Docentes


  • Selecione outro idioma

Grupos de Pesquisa


  • Constitucionalismo, Direito e Processo do Trabalho

O Grupo de Pesquisa “Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo” tem o propósito de estudar especificidades inerentes à compreensão jurídica das relações trabalhistas, abrindo-se espaços de reflexão necessários nas searas do Direito Material do Trabalho e o Direito Processual, sempre tendo como matriz o constitucionalismo. Ao estudo do processo, se dá a amplitude necessária para abranger as regras processuais civis e trabalhistas. A análise das duas temáticas precisa ser feita à luz do constitucionalismo contemporâneo, destacando sua relação com a tutela de direitos fundamentais, os quais, por seu turno, funcionam como ponte para a discussão de fenômenos sociais. Isso porque, na medida em que materializam valores sociais, exercem uma função integradora entre o sistema jurídico e as principais demandas dos grupamentos humanos. O impacto das Pesquisas na comunidade acadêmica pode ser aferido nas inúmeras publicações qualitativas dos resultados alcançados nas diversas atividades.

Ano de formação: 2016

Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8623675023558541

 

  • Constituição, Trabalho e Acesso à Justiça

O grupo de pesquisa desenvolveu estudos a partir de diversas atividades e reuniões, com participação de professores de instituições nacionais e internacionais. No intuito de aprofundar os estudos sobre a indústria 4.0, que foi o tema pesquisado pelo grupo. O tema foi objeto do II Congresso Internacional, em 2019, e os resultados da pesquisa foram publicados no livro Desafios do Trabalho no Século XXI e as novas tecnologias, que será lançado em 2020.

Ano de formação: 2016

Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira, Prof. Dr. José Roberto Freire Pimenta

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8623675023558541

 

  • Direito da Seguridade Social

Estudos voltados para as atualidades e pesquisas da Seguridade Social, Previdência Social do RGPS, Meio Ambiente do Trabalho e Reflexos na Conjuntura de Reformas. Estudos comparados com Itália e Espanha. Há reuniões mensais sobre pesquisas em desenvolvimento (presenciais e online) com debates de temas postos, produção científica e publicação. Diversas temáticas são encaminhadas para a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, através de proposta de normas regulamentadoras.

Ano de formação: 2016

Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Marcelo Fernando Borsio, Profa. Dra. Cristina Aguiar Ferreira da Silva

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9113568725487026

 

  • Direitos Humanos Sociais, Políticas Públicas e Meio Ambiente do Trabalho

Influenciar na consciência crítica sobre a formação e desenvolvimento dos direitos humanos sociais e seu impacto na sociedade; Acompanhar e propor políticas públicas que visem à implementação e efetividade de direitos correlacionados com a pesquisa; Influenciar na consolidação de uma cultura de prevenção e preservação do meio ambiente do trabalho.

Ano de formação: 2017

Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Raimundo Simão de Melo, Profa. Dra. Kátia Magalhães Arruda

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7447959913503442

 

  • Sindicalismo

O GP objetiva realizar estudos sobre o sindicalismo e suas entidades componentes, os quais irão redundar, ao longo dos anos, em diversos seminários, simpósios e congressos, com distintos resultados de pesquisas, dando origem a artigos, livros coletivos e individuais, dissertações de mestrado e teses de doutorado, com publicações no Brasil e no exterior. Suas repercussões serão regionais e também nacionais, com potenciais influências nas políticas públicas e em práticas do sindicalismo, visando ao aperfeiçoamento das relações coletivas de trabalho no País. Haverá, ademais, notável incremento do intercâmbio entre os pesquisadores, professores e autores brasileiros e internacionais.

Ano de formação: 2018

Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Mauricio Godinho Delgado, Prof. Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0362305186365545