Palavra da Reitora

À Comunidade Acadêmica do UDF,Caríssimos Alunos, Professores, Gestores, Colaboradores! O UDF, à luz de sua tradição em ensino de excelência em Brasília, no Distrito Federal e no País, comprometido com […]

19/03/2020

À Comunidade Acadêmica do UDF,
Caríssimos Alunos, Professores, Gestores, Colaboradores!

O UDF, à luz de sua tradição em ensino de excelência em Brasília, no Distrito Federal e no País, comprometido com a boa formação de seus estudantes, encontra-se num esforço coletivo de adoção de medidas para a mitigação da pandemia do COVID-19, em consonância com o Decreto GDF 40.520, de 14.03.2020 e com a Portaria MEC no. 343, de 17.03.2020. As medidas exigem o cuidado com a saúde de todos, e, nesse sentido, o isolamento social já é, comprovadamente, o meio mais eficaz para a contenção da pandemia.

De tal forma, sob o ponto de vista acadêmico, se torna imperiosa a gestão do processo educativo de forma remota, tanto com aulas virtuais síncronas (as quais possibilitam uma interação em tempo real entre professor e aluno) como assíncronas. O Plano de Contingência do UDF (Portaria Reitoria nº 11/2020 de 17.03.2020) especifica cada uma dessas modalidades e visa a assegurar o cumprimento dos Planos de Ensino, da carga horária prevista para as disciplinas, da entrega dos conteúdos e dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. De tal sorte, mediante a readequação do “Planejamento e Cronograma das Aulas”, cada Professor ministrará as aulas remotamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse contingente, a aula presencial do Professor irá até a casa dos nossos estudantes. Já as aulas práticas e estágios terão diretrizes específicas de acordo com cada curso/área.

Ressalto que a capacidade que temos hoje para planejar e implementar um Plano de Contingência de tal magnitude, de forma a assegurar a formação de qualidade de nossos estudantes, se deve, sobretudo, pela postura ética, profissional e o trabalho sério, responsável e apaixonado dos nossos Professores e de todos os gestores e colaboradores que compõem a comunidade acadêmica do UDF.

Como é sabido por todos, na história da humanidade, as duas grandes Guerras mundiais provocaram avanços científicos e tecnológicos nunca antes vistos e que mudaram de forma significativa o rumo da história. Estamos enfrentando uma “guerra”: desta vez, um inimigo comum e único, o COVID-19. Certamente essa luta provocará inovações e ações criativas em todos os campos do saber, que resultarão em transformações científicas e tecnológicas, bem como em mudanças nas relações socioemocionais e, inevitavelmente, (trans)formações comportamentais e culturais profundas na Sociedade.

E é isso que o momento atual nos impõe no UDF: mais do que nunca, criatividade, inovação, união, solidariedade e coletividade para buscarmos, da melhor forma possível, cumprir com os nossos propósitos educacionais e não atrasar a formação de nossos estudantes. Além disso, é um momento emergencial que nos exige a cuidarmos da saúde de todos: da nossa, daqueles que amamos e daqueles com quem convivemos diariamente dentro do UDF.

No UDF somos e fazemos Educação! E como nos ensina Hannah Arendt “a Educação é o ponto em que decidimos se amamos a humanidade o bastante para assumirmos a responsabilidade por ela”.

Brasília, 18 de março de 2020.

Professora Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff
Reitora