Estudantes desenvolvem jogos e passatempos para crianças com câncer

18/03/2019

Quando o conhecimento é unido à solidariedade, nós podemos fazer muitas coisas incríveis. Foi o que um grupo de estudantes de Design Gráfico do UDF fez: eles desenvolveram jogos digitais, tabuleiros, HQs (gibis) e aplicativo para dispositivos móveis para serem utilizados por crianças com câncer e seus familiares atendidos pela Abrace – instituição que atende 922 jovens – de 0 a 18 anos.

Os materiais têm como objetivo facilitar a compreensão da doença, humanizar o tratamento e amenizar o sofrimento das crianças. Os alunos do UDF também puderam exercitar a empatia com a dor alheia. E os pequenos pacientes adoraram a novidade!

Liderado pelo Prof. Ricardo Brancaglião, Coordenador do curso de Design Gráfico do UDF, o trabalho surgiu como uma proposta de realização de projetos reais, que foram desenvolvidos em sala de aula pelos alunos do curso e de forma interdisciplinar, utilizando metodologias ativas, nas disciplinas Projetos Interdisciplinares, Narrativas Gráficas, Interfaces para Mídias Digitais, Projeto Digital – Motion Design, Computação Gráfica Aplicada II e Projeto Gráfico – Desenvolvimento de Embalagens.

“A gente conseguiu colocar nos alunos a importância do trabalho social que nós todos podemos desenvolver. Acho que eles foram fisgados e vão continuar levando isso daqui pra frente”, garante o Prof. Ricardo.

O projeto é tão bacana que ganhou repercussão na mídia nacional. Confira nas reportagens abaixo:

Bom Dia DF/TV Globo – Desenvolvimento de jogo ajuda no tratamento de crianças com câncer
Correio Braziliense – Estudantes de Design Gráfico criam jogos para a Abrace
UOL – Projeto desenvolve jogos e passatempos para crianças com câncer
IstoÉ – Projeto desenvolve jogos e passatempos para crianças com câncer