A iniciação científica e tecnológica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa, despertando talentos para a ciência. É uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à formação de uma nova mentalidade no aluno.

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica visa despertar essa vocação mediante a participação em atividades de pesquisa, propiciando o fortalecimento e a consolidação das linhas de pesquisa da instituição. Este programa busca, também, acentuar a excelência na qualidade do ensino, por meio da integração entre professores pesquisadores e alunos.

O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica (IC) ou Iniciação Tecnológica (IT) com bolsas oferecidas pela própria Instituição ou pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio – aluno voluntário.

Apresentamos o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do UDF. O Programa tem os seguintes objetivos:

• Desenvolver, entre nossos estudantes de graduação, o pensamento científico e o interesse pela pesquisa, potencializando uma carreira docente e/ou uma formação profissional cidadã e participativa.

•  Contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

• Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

Mais informações

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

  • Fone:
    (61) 3704-8877
  • Endereço:
    SEP/SUL EQ704 / 904 Conj.A

Programa


Os programas visam consolidar as políticas de iniciação científica, iniciação tecnológica & inovação, iniciação em empreendedorismo, e despertar a vocação científica, mediante a participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores qualificados, contribuindo para a formação acadêmica do aluno.

PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação

Edital: http://ic.udf.edu.br/arquivos/edital-2019.pdf
Submissão Edital: http://ic.udf.edu.br/sistema/professor/

Bolsa

A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional).

 

A bolsa do PIBIC/CNPq para o estudante de graduação corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País.

Informações retiradas do site do CNPq.

Curso obrigatório

Conforme previsto em Edital, bem como está descrito no Manual da Iniciação Científica, a participação da Oficina de Iniciação Científica (Curso Preparatório) é obrigatória, salvo em caso de comparecimento em anos anteriores.

 

Informações adicionais poderão ser obtidas através da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Informações adicionais poderão ser obtidas através da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Oficina de Iniciação Científica 2020

  • Valor da Inscrição: R$
  • Data do curso:
  • Local:
  • Horário:
Inscreva-se

Comitê Científico