuem, entre outras coisas, para a formação de integrantes do Poder Judiciário – entre juízes, procuradores e servidores públicos, advogados e docentes do ensino superior de cursos de Direito de todo o Brasil, o reconhecimento dos professores resulta na participação frequente dos docentes do Programa em curso capacitação a convite de órgãos públicos e do Poder Judiciário.

 

As ações sociais implementadas pelos Projetos de Extensão desenvolvidos pelo Programa contribuem para a inserção social da comunidade acadêmica, gerando resultados para a sociedade. São exemplos de sucesso a Clínica da Previdência – CLINIPREV, com atendimento da população carente e orientação na área da seguridade social, o Observatório de Estudos da Seguridade Social William Beveridge e o Observatório do Trabalho Infantil.

 

No plano internacional, destaca-se a participação de alunos e professores em pesquisas e publicações internacionais, Congressos e Seminários, além de estágios pós-doutorais de docentes em renomadas instituições estrangeiras de ensino superior e convênios e cursos que proporcionam aos alunos uma integração com a comunidade acadêmica internacional.

 

Ressalta-se, ainda, a atuação da Rede Internacional Constitucionalismo, Trabalho e Direitos Humanos Sociais, que conta com integrantes de renomadas instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, que reúnem seus pesquisadores para debater e desenvolver pesquisas de interesse social.