Estadão: coordenador fala sobre erros na hora de declarar o IR

06/03/2024

O coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Deypson Carvalho foi fonte para matéria sobre Imposto de Renda do Estadão e-investidor.

Na ocasião, o docente esclareceu sobre os erros mais comuns na hora de declarar o IR e aconselhou sobre o que fazer.

Confira:

Imposto de Renda 2024: quais as punições para quem erra na declaração?

Veja os erros mais comuns que levam a Receita Federal a penalizar o contribuinte e saiba o fazer nesses casos

Imposto de Renda (IR) 2024 entregue de forma indevida pode gerar uma série de consequências para o contribuinte. Além de ficar sujeito a uma fiscalização mais rigorosa da Receita Federal, o cidadão pode até receber multas por apresentar informações erradas ou incompletas.

Caso haja alguma divergência nos dados, o documento ficará retido em malha fiscal, conhecida popularmente como malha fina. Esse procedimento representa uma análise mais detalhada da declaração realizada pela Receita, podendo ocorrer em razão de erros, valores incorretos, rendimentos omitidos, informações cadastrais equivocadas ou até mesmo por suspeita de fraude.

Segundo Deypson Carvalho, coordenador adjunto do curso de ciências contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), o contribuinte deve sempre conferir o status da sua declaração para fazer os ajustes necessários. “O ideal é que essa regularização seja feita pela pessoa física antes de qualquer procedimento de ofício iniciado pelo Fisco, o que torna obrigatório ao contribuinte acompanhar o processamento da sua declaração, via portal e-CAC, na página da Receita Federal na internet”, recomenda […] continue lendo aqui.