Tapembol: curso de Educação Física é o primeiro a trazer modalidade no conteúdo programático

Criador da modalidade esteve na nossa Instituição no dia 15 de março

06/04/2023

Esporte é uma atividade física que envolve uma competição. Pode ser praticada individualmente ou em equipe, tendo como objetivo desempenho, lazer ou educação.

É uma ferramenta de desenvolvimento integral do ser humano, com capacidade de promover inserção social e podendo reduzir as desigualdades. Além disso, pode melhorar a saúde e a qualidade de vida de quem se joga na experiência.

No curso de Educação Física, os estudantes são apresentados a uma série de esportes e desenvolvem um olhar histórico, social, cultural e físico sobre as práticas.

Tapembol no UDF

Dentre as diversas modalidades que existem, há os que são originários no Brasil, como o Tapembol, que é um esporte coletivo de invasão, cujo objetivo é fazer gol.

No último dia 15 de março, o professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha, da Cidade de Caeté-MG, esteve no UDF. Criador do Tapembol, ele conversou com os estudantes sobre a criação de um esporte e o caminho para institucionalização, a história e jogabilidade do esporte, além de conduzir uma vivência prática com os acadêmicos.

O curso de Educação Física do UDF é o primeiro a trazer essa modalidade dentro do conteúdo programático das suas disciplinas, pois entende que a diversidade cultural esportiva deve ser apresentada aos estudantes.

O Tapembol é um esporte inclusivo, que permite o envolvimento efetivo de pessoas menos habilidosas e com alguma limitação motora, pois não exige tantos fundamentos técnicos como alguns esportes clássicos.

Experiência prática

A Profa. Dra. Fernanda Santos Oliveira, coordenadora do curso de Educação Física, comentou: “Fico feliz em meus alunos terem a oportunidade de conhecerem uma modalidade criada aqui no Brasil. “Parabéns ao criador do esporte, Marco Aurélio Rocha, pela iniciativa e construção de uma modalidade tão incrível e que permite a inclusão social.”

Ketlen Lopes, aluna do 8⁰ semestre do bacharel, entende que todos deveriam ter a oportunidade de vivenciar a modalidade. “É um esporte muito legal, acessível, que inclui todos os praticantes, pois tem o tempo de partida relativamente pequeno. No começo foi difícil entender que realmente seriam ‘tapas’ na bola, mas após algumas partidas consegui jogar”, destaca.

A Profa. Dra. Suliane Rauber, docente do curso, aproveita para dar um spoiler à comunidade acadêmica: “em breve teremos um Torneio de Tapembol”.