A iniciação científica e tecnológica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa, despertando talentos para a ciência. É uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à formação de uma nova mentalidade no aluno.

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica visa despertar essa vocação mediante a participação em atividades de pesquisa, propiciando o fortalecimento e a consolidação das linhas de pesquisa da instituição. Este programa busca, também, acentuar a excelência na qualidade do ensino, por meio da integração entre professores pesquisadores e alunos.

O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica (IC) ou Iniciação Tecnológica (IT) com bolsas oferecidas pela própria Instituição ou pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio – aluno voluntário.

Apresentamos o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do UDF. O Programa tem os seguintes objetivos:

• Desenvolver, entre nossos estudantes de graduação, o pensamento científico e o interesse pela pesquisa, potencializando uma carreira docente e/ou uma formação profissional cidadã e participativa.

•  Contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

• Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

Mais informações

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

  • Contato:
    (61) 3704-8877
  • Localização:
    SEP/SUL EQ704 / 904 Conj.A

Programa


Os programas visam consolidar as políticas de iniciação científica, iniciação tecnológica & inovação, iniciação em empreendedorismo, e despertar a vocação científica, mediante a participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores qualificados, contribuindo para a formação acadêmica do aluno.

PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação

Edital 15/2023 | Resultado definitivo: confira aqui
Submissão Edital: acesse aqui
Manual para elaboração de Projeto de Pesquisa: baixe aqui

Bolsa

A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional).

 

A bolsa do PIBIC/CNPq para o estudante de graduação corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País.

Informações retiradas do site do CNPq.

Oficina de Iniciação Científica


A participação na Oficina de Iniciação Científica (Curso Preparatório) não é obrigatória.

Informações adicionais poderão ser obtidas por meio da Coordenação de Pesquisa do UDF.