Educação Empreendedora: UDF recebe certificado do Sebrae

O UDF recebeu através do Radar de Educação Empreendedora do Sebrae um certificado que avalia a implementação da educação empreendedora na instituição, na avaliação o UDF atingiu 90% de taxa […]

26/08/2020

O UDF recebeu através do Radar de Educação Empreendedora do Sebrae um certificado que avalia a implementação da educação empreendedora na instituição, na avaliação o UDF atingiu 90% de taxa de sucesso.

A educação empreendedora é de fundamental importância, desenvolve nos estudantes a capacidade de mediar conflitos e propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais identificados em suas comunidades, além de aprimorar a investigação científica e os processos criativos.

O Radar de Educação Empreendedora é uma ferramenta desenvolvida pelo Sebrae para realizar um diagnóstico completo para instituições de ensino que buscam ser referência em Educação Empreendedora. São analisadas cinco dimensões:

Atores: instituições e pessoas imprescindíveis para alavancar oportunidades e iniciativas.
Cultura: É o jeito de ser, pensar e agir dos gestores, educadores, estudantes e toda a comunidade.
Recursos: Identifica as fontes econômicas e financeiras para fomentar a Educação Empreendedora.
Estrutura: Representa todos os espaços disponíveis para promover a Educação Empreendedora.
Políticas Públicas: Ambiente legal e político que favorece a institucionalização da Educação Empreendedora.

O Prof. Gabriel Cardoso, coordenador dos programas de educação empreendedora e inovação social, foi o responsável pela avaliação junto ao Radar. O professor também é responsável pela implementação do Programa de Educação Empreendedora: a Trilha Empreendedora.

Sobre o certificado, o professor afirma que ele demonstra que “o UDF está plenamente engajado com a educação empreendedora, oferecendo oportunidades a estudantes e professores para que desenvolvam competências empreendedoras no ambiente universitário e articulados ao ecossistema local.”