Notícias / Eventos

Evento levanta debate sobre os desafios e benefícios de negócios de impacto pelo Brasil.



O país tem hoje mais de 800 negócios de impacto social, entretanto, poucos empreendedores entendem de fato como funciona o movimento.

 

Com o objetivo de apresentar esses novos modelos e conectar agentes do ecossistema local, o Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em Rede terá sua primeira edição regional em Brasília no dia 2 de outubro, das 8h às 19h, no Espaço Caixa Cultural. O UDF é apoiador institucional do evento.

 

O evento, que já teve três edições em São Paulo (2014, 2016 e 2018), com cerca de 2,3 mil participantes, e em Brasília terá como tema central o “O alinhamento e engajamento da temática em todos os ecossistemas de Brasília”, e explorar o debate sobre como setores tradicionais estão incluindo na agenda os negócios de impacto. Além disso, serão apresentadas iniciativas nacionais e estratégias sobre o tema.

 

Entre os palestrantes convidados estão Sheila Oliveira, da Anprotec; Deise Nicoletto, da Impacto Hub; Fábio Deboni, do Instituto Sabin; Beto Scretas, do ICE; Lucas Maciel, do MDIC (Enimpacto); Gilberto Ribeiro, da VOX Capital; Heloisa Menezes do Sebrae Nacional; Didier Trebucq Diretor do País do PNUD; Alexandre Alves, da Inseed Investimentos; André Araújo, do Porto Digital; Pablo Handl, da Impact Hub; Gustavo Fuga, da 4you2; Matheus Cardoso, da Moradigna e Saulo Porto, da Dado Capital, Emiliano Graziano da BASF, Luiz Gustavo Ferreira CEO da ABDI e outros.

 

Os negócios de impacto social tem movimentado cerca de US$ 60 bilhões em nível global e foi registrado um aumento de 7% ao ano, segundo a Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), uma rede de empreendedores de países em desenvolvimento.

 

Entenda mais… 

 

O objetivo dos projetos é gerar lucro e melhorar a qualidade de vida da população. Países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos necessitam desses investimentos atuando de forma paralela com o governo.

 

No Brasil, investidores encontram inúmeros desafios de educação, geração de renda, inclusão digital, alimentação, saúde, sustentabilidade e, muitos outros, que podem ter uma solução a partir desses negócios de impacto. Mas, além disso, o empreendedor precisa ter uma visão clara de que o projeto demanda foco, atratividade para investidores e rentabilidade, assim como qualquer outro negócio.

 

A maioria das pessoas que querem empreender com propósito, muitas vezes, não sabe por onde começar ou mesmo como pedir apoio para tornar seu projeto real. E este também será um dos temas de debate do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em Rede, que mostrará a maturidade desse tipo de negócio no Brasil, como estamos lidando com eles (Enimpacto) e como estamos em relação a outros países.

 

A edição regional chega, então, com o propósito de, além de disseminar o conhecimento sobre o empreendedorismo de impacto, conectar agentes do ecossistema local, incentivar esse ecossistema, dando recomendações e fazendo provocações; e por fim, apresentar modelos de negócios para engajar esse grupo, formado por investidores, empreendedores, gestores públicos, acadêmicos, aceleradoras, incubadoras, estudantes e líderes de grandes empresas.

 

O Fórum terá, paralelamente, uma exposição de protótipos de negócios de impacto; três rodas de conversa com empreendedores e uma roda de conversa acadêmica sobre metodologias de impacto. O evento acontece no Espaço Caixa Cultural em Brasília.

 

Faça a sua inscrição no evento. Clique aqui.

 

Quer saber mais sobre o evento? Acesse aqui.

 

 

 

 

Alunas de Ciências Contábeis têm TCC premiado



Duas alunas do curso de Ciências Contábeis do UDF tiveram o trabalho de conclusão de curso premiado na XII Convenção de Contabilidade do Distrito Federal. Eliete Gonzaga de Sousa e Gley Hanatécia Silva foram contempladas com o segundo lugar (R$ 1 mil) após avaliação de uma comissão da Academia de Ciências Contábeis do DF (ACiConDF).

 

 

Os três melhores trabalhos acadêmicos foram premiados durante a Convenção, que teve como tema “A Era Digital Chegou. E Então Profissional Contábil?”. O TCC de Eliete e Gley é intitulado “Startup e o Futuro da Contabilidade”, conduzido sob orientação do Prof. Cássio dos Santos. Parabéns às alunas e ao professor!

Central de Atendimento ao Aluno com horário especial durante as férias



Prezados alunos,

Informamos a todos que, no período de 16 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020, a Central de Atendimento ao Aluno (CAA) estará em plantão no período das 10h às 20h.

Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente no UDF.

Central de Atendimento ao Aluno (CAA)

Participe da visita técnica à Fundação Hemocentro de Brasília



No dia 14/11, próxima quarta-feira, será realizada uma visita técnica à Fundação Hemocentro de Brasília com o intuito de mostrar aos alunos a interação entre as áreas da saúde e tecnologia. O foco da visita é o atendimento aos serviços de TI e como eles são tratados nos diversos processos da instituição.

 

A visita será aberta para outras disciplinas e alunos dos cursos de tecnologia e saúde. As inscrições devem ser feitas na Coordenação de Ciências Exatas e Tecnológicas (Ed. 4R – UDF), das 08h às 22h. A visita vai ocorrer das 13h às 17h, sob responsabilidade do Prof. Me. Thálisson de Oliveira Lopes.

 

Lembrando que as vagas são limitadas (30 lugares), portanto, se inscreva já!

Alunos de Administração fazem visita técnica à Brasal Refrigerantes



No dia 11/10/2019, os alunos da disciplina de Teorias de Administração do Matutino (6162) e noturno (6162), realizaram em uma visita técnica à Brasal Refrigerantes – Cola-Cola. Acompanhados da Profa. Carmen Dourado, os 44 estudantes participaram da visita, que teve como objetivo a empresa aos alunos de Administração. O intuito também era o de promover o debate sobre assuntos pertinentes à Escola Clássica – Administração Científica – Taylor e Ford, escola humanista, escola sistêmica, excelência nas organizações, dentre outras. O deslocamento foi realizado em ônibus do UDF.

 

A visita foi realizada das 8h30 às 12h. No início, houve a distribuição de lanches aos participantes e em seguida, uma palestra com a colaboradora do marketing e também de dois ex-alunos do UDF e que ocupam, na empresa, os cargos de analista de logística e supervisor de RH. Após as palestras, visitaram todos os setores permitidos pela empresa, onde se observou a produção e envasamento de refrigerantes. Percebeu-se a satisfação dos alunos e a todo momento havia perguntas e considerações pertinentes aos estudos desenvolvidos em sala de aula. A visita transcorreu com tranquilidade e envolvimento por parte dos estudantes.

 

 

A satisfação dos alunos ficou evidenciada nos depoimentos: “Primeiramente, muito obrigado, professora Carmen, por me proporcionar essa visita, uma forma de ver na prática o conteúdo. Foi ótimo ver dois ex-alunos da UDF apresentarem com muito carinho o trabalho que fazem. Ver eles expondo o que aprendem em seus anos de curso e a importância de cada teoria para a empresa. Além de aprender, nós motiva a querer ir mas além e ir trabalhar em uma ótima empresa”, disse Diego Pacheco de Azevedo Martins, graduando em Administração no UDF.

 

“Para estudo e aprendizagem a visita técnica foi de fundamental importância para o conhecimento dos alunos, que puderam estabelecer ligações entre as teorias, e o que foi observado ao longo da visita também serviu como passe fundamental, tanto na questão de aprender como conhecer um pouco mais como a administração trabalha os conceitos vividos no dia a dia”, declarou o acadêmico Tiago da Silva Costa, também aluno da Administração UDF.

UDF inaugura o Mural da Constituição



O Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, inaugurou em 23/10, o “Mural da Constituição”, uma homenagem do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul à História constitucional brasileira.

 

Com a presença da Profa. Beatriz Maria Eckert-Hoff, Reitora do UDF e do Presidente Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, o “Mural da Constituição” foi inaugurado com a participação de estudantes, professores, do Coordenador do Curso de Direito, Paulo Campanha, e do Prof. João Carlos Souto, idealizador e autor do “Mural”. O conjunto de painéis encontra-se localizado em frente à Biblioteca do UDF, com informações básicas sobre cada uma das Constituições.

 

À Inauguração seguiu-se um encontro com estudantes e professores no Auditório. O espaço foi tomado pelo corpo discente que ouviu a saudação do Coordenador Paulo Campanha e a apresentação da Reitora Beatriz Eckert-Hoff, que agradeceu a presença de todos, em especial do Presidente da OAB Nacional e ressaltou o compromisso do Grupo Cruzeiro do Sul com a educação e com o UDF, registrando os investimentos realizados e a qualidade do ensino ofertado a quase 25 mil alunos matriculados, lembrando ainda, os mais de 50 anos de existência da Instituição.

 

Felipe Santa Cruz, se dirigindo aos alunos, ressaltou que “o UDF é um centro de excelência e uma instituição que nasce junto com Brasília” e ressaltou ainda que, “independentemente do caminho que a vida apresente a cada um, não abandonem a noção da busca incessante pela justiça por meio da advocacia” No seu discurso, o Prof. Souto agradeceu o apoio da Reitora, lembrou dos ensinamentos do Jesuíta Antônio Vieira, citou Rui Barbosa, Ulisses Guimarães e Ronald Dworkin  e concluiu registrando “que é bom saber que o UDF não se omite quando instado a homenagear nossa História e fomentar nos profissionais do amanhã, a curiosidade que move o mundo”.

Veja a foto:

 

Alunos do UDF assistem palestra sobre autoconsciência e autoeficácia



Nos dias 28 e 29/09 os alunos da disciplina de Gestão de Materiais e Logística do UDF, receberam a convite do Prof. Me. Nelson Tomassini para a palestra proferida pela Dra. Elaine Barbosa de Lima, para falar sobre autoconsciência e autoeficácia como competências, que deveriam ser trabalhadas com mais profundidade e sua efetiva aplicação na Gestão de Materiais e Logística e na vida pessoal, acadêmica e profissional.

As temáticas foram trabalhadas de forma teórica e lúdica, alinhando também a aplicação prática no cotidiano do gestor. Os alunos conheceram os aspectos teóricos dos temas e sua aplicação no mundo organizacional. A satisfação ficou evidenciada nos depoimentos dos alunos disponibilizados abaixo:

Illa Rodrigues

“O feedback para a Elaine só poderá sempre ser o melhor! Profissional excelente, assertiva, objetiva, com muito conteúdo para passar e concisa em todas as informações. Além de ser uma pessoa super profissional e de muito carisma. ’’

Fernanda Oliveira

“A palestra foi fantástica, instigante! Gratidão a Dra. Elaine pelas mensagens e conhecimentos passados”.

Veja fotos da palestra:

Vai fazer o ENADE? Confira as dicas para o Exame



Essa é a hora de você mostrar o quanto aprendeu durante a graduação!

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação obrigatória realizada pelo INEP, órgão ligado ao MEC. Ele é utilizado para verificar o desenvolvimento dos alunos em relação às habilidades e competências adquiridas durante a formação superior.

Para que você entenda a relevância do Exame, preparamos um resumo com as principais informações sobre a prova.

 

 

Atendimento do Setor de Financiamento Educativo em novembro



Prezado aluno,

 

Em virtude do período de adesão ao PROUNI, a partir de 4 de novembro o Setor de Financiamento Educativo terá uma escala de atendimento diferenciada:

 

– Dias 4, 6, 8, 12, 14, 19, 21, 25, 27 e 29 de novembro
Horário de atendimento: 9h às 12h;

 

– Dias 5, 7, 11, 13, 18, 20, 22, 26 e 28 de novembro
Horário de atendimento: 18h às 21h;

 

Não haverá expediente aos sábados.

 

Supervisão – Financiamento Educativo

Visite a 5ª Feira de Empreendedores UDF



Nos dias 07 e 08 de novembro, vai acontecer a 5ª Feira de Empreendedores do UDF. Esta é mais uma das diversas atividades que estão acontecendo no UDF dentro da Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento começou em outubro e vai até o dia 21/11 com programação variada em diferentes áreas do conhecimento.

A 5ª Feira de Empreendedores será das 9h às 22h, dois dias inteiros para você conferir os projetos de produtos e serviços de 20 alunos, que foram selecionados para expor seus trabalhos. Participe!

NIAC realiza a I Jornada de Aprendizagem Criativa



Com o objetivo de valorizar, incentivar e aperfeiçoar a interação dos docentes com o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), a I Jornada de Aprendizagem Criativa que aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, surge para criar multiplicadores capazes de uma abordagem inovadora e disruptiva nas IES, natureza que condiz com a missão do Núcleo de Inovação Acadêmica (NIAC) da Cruzeiro do Sul Virtual.

 

Nesta I edição, os convidados premiados participaram de uma experiência de dois dias, com foco em aprendizagem criativa em reconhecimento às suas interações e suporte didático e pedagógico para nossos alunos.Por meio de pesquisa analítica no AVA, foram apurados os docentes que mais interagiram com o Blackboard da Cruzeiro do Sul Educacional, os que mais postaram conteúdos, exercícios, e marcaram presença em fóruns.

 

O primeiro dia da jornada já começou especial! Os docentes participaram de um café com o Pró-Reitor de Educação a Distância Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo Jr. e ainda receberam homenagens por suas contribuições no AVA. O Professor Marcos Ota, um dos membros do NIAC, foi o responsável por apresentar o portal EDTECH para os docentes, onde todos eles poderão ter acesso a informações que serão úteis para o seu dia a dia e compartilharão informações e inspirações.No período da tarde, os docentes participaram da Oficina Lab Lego em parceria com a LEGO® Education, que oferece soluções lúdicas de aprendizagem que ajudam todo estudante a alcançar o sucesso.

 

No segundo dia da jornada, 32 pessoas, entre os docentes e membros do NIAC, foram até o Espaço de Criatividade e Inovação da Faber-Castell participar da oficina de Aprendizagem Criativa no Ensino Superior. Foi a primeira edição dessa oficina com instituições de ensino superior para que em grupo, os docentes pudessem compartilhar e entender na prática como contribuir de forma simples para uma aprendizagem mais criativa e inovadora. Foi um momento de muita troca e envolvimento.

 

Para a professora Dra. Regina Tavares de Menezes, Coordenadora do NIAC, o saldo é positivo. “Estou muito satisfeita com o resultado da nossa primeira Jornada. A expectativa agora é de que esse grupo corrobore com a nossa comunidade de aprendizagem e que possa com os mecanismos virtuais criados, partilhar ideias, uso de aplicativos, ferramentas do próprio AVA e assim nos fortalecer, energizando e contagiando os demais professores das IES”.

 

Confira os depoimentos dos docentes que tiveram a honra de participar:

 

Manuel Fernandes Paradela Ledon, da Cruzeiro do Sul: “Sempre é um estímulo, um ponto de partida para novos desafios, pois encontros assim fazem pensar em novas possibilidades.”

 

Caroline Piske de Azevedo Mohamed, do UDF: “Me sinto honrada de ter participado. Gosto da ideia de ser mais criativa na maneira que eu ensino e isso está reforçando o desejo de mudanças maiores ainda.”

 

Gisele Cristina Tertuliano, da Cesuca: “Foi uma experiência muito positiva. Me sinto privilegiada de ter sido escolhida e estar aqui hoje aumenta a minha responsabilidade enquanto docente para poder flexibilizar, inovar e garantir um bom rendimento aos alunos da Cesuca.”

 

Geni Emília Souza, da Cruzeiro do Sul Virtual: “Muito grata pela Cruzeiro do Sul Educacional oportunizar essa vivência no sentido de compartilhar com os alunos a criatividade e principalmente a integração. Será um ganho muito grande para o curso.”

 

Walter Travassos Sarinho, do Unipê: “Para mim tem um valor gigantesco. Fui muito interessante, pois cada um compartilhou suas experiências e pudemos conhecer a realidade de cada IES. Achei o máximo a oficina de Lego. Não sabia que era possível utilizar de tantas formas. Para mim, a palavra do encontro é o afeto. A bagagem volta cheia! Estou com a cabeça fervilhando para criar novas experiências aos alunos. A jornada foi um sucesso e estou doido para voltar!”

 

Rudinei Fernando Rech, da FSG: “Para mim é algo totalmente novo e só tem colaborado. As oficinas mexem com a cabeça da gente e agora é colocar em prática na sala de aula.”

 

Everaldo Leme da Silva, do Ceunsp: “Esse mundo lúdico ajuda despertar atitudes que estavam adormecidas e é importante para incentivarmos os alunos a trabalhar com práticas diferentes e criativas.”

 

Danilo Candido Bulgo, da UNIFRAN: “Foi uma grata oportunidade conhecer essas novas tecnologias para inserir na sala de aula. Afinal, o aluno hoje é dinâmico, autônomo e o professor tem que adaptar.”

 

Emerson Alves Silva, da UNICID: “O encontro ajudou a visualizar bem essa ideia de pensar fora da caixa e tentar um olhar diferente no que fazemos, aproveitando recursos que já estão disponíveis para incentivar os estudantes.”

 

Márcio dos Santos, do Módulo: “Esses dois dias de imersão total promovidos pelo NIAC foram uma experiência que com certeza ficará gravada na mente dos participantes. Pudemos ver que ainda temos muito a aprender para tornarmos nossas aulas mais criativas e atrativas para nossos alunos. Pude conhecer pessoas maravilhosas que amam a profissão e se dedicam ao trabalho em prol de uma educação melhor. Foi maravilhoso.”

Participe do II Simpósio de Sexualidade nos dias 4 e 5 de novembro



Você está convidado para participar do II Simpósio de Sexualidade, organizado pelo curso de Psicologia. Com uma programação completa nos períodos matutino e noturno, teremos palestras sobre sexualidade e saúde pública, terceira idade, maternidade e trabalho, além de pautas importantíssimas sobre o movimento LGBTQIA+. O evento será aberto a alunos de todos os cursos e toda a comunidade.

Acesse a área do aluno para realizar a sua inscrição ou, se for do público externo, basta assinar a lista de presença durante o evento.

Confira a programação:

 

DIA 04/11

8h30 às 10h: Comunidade trans e as dificuldades no uso do espaço público
Palestrante: Dr. Felipe Baere Local: Sala 118

 

10h10 às 11h40: Descomplicando a sexualidade
Palestrante: psicóloga Lorena Damasceno Local: sala 120

 

19h15 às 20h50: Desmistificando a “ideologia de genêro” e seus tabus
Palestrante: psicólogo Andrei Mateus V. D. Morales local: sala 118

 

21h às 22h30: Movimento LGBTQIA+ e o seu reconhecimento como grupo familiar
Palestrante: psicóloga Mara Regina Local: sala 118

 

DIA 05/11

8h30 às 10h: Sexualidade e saúde pública: notificação compulsória de violência sexual
Palestrante: Dra. Valéria Cristina de A. Brito Local: sala 118

 

10h10 às 11h40: Sexualidade na terceira idade
Palestrante: psicóloga Maria Maura Alves Local: sala 118

 

19h15 às 20h50: Pornografia e falocentrismo
Palestrante: Luisa Miranda Local: sala 130

 

21h às 22h30: Mulher, maternidade e trabalho
Palestrante: Ma. Carolina Brum Local: sala 130

Nova Biblioteca Virtual estará disponível a partir de 1º de novembro



Após meses de desenvolvimento, a partir de 1º de novembro as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional passam a contar com uma nova Biblioteca Virtual (BV), cheia de novidades e melhorias na experiência de navegação.

 

O menu lateral, por exemplo, está mais simples e intuitivo. Também foram incluídas ferramentas para criação de notas, marcação de textos e páginas, além da possibilidade de gerar cartões de estudo e destacar citações para compartilhar com seus colegas.

 

E tem mais: disponibilizamos metas de leitura, recurso no qual você define seus objetivos e a plataforma indica o progresso. Ainda criamos o Expert Reader, uma área com dicas de leitura e reviews de livros.

 

Pensa que acabou? Há a possibilidade de impressão e leitura off-line. E o melhor de tudo é que aumentamos a quantidade de livros disponíveis para essas funcionalidades!

 

Sobre a Biblioteca Virtual

 

A BV é uma multiplataforma que está disponível em versão web e app (Android e IOS), com mais de 8 mil títulos das principais editoras do Brasil. O link para acesso é disponibilizado nas áreas do Aluno e Professor da sua instituição.

 

Em breve teremos mais novidades. Fique ligado!

Oficina de Inovação Acadêmica e Pedagógica UDF



No dia 01 de novembro, a Trilha Empreendedora do UDF vai realizar a Oficina de Inovação Acadêmica e Pedagógica. O evento faz parte da Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação, que começou em outubro e vai até o dia 21/11 com diversas atividades em diferentes áreas do conhecimento.

 

A oficina é gratuita e aberta à comunidade do UDF e professores de escolas públicas do DF. O evento vai acontecer no Conecta UDF (4º andar, edifício Sede – 904/704 sul) e o credenciamento se inicia às 8h30. Confira a programação e se inscreva clicando aqui.

Alunos de Engenharia e Ciências Biológicas realizam visita técnica



Foi realizada mais uma visita técnica do curso de Engenharia Civil com os alunos da disciplina de Saneamento Ambiental I, do 7º período matutino. No dia 23/10, os estudantes foram conhecer a Estação de Tratamento de Água do Descoberto – CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal). A visita aconteceu no dia 23 de outubro e reuniu, ainda, alunos do curso de Ciências Biológicas, que cursam a mesma disciplina.

 

A ETA Descoberto fica na BR-070, km 07, e é responsável por aproximadamente 60% do abastecimento de água tratada do Distrito Federal. O principal objetivo da visita foi a promoção e a integração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática, por meio do acompanhamento do processo de tratamento de água bruta.

 

 

Captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água tratada fazem parte do SAA – Sistema de Abastecimento de Água e foram detalhadamente apresentadas a todos pelo José Ricardo, responsável técnico da unidade, que esteve presente durante em toda a visita.

 

A avaliação da visita foi extremamente proveitosa para todos os participantes da atividade. Os representantes da CAESB demonstraram interesse na realização de parcerias para promoção de estudos e pesquisas ligadas ao saneamento ambiental com todos os envolvidos.

Aluna de Gestão em RH é premiada com artigo sobre o Treina UDF



Aconteceu no dia 17 de outubro a 29ª edição do EncontraRH 2019, com o tema central “A era digital: impacto nas pessoas, no trabalho e nas organizações”. O evento discutiu questões como as competências que o profissional de gestão de pessoas deve desenvolver para esses desafios, como esse contexto impacta a gestão de pessoas dentro das organizações e as tendências para o futuro.

 

Durante o evento ocorreu a revelação do resultado do Prêmio Ser Humano Brasília 2019, que contempla 4 categorias: Acadêmico, Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade. A aluna Yasmin Faria de Alencar Chaves concorreu na categoria Acadêmico com o
o artigo que conta a experiência do @treinaudf, projeto idealizado pela Profa. Ma. Kettyplyn Kamila Sanches Franco no 1º semestre de 2019. Foram 24 workshops que atendeu mais de 1000 pessoas!

 

O projeto da Yasmin, “Case de Metodologia Ativa de Aprendizagem”, foi premiado com o 2º lugar. A aluna do 4º semestre de Gestão em Recursos Humanos falou como foi participar do evento: “Foi muito gratificante pra mim! De tantas coisas que planejei realizar esse ano, o artigo sobre o @treinaudf para ABRH foi e será um dos eventos mais importantes da minha vida!”, comemorou a estudante.

Confira como foi a II Jornada de Sustentação Oral do UDF



No dia 30 de setembro de 2019, aconteceu a II Jornada de Sustentação Oral do UDF no auditório Orlando Teixeira da Costa do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A edição deste ano contou com a participação especial de alunos e professores do UNIPÊ, instituição de João Pessoa/PB, que também integra a Cruzeiro do Sul Educacional. A presença do grupo tornou ainda mais rica o compartilhamento de aprendizagens e troca experiências entre os alunos.

 

A abertura do evento contou com a presença da reitora do UDF, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, do presidente do TST, o ministro João Batista de Brito Pereira, que em seu discurso enfatizou o fato de ser egresso do UDF, dos ministros do TST, dr. Maurício Godinho Delgado, decano do curso de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF e do ministro dr. José Roberto Freire Pimenta, professor do curso de Mestrado e da Graduação em Direito do UDF.

 

A ênfase dos discursos de abertura foi para a importância da integração entre a comunidade acadêmica e o TST e o diferencial que a atividade de sustentação oral proporciona para a formação dos estudantes de Direito. Participaram da atividade simulada, o Ministro Maurício Godinho Delgado e o Ministro José Roberto Freire Pimenta, além dos Professores Coordenadores dos Cursos de Direito do UDF, Professor Doutor Paulo Campanha Santana e Professor Mestre Artur Souto, do UNIPÊ.

 

 

O Ministro Freire Pimenta presidiu a sessão simulada e o destaque ficou por conta da qualidade das sustentações orais. Entre os participantes, os alunos Deypson Gonçalves Carvalho Filho, Marcelo Carneiro Pereira, Francisca Jessyele Sousa dos Reis Oliveira e Ricardo Teixeira do Nascimento foram selecionados para representar o UDF; e os alunos Matheus Lima Moreira de Oliveira e Taynah Lys Medeiros Gomes representaram o UNIPÊ. Todos receberam certificados de participação e honraram as instituições representadas com brilhantismo.

 

Na colocação das sustentações orais, o primeiro lugar ficou com a aluna Francisca Jessyele Sousa dos Reis Oliveira, do sétimo semestre do UDF. Em segundo, a aluna Taynah Lys Medeiros Gomes, do sexto semestre do UNIPÊ. O terceiro colocado foi Ricardo Teixeira do Nascimento, do décimo semestre do UDF.

 

Os professores orientadores foram lembrados pelo papel fundamental na preparação dos alunos, que brilharam em suas atuações. A aluna que ficou em primeira colocada na II Jornada de Sustentação Oral do UDF – TST, recebeu elogios de todos os presentes, servindo de inspiração para os alunos das próximas edições do evento.

Inscrições para o SimRel 2019 já estão abertas!



A crise socioeconômica e política na Venezuela será o tema central do SimRel 2019, projeto de extensão do Núcleo de Simulação Internacional do UDF. Um dos eventos mais aguardados por universitários de diversas instituições de ensino superior vai acontecer nos dias 05, 06 e 07 de dezembro no Auditório do Edifício Sede.

 

No SimRel 2019 – “A Crise na República Bolivariana da Venezuela”, o foro multilateral simulado será o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). Durante as rodadas de negociações, os participantes deverão defender os posicionamentos nacionais, barganhando com outros representantes para que a resolução final para o problema aludido contenha o maior número de interesses de seu país.

 

Esta edição vai contar com 3 atividades: Cerimônia de Abertura, Feira das Nações e Sessões Deliberativas. Na Cerimônia de Encerramento os melhores participantes serão premiados. Quer participar? Tire suas dúvidas:

 

O que é o SimRel?

A Simulação Anual, mais conhecida por SimRel, é um modelo de simulação internacional onde estudantes universitários assumem a posição de diplomatas para negociar os interesses do país que representam. É tudo fictício, mas o exercício é muito relevante para os participantes desde o planejamento: os próprios estudantes montam suas delegações. Os alunos organizadores são quem criam o Guia de Estudos, material revisado e corrigido pelos professores envolvidos na organização do projeto.

 

Como se preparar?

 

Você e sua delegação devem se planejar para simular a prática de diplomacia. Para isso o grupo pode:

 

– Buscar informações junto às embaixadas

– Pesquisar em sites oficiais e documentos públicos

– Acompanhar noticiários ou conteúdos educativos

 

Dentre outras formas de estudos e preparo que você deve discutir com seus colegas de delegação. Lembrando que é tão importante se informar sobre o tema central quanto o exercício de diplomacia para compor seu posicionamento durante as sessões deliberativas.

 

Para se inscrever:

 

Primeiro, confira aqui as regras do SimRel 2019 e forme a sua delegação.

 

Em seguida, realize a inscrição clicando aqui. As inscrições vão até o dia 08/11, portanto, não perca tempo!

 

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.

 

Para ficar ainda mais por dentro do SimRel 2019, confirme sua participação no evento do Facebook e siga o perfil no Instagram, @simrel_udf.

 

O evento é aberto para universitários de qualquer curso universitário e de qualquer instituição de ensino superior. Reúna seus amigos e participe!

Aluna do Direito UDF é premiada no Intercâmbio de Sustentação Oral



No dia 21 de outubro, alunos do Direito das instituições que fazem parte da Cruzeiro do Sul Educacional tiveram uma grande experiência para troca de conhecimentos no Intercâmbio de Sustentação Oral. O evento, realizado em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi organizado pelo UDF e recebeu 18 estudantes de Direito, a partir do 6º semestre. Deborah Morais, aluna do UDF, ficou entre os primeiros colocados!

 

 

Os alunos conheceram as instalações do UDF, visitaram o Senado e realizaram uma sustentação oral na presença do Prof. Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro, ministro do STJ. O Intercâmbio de Sustentação Oral simula uma sessão real em que os estudantes praticam a defesa de peças processuais. Além desta oportunidade única de exercitar o que é aprendido em aula, os alunos podem realizar a troca de experiência entre as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional.

 

A partir desta oportunidade de mostrarem suas habilidades em sustentação oral, os estudantes foram avaliados nos quesitos postura, dicção e carga emocional da apresentação, fundamentação sólida e persuasiva; estrutura da apresentação, concatenação de ideias e coerência do pedido.

 

 

Os três melhores avaliados receberam uma premiação em reconhecimento à performance:

1º lugar – Wesley Vargas, da Cruzeiro do Sul
2º lugar – Ricardo Vieira, do CEUNSP
3º lugar – Deborah Morais, do UDF

 

Parabéns a todos, em especial à nossa representante da casa, Deborah! Certamente essa vivência marcante foi um prêmio para todos os participantes, independentemente da colocação. Confira quem também participou:

 

Felipe Lemos de Carvalho e Francisca Jessyele Sousa dos Reis Oliveira, do UDF
Beatriz Moura Dias e Maria Claudino de Oliveira, do UNIPÊ
Carlos Alberto Paulino Ferreira Filho, do Módulo
César Jan Simonini Raiser Nobre, da FASS
Ricardo Cláudio Vieira Luchesi – Ceunsp
Helyfelys Gomes do Nascimento e Hingriti Leite Paz, da UNICID
Wesley Vargas Rodrigues e Isabela Dórea Santos Lima, da Universidade Cruzeiro do Sul
Isadora Berigo Ferreira e Renato Coelho Junior, da UNIFRAN
Marcílio Batista Machado da Costa, da Cesuca
Vitor Zimermann, da FSG

 

Vale destacar que o evento teve a participação da reitora do UDF, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, e de todos os coordenadores e representantes dos cursos de Direito da Cruzeiro do Sul Educacional.

3º Encontro dos Escritórios de Internacionalização da Cruzeiro do Sul Educacional



Nos dias 30/09 e 1/10, coordenadores dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC – das IES do grupo participaram da I Jornada de Relações Internacionais e do III Encontro de Estudo e Planejamento dos Escritórios de Internacionalização da Cruzeiro do Sul Educacional, no qual os representantes das instituições se reuniram em São Paulo na Universidade Cruzeiro do Sul (campus Anália Franco) e na UNICID Tatuapé, para realizarem trabalhos e definirem ações, no sentido de levarem à diante o processo de mobilidade interna e externa entre as instituições do grupo e universidades parceiras em todo mundo. No primeiro dia, contamos com a presença da sra. Nicole Catherine Capdevielle Echarte, Gerente Santander Universidades e da Sra. Leidiane Silva de Morais, responsável pela plataforma Santander Universidades.

Esse terceiro encontro, teve por objetivo abrir um espaço de discussão, reflexão e intercâmbio de experiências entre os convidados e participantes. A programação contou com a realização de conferências, mesas redondas e apresentações de pesquisas de alunos. O eixo condutor das discussões girou em torno do tema “Expansão do Conhecimento: percursos e novas perspectivas de intercâmbio”.

 

 

O evento foi aberto à participação de professores, pesquisadores, empresas e universidades parceiras do grupo em relações internacionais, além de alunos de graduação e de pós-graduação interessados em divulgar seus trabalhos, sejam de Iniciação Científica ou pesquisas de Mestrado e Doutorado na área.

Também foi a oportunidade de vermos diversos alunos do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, contarem suas experiências como intercambistas, dentre eles a aluna Andreza, do Centro Universitário Módulo, o aluno Heitor Meluso, da universidade Cruzeiro do Sul e os alunos Fernando Lamberti e Giancarlo Rapp, da UNICID. Eles apresentaram as suas experiências nas universidades: Austral de Chile, San Luiz de Potosí e Coimbra. Os alunos foram bolsistas do Programa de Bolsas Santander.

A Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação UDF começou e terá um mês de atrações



Começou no dia 21 de outubro e vai até o dia 21 de novembro a Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação do UDF. Será um mês de duração com uma programação incrível para estimular o pensamento científico dos participantes nas áreas relacionadas. E tem muita opção de conteúdo para você conferir na Jornada dentre os temas de ciências da saúde, humanas, exatas e tecnológicas.

 

O objetivo deste grande projeto é ampliar e consolidar a cultura e o pensamento científico da comunidade acadêmica. O evento também visa promover um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento tecnológico não apenas do UDF, mas do Distrito Federal. O espaço está permitindo, ainda, uma vivência científica e acadêmica essencial para alunos e participantes em geral, estimulando um ambiente ideal para a troca de experiências entre novos e tradicionais grupos de pesquisa de instituições de todo o país.

 

Vamos aos destaques da programação: na área da saúde, teremos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Semana da Radiologia, o I Simpósio de Biomedicina, dentre outros destaques. Em ciências humanas, uma mesa temática vai discutir a Lei Geral de Proteção de Dados, e você vai poder conferir diversas palestras, oficinas e congressos sobre os mais diversos temas.

 

A I Semana Acadêmica das Engenharias vai agitar a troca de experiências sobre engenharia e produção industrial. E para completar esta intensa programação rica em conhecimento temos o Nasa Space, que depois do hackathon Nasa Space Apps Challenge no UDF, vai seguir marcando presença por aqui discutindo o futuro da ciência e da tecnologia. A Jornada da Ciência e Tecnologia tem muitas outras  atrações e você pode acompanhar a programação por aqui (estamos atualizando constantemente, fique de olho!).

 

Para tirar dúvidas sobre como participar das atrações, a organização disponibiliza o e-mail coppe@udf.edu.br / telefone (61) 3704-8877 ou você pode enviar uma mensagem pelo formulário disponível no site do evento.

Alunos do UDF tem artigos premiados em evento no Distrito Federal



No VIII Congresso Cientifico de Administração – Compra, que aconteceu no dia 25/9 em Brasília, os alunos do curso de Administração do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, tiveram dois artigos aceitos, premiado, além de ascenderem como sujeitos ativos no processo de aprendizagem.

 

Neste evento, os alunos participaram com quatro pesquisas cujo os títulos, em ordem alfabética, são:

 

  • A conta não fecha: uma análise dialética entre má gestão e a corrupção na construção e gestão do Estádio Nacional de Brasília – Mané Garricha.

Autoria: Amanda Brigida Rodrigues Carneiro, Allan Felipe dos Anjos Ribeiro, Amanda Beatriz de Jesus Camelo.

 

  • Business Intelligence como Ferramenta de Gestão Estratégica no Pregão de Precificação de Diárias em Hotéis do Distrito Federal: um estudo único de caso.

 

  • Controle Interno da Comunicação Organizacional de uma Imobiliária com seus Clientes e a Receita Federal: um estudo único de caso.

Autoria dos alunos: Célia Regina de S. Carneiro, José Antonio Amorim Lisboa, Maria das Dores P. Barbosa, Wathilla do Vale Oneziano.

 

  • O Impacto no Custo dos Restaurantes a partir da Lei Distrital 5510/2016: um olhar sobre a contribuição da logística reversa.

Autoria: Adenilton Rocha De Jesus, Alisson Fernando Nascimento Barros, Danilo Oliveira Soares

 

Com o tema Inovação Disruptiva e os Rumos da Administração, o evento reuniu estudantes de graduação, pós-graduação, representantes de instituições de ensino superior de todo o Distrito Federal e profissionais de administração.

 

As produções científicas estavam concorrendo a prêmios segmentados em graduação e pós-graduação. Os discentes do UDF só concorreram na categoria graduação-artigo-científico e conquistaram o segundo lugar com a produção científica intitulada Business Intelligence como Ferramenta de Gestão Estratégica no Pregão de Precificação de Diárias em Hotéis do Distrito Federal um estudo único de caso.

 

A coordenação do curso de Administração parabeniza aos discentes e docentes do UDF participantes deste evento.

 

Veja como foi a VII Semana de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e de Interiores



A VII Semana de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e de Interiores do UDF (SEMADI 2019) aconteceu entre os dias 01 e 04 de outubro e abordou o tema “Criação e o Espaço – ressignificação e novas perspectivas”. O evento foi organizado pelos estudantes com a supervisão da Coordenadora Profa. Ma. Ana Carolina Correia Lima Sant´Ana. Foram realizadas diversas atividades complementares aos estudos em sala de aula para ampliar o repertório intelectual e sociocultural dos alunos.

 

 

A participação de alunos, professores, egressos e palestrantes movimentou a SEMADI: foram cerca de 950 participantes. A ideia central foi propor um novo olhar e novas abordagens nas áreas relacionadas ao evento. Não apenas no processo criativo, mas também na reflexão sobre os impactos da produção de arquitetura e design nas esferas social, econômica e ambiental.

 

 

A SEMADI teve como destaque a aluna embaixadora do curso de Design Gráfico Lilian Gutierrez; os alunos embaixadores da Arquitetura e do Urbanismo Luis Paulo Silva dos Reis e Giovanna de Oliveira Monteiro, além da aluna Júlia Maria de Oliveira Compan. Também destacamos as embaixadoras do curso de Design de Interiores Stella Ayako Shimura Namihira e Thamires Diane de Sousa. O corpo docente também foi engajado por meio de palestras, oficinas e visitas técnicas proporcionadas pelos professores Andrea Judice, Marcelo Judice, Marcelo Almeida, Catarina Sombrio, Ricardo Reis Meira e Patrícia Melasso.

 

 

A palestra de abertura foi realizada pelo Arquitetura em Versos, representado pelos engenheiros Leonardo Araújo de Paiva e Paulo Haad A. dos Lagos e pela arquiteta Daniela A. Dino de Castro e Costa. Um total de 107 alunos assistiram à palestra! O diálogo interdisciplinar tratou das questões de mercado de trabalho do design e da arquitetura, apresentou o projeto do Arquitetura em Versos e trouxe alguns parceiros.

Foi o caso do grafiteiro Neewone7, do escritório de design de interiores das arquitetas Mariana Verlangeiro Vieira e Bárbara A. M. de Morais, bem como da empresa de sustentabilidade e energia solar representada por Luan Kristina P. Barbosa e Bruno Rodrigues Martins. O palestrante arquiteto João Eduardo Dantas apresentou a CAP – Central de Aprovação de Projetos, e tratou da importância do papel do arquiteto e urbanista.

 

 

Dessa forma, além de valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido no UDF, a SEMADI contou com a presença de palestrantes externos de outras instituições de ensino em mais de 31 palestras, oficinas e workshops oferecidos, como o presidente da Câmara Brasileira de BIM Me. Alexander Justi. Acreditamos que o evento trouxe aprendizado continuado e interdisciplinar para seus participantes, estimulando a interação entre os alunos dos cursos, e o contato com temáticas atuais, relacionadas ao mercado de trabalho e suas possibilidades de atuação.

UDF celebra Semana do Livro e da Biblioteca com programação especial



Com a proposta de incentivar a prática da leitura e a valorização do seu acervo bibliográfico, o UDF preparou uma programação especial para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro em todo o Brasil.

 

Uma das principais ações do período é a Multa Solidária, campanha responsável por substituir os valores das penalidades aplicadas por atraso, perda ou danificação de livros emprestados pela arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e materiais de limpeza, que serão destinados à Creche da Tia Dadá.

 

A Semana do Livro e da Biblioteca também contará com as seguintes atividades:

 

– Espaço para intervenção dos alunos (quadro negro);
– Troca de livros;
– Biblioteca como espaço democrático e de lazer: jogos interativos – quebra-cabeça, War, dominós, perfil, detetive e outros;
– Medição guiada na segunda (21/10), quarta (23/10) e sexta-feira (25/10), sempre às 12h.

Conheça os cursos estrelados do UDF em 2019 no novo Guia da Faculdade!



O Guia da Faculdade 2019 acaba de divulgar os 15 cursos de graduação presencial estrelados do UDF. Você conhece ou já ouviu falar sobre o Guia da Faculdade? Ao todo, somamos mais de 50 estrelas.

 

Esta é a primeira edição do Guia que avaliou mais de 11 mil cursos presenciais de ensino superior em todo o País. É um novo projeto que surgiu da parceria entre o Jornal O Estado de S. Paulo e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, fechada no final de 2018.

 

O Guia da Faculdade também concedeu ao todo 476 estrelas para 145 cursos das Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, no qual o UDF faz parte, um resultado que reafirma a qualidade, tradição e o compromisso com o ensino.

 

Conheça os nossos cursos 4 ESTRELAS:

 

Administração ★★★★

Arquitetura e Urbanismo ★★★★

Ciências Contábeis ★★★★

Enfermagem ★★★★

Educação Física (Licenciatura) ★★★★

Psicologia ★★★★

 

E agora, os nossos cursos 3 ESTRELAS:

 

Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) ★★★

Ciências Sociais ★★★

Educação Física (Bacharelado) ★★★

Engenharia Civil ★★★

Engenharia Mecânica ★★★

Farmácia ★★★

Relações Internacionais ★★★

Sistemas de Informação (Bacharelado) ★★★

Participe da I Semana Acadêmica das Engenharias do UDF



Que tal ter quatro dias de troca de conhecimentos e debates para uma verdadeira imersão sobre engenharia e produção industrial? Pois reserve a semana de 28 a 31 de outubro de 2019 porque é na I Semana Acadêmica das Engenharias do UDF que você vai estar. O evento vai promover palestras com temas atuais e relevantes sobre as áreas, minicursos, exposições e visitas técnicas por todo o Campus 4R. 

 

Também será um excelente oportunidade para você ver na prática tudo o que tem aprendido na sala de aula! Serão muitos debates sobre aprendizados específicos de ferramentas de desenvolvimento, ou seja, você vai sair do evento muito mais atualizado (a) sobre a sua área. 

 

E tem mais notícia boa: o evento é gratuito e aberto ao público em geral, então, convide os amigos, familiares, colegas de outras instituições, quem você quiser. Os participantes só precisam realizar a inscrição clicando aqui (vagas limitadas) e doar 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento, que será repassado ao Lar Francisco de Assis – DF. A Semana das Engenharias vai acontecer dentro da Jornada de Ciência e Tecnologia do UDF, que tem muito mais atrações para você. Confira a programação completa aqui.