Notícias / Eventos

Evento levanta debate sobre os desafios e benefícios de negócios de impacto pelo Brasil.



O país tem hoje mais de 800 negócios de impacto social, entretanto, poucos empreendedores entendem de fato como funciona o movimento.

 

Com o objetivo de apresentar esses novos modelos e conectar agentes do ecossistema local, o Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em Rede terá sua primeira edição regional em Brasília no dia 2 de outubro, das 8h às 19h, no Espaço Caixa Cultural. O UDF é apoiador institucional do evento.

 

O evento, que já teve três edições em São Paulo (2014, 2016 e 2018), com cerca de 2,3 mil participantes, e em Brasília terá como tema central o “O alinhamento e engajamento da temática em todos os ecossistemas de Brasília”, e explorar o debate sobre como setores tradicionais estão incluindo na agenda os negócios de impacto. Além disso, serão apresentadas iniciativas nacionais e estratégias sobre o tema.

 

Entre os palestrantes convidados estão Sheila Oliveira, da Anprotec; Deise Nicoletto, da Impacto Hub; Fábio Deboni, do Instituto Sabin; Beto Scretas, do ICE; Lucas Maciel, do MDIC (Enimpacto); Gilberto Ribeiro, da VOX Capital; Heloisa Menezes do Sebrae Nacional; Didier Trebucq Diretor do País do PNUD; Alexandre Alves, da Inseed Investimentos; André Araújo, do Porto Digital; Pablo Handl, da Impact Hub; Gustavo Fuga, da 4you2; Matheus Cardoso, da Moradigna e Saulo Porto, da Dado Capital, Emiliano Graziano da BASF, Luiz Gustavo Ferreira CEO da ABDI e outros.

 

Os negócios de impacto social tem movimentado cerca de US$ 60 bilhões em nível global e foi registrado um aumento de 7% ao ano, segundo a Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), uma rede de empreendedores de países em desenvolvimento.

 

Entenda mais… 

 

O objetivo dos projetos é gerar lucro e melhorar a qualidade de vida da população. Países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos necessitam desses investimentos atuando de forma paralela com o governo.

 

No Brasil, investidores encontram inúmeros desafios de educação, geração de renda, inclusão digital, alimentação, saúde, sustentabilidade e, muitos outros, que podem ter uma solução a partir desses negócios de impacto. Mas, além disso, o empreendedor precisa ter uma visão clara de que o projeto demanda foco, atratividade para investidores e rentabilidade, assim como qualquer outro negócio.

 

A maioria das pessoas que querem empreender com propósito, muitas vezes, não sabe por onde começar ou mesmo como pedir apoio para tornar seu projeto real. E este também será um dos temas de debate do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em Rede, que mostrará a maturidade desse tipo de negócio no Brasil, como estamos lidando com eles (Enimpacto) e como estamos em relação a outros países.

 

A edição regional chega, então, com o propósito de, além de disseminar o conhecimento sobre o empreendedorismo de impacto, conectar agentes do ecossistema local, incentivar esse ecossistema, dando recomendações e fazendo provocações; e por fim, apresentar modelos de negócios para engajar esse grupo, formado por investidores, empreendedores, gestores públicos, acadêmicos, aceleradoras, incubadoras, estudantes e líderes de grandes empresas.

 

O Fórum terá, paralelamente, uma exposição de protótipos de negócios de impacto; três rodas de conversa com empreendedores e uma roda de conversa acadêmica sobre metodologias de impacto. O evento acontece no Espaço Caixa Cultural em Brasília.

 

Faça a sua inscrição no evento. Clique aqui.

 

Quer saber mais sobre o evento? Acesse aqui.

 

 

 

 

UDF abre processo seletivo para contratação de novos docentes



O Centro Universitário do Distrito Federal – UDF abriu o processo seletivo para contratação de novos docentes. Confira os cursos que estão com vagas abertas para docentes:

 

Curso de Farmácia.

>>Clique aqui e confira as vagas disponíveis e as disciplinas correspondentes.

 

Os interessados em concorrer às vagas ofertadas deverão cumprir os seguintes pré-requisitos: ter cursado graduação em Farmácia; ter mestrado ou doutorado concluído ou em andamento; possuir experiência na área; ter interesse em atuação na Pesquisa e na Extensão.

 

Inscrições

Para se inscrever e participar do processo seletivo, o docente deverá enviar um e-mail para a coordenadoria do respectivo curso (conforme Anexo I), com a Ficha de Inscrição (Anexo II) devidamente preenchida e o Currículo Lattes atualizado nos últimos 3 (três) meses (formato PDF). O prazo para a inscrição será de 18 a 28/01/2019.

O Processo Seletivo Interno e Externo de Docentes – 2019.1 será composto por três fases: análise do curriculum lattes, avaliação didático-pedagógica e entrevista.

 

>>Clique aqui para acessar o edital.

>>Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Querendo aprender um novo idioma? A gente te ajuda!



Muito mais que um diferencial, falar um segundo idioma tem sido essencial na hora de conquistar um lugar no mercado de trabalho. Aprender uma nova língua não é nenhum bicho de sete cabeças, nós te prometemos! Aliás, mais do que prometer, temos o que você precisa para dar o próximo passo nesse propósito.

Então, para você que tem vontade de ganhar o mundo e se comunicar com pessoas de outros países, preparamos um e-book sobre os cursos de idiomas da Cruzeiro do Sul Virtual.

 

>>Saiba mais, clique aqui!

Ciências Econômicas: saiba mais sobre o novo curso do UDF!



Finanças, empreendedorismo, previsões econômicas, cálculos, planejamento: essas são algumas das palavras que fazem parte do dia a dia do profissional formado em Ciências Econômicas.

 

Se pararmos para pensar bem, a economia está presente em diversos momentos da nossa vida. Nossos consumos diários — âmbito microeconômico — refletem nos locais que vendem esses produtos — âmbito mesoeconômico — mantendo ativo um setor que movimenta bilhões por ano no País — âmbito macroeconômico.

 

Assim, o economista trabalhará com os fenômenos relacionados à produção e consumo desses bens e serviços, viabilizando a melhor distribuição dos recursos financeiros de uma determinada empresa; fazendo previsões econômicas; participando de planejamentos estratégicos; em pesquisa, fazendo o levantamento de variação de preços, indicadores econômicos e outras informações; elaborando perspectivas macro e microeconômicas.

 

O mercado de trabalho para o economista é bem amplo, incluindo empresas no setor público e privado, de todos os portes e em diversos setores, além do exercício acadêmico.

 

E o melhor?
Agora você pode fazer o curso de Ciências Econômicas aqui no UDF:

>>Faça a sua inscrição clicando aqui!<<

UDF oferece licenciatura em Letras – Português e Inglês!



Você acredita no poder transformador da educação?
Então, um curso de licenciatura pode ser a opção que procura!

 

E se você é apaixonado (a) pela leitura, produção e interpretação de textos, então irá adorar a novidade do UDF: licenciatura em Letras – Português e Inglês!

 

Ao optar por essa licenciatura, você estudará diversos aspectos da linguagem, como gramática, história da língua, crítica literária e estilística, até os autores clássicos e contemporâneos, mestres da prosa e da poesia.

 

Além das salas de aula, com a sua graduação em Letras, poderá atuar, também, como roteirista de cinema, TV e teatro; revisor de texto; escritor e analista de livros didáticos e paradidáticos, produtor de material pedagógico e conteúdo para softwares aplicados à educação; tradutor; analista em agências de viagem e no setor hoteleiro e de turismo.

 

Gostou? Então, faça a sua inscrição:
>>INSCREVA-SE JÁ!<<

Aluno(a), confira a data da volta às aulas ;)



Preparado(a) para voltar aos estudos aqui no UDF?

Então, confira as datas de início do semestre letivo para calouros e veteranos dos cursos de graduação presencial:

 

Veteranos: 04/02

Calouros: 20/02

 

Desejamos que você tenha um ótimo semestre!

 

Recado importante para alunos FIES



Aluno, agora a carta de reconsideração por nota do FIES é realizada direto na Área do Aluno. Basta seguir as instruções abaixo:

• Entre na sua Área do Aluno –> Serviços –> CAA On-line –> Crédito –> Fies –> Reconsideração por Nota –> imprimir a carta –> preencher –> anexar no mesmo processo –> enviar.

Feito este processo, é só aguardar o retorno na própria Área do Aluno.
Não esqueça de acompanhar as respostas lendo-as até o final.

Novo curso do UDF: Moda. Saiba mais!



Quando falamos de moda, estamos nos referindo, entre outras coisas, aos vestuários que marcaram culturalmente e socialmente uma determinada época.

 

Por isso, em um curso de Moda, como a nova graduação que o UDF está oferecendo, você estudará a história das roupas através dos tempos, entendendo como alguns padrões de cor, silhueta, caimento e textura ajudam a explicar um período.

 

Com a nossa grade curricular, aprenderá a decifrar o que será tendência no mercado, trabalhando áreas como estilismo, modelagem, negócios e produção, figurinismo, consultoria, coordenação de coleções de lojas, design têxtil e produção de moda.

 

E, para se destacar na graduação e no mercado de trabalho, olha só as nossas dicas:

 

o Seja interessado (a): preste atenção nas tendências lançadas pelo mercado de moda e nas inovações tecnológicas dos produtos.
o Seja criativo (a): direcione o seu olhar para tudo o que não é comum — quebre paradigmas!
o Participe de todas as oportunidades que o curso oferece.
o Estagie: é uma excelente forma de ingressar no mercado de trabalho e montar seu networking.
o Saiba trabalhar em equipe: essa é uma área que pede que seus profissionais tenham um ótimo relacionamento interpessoal.
o Seja ético (a): não julgue pela aparência.
o Seja um (a) bom (a) gestor (a): é importante saber oferecer seu produto no mercado.
o Seja você mesmo: não copie os outros, nesse ramo se destaca a moda criativa e autoral.

 

Gostou? Então, inscreva-se em nosso Processo Seletivo e venha estudar com a gente:
>>CLIQUE AQUI!<<

UDF está com inscrições abertas para especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Seguridade Social



O UDF e a Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Enamatra, órgão de docência da Anamatra, em parceria, realizarão a especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Seguridade Social.

 

A especialização é destinada aos bacharéis em Direito, advogados trabalhistas, auditores fiscais do trabalho, engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, médicos do trabalho e demais profissionais ligados à área trabalhista.

 

Certificados da especialização serão emitidos pelo UDF.

 

Saiba mais:

Inscrições: até 01/03. Faça a sua inscrição clicando aqui!

Matrícula: até 8/3, na secretaria de pós-graduação do UDF.

Início: 15/03, com aula magna de abertura com o ministro Maurício Godinho Delgado (Tribunal Superior do Trabalho).

Dia e horário das aulas: sextas-feiras, das 19h às 22h20; sábados, das 8h às 12h20 e das 13h30 às 18h50.

Local: Centro Universitário do Distrito Federal – UDF – SEP/Sul EQ 704/904, conj. A, Brasília/DF.

Investimento: taxa de inscrição de R$ 50,00 + 14 parcelas de R$ 450,00 (alunos egressos do UDF terão 10% de desconto no valor da mensalidade).

 

Para mais informações, clique aqui ou entre em contato com o coordenador administrativo do curso, Marco Aurélio Treviso, pelo whatsapp (61) 98121-3165.

UDF abre processo seletivo para novos docentes



O UDF está promovendo o processo seletivo com o objetivo de contratar os novos docentes. Confira os cursos que estão com vagas abertas para docentes:

 

 

Docentes para o curso de Publicidade e Propaganda.

 

>>Clique aqui e confira as vagas disponíveis e as disciplinas correspondentes.

 

O Processo Seletivo Interno e Externo de Docentes – 2019/1 será composto pelas fases: análise do curriculum lattes, avaliação didático-pedagógica e entrevista. As inscrições deverão ser realizadas até 24/01//19.

>>Clique aqui para acessar o edital.

>>Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

 

 

UDF conquista novas estrelas no Guia do Estudante!



12 cursos de graduação do UDF receberam 40 estrelas na avaliação realizada pelo Guia do Estudante da Editora Abril (GE) 2018. Os destaques foram para os bacharelados em Psicologia com 5 estrelas e em Administração e Direito com 4 estrelas cada um.

 

Foram ao todo 371 estrelas para 116 cursos das Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, da qual o UDF faz parte. A avaliação positiva é o reconhecimento da dedicação, do compromisso e da qualidade do nosso corpo acadêmico.

 

Veja abaixo a classificação de estrelas para cada curso:

Administração (Bacharelado): 4
Ciências Biológicas (Bacharelado): 3
Ciências Biológicas (Licenciatura): 3
Ciências Contábeis (Bacharelado): 3
Ciência Política (Bacharelado): 3
Direito (Bacharelado): 4
Educação Física (Bacharelado): 3
Educação Física (Licenciatura): 3
Enfermagem (Bacharelado): 3
Farmácia (Bacharelado): 3
Psicologia (Bacharelado): 5
Sistemas de Informação: 3

 

 

Faça parte desta constelação. Inscreva-se no Processo Seletivo e garanta sua vaga para estudar conosco em 2019.

>>Inscreva-se!<<

Horário de funcionamento do UDF nas férias de dez/2018 – jan/2019



O UDF estará fechado de 21/12/18 a 01/01/19, retornando às atividades normais a partir de 02/01/19. Confira os horários de atendimento dos setores da instituição no período de férias (de 2 a 23/01). Lembrando que nesse período o expediente do UDF será das 9h às 21h.

 

Tesouraria
De segunda a sexta, das 09h às 19h. Sem expediente aos sábados.

 

Secretaria de Pós-Graduação
De 02/01 a 11/01, das 12h às 21h; de 14/01 a 23/01, das 9h às 21h. Sem expediente aos sábados.

 

Coordenação dos Núcleos de Praticas Jurídicas
De segunda a sexta, das 09h às 21h. Sem expediente aos sábados.

 

Núcleos de Práticas Jurídicas
De 02/01 a 09/01, das 13h30 às 17h30; de 10/01 a 23/01, das 9h às 18h.

 

Secretaria do Mestrado em Direito
De 02/01 a 23/01, das 13h às 19h. Sem expediente aos sábados.

 

Secretaria Acadêmica
De segunda a sexta, das 09h às 21h. Sem expediente aos sábados.

 

CAA
De segunda a sexta, das 09h às 21h. Aos sábados das 10h às 14h.

Gastronomia em alta: conheça o novo curso do UDF!



Impulsionada por programas de televisão e pela valorização dos consumidores em comer bem, a figura do chefe de cozinha ganhou espaço nos últimos anos. Se você gosta de se aventurar na cozinha, misturar ingredientes, testar receitas, a gastronomia é seu caminho.

Mas, ao iniciar uma graduação nessa área, os estudos farão você perceber que a conquista do tão sonhado avental exige determinação e força de vontade!

 

O PROFISSIONAL E O MERCADO DE TRABALHO

Com um mercado bastante concorrido e buscando atrair clientes de diversos perfis, os restaurantes têm apostado na contratação de chefs de cozinha como estratégia. Embora não seja obrigatório, a presença do profissional é importante na hora de elaborar novos pratos, montar cardápios atrativos e que podem ser diferenciais para conquistar novos clientes.

Além de ser um chef de cozinha, o estudante de Gastronomia pode também ser um chef pâtissier, especialistas em confeitaria e panificação. Ou então personal chef, que trabalha como um chef de cozinha em residências particulares. Pode atuar com consultoria, prestando assessoria para estabelecimentos que pretendem abrir ou que já estão em atividade.

Além disso, o profissional poderá seguir na segurança alimentar. Poderá atuar fiscalizando cozinhas industriais e conferindo se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas pelo estabelecimento.

 

O QUE SE ESTUDA EM GASTRONOMIA

Gastronomia é uma graduação com duração média de quatro semestres. É um curso que aborda questões de higiene e legislação dos alimentos, especificidades das cozinhas de outras localidades e as operações de um restaurante, como panificação e confeitaria.

Nutrição, Harmonização, Planejamento de Cardápio, Turismo e Hospitalidade também estão entre os assuntos abordados no decorrer do curso.

 

Gostou? Quer saber mais? 

Então, conheça o curso de Gastronomia do UDF e faça a sua inscrição clicando aqui!

Horário de funcionamento da CAA em 19/12



No dia 19/12, das 13h30 às 15h30, a Central de Atendimento ao Aluno não realizará atendimento ao público para execução de procedimentos internos.

Você sabe qual é a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu?



Ao terminarem a graduação — ou mesmo depois de algum tempo — muitos estudantes manifestam a vontade de prosseguir com os estudos. No Brasil, existem duas modalidades de pós-graduação regulamentadas.

 

Tão importante quanto à escolha da instituição de ensino, porém, é entender a diferença entre Lato e Stricto Sensu. Para tomar essa decisão, o profissional deve considerar quais são as suas motivações para se matricular em um curso.

 

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

A pós-graduação Lato Sensu contempla os cursos de especialização, incluindo os chamados MBA (Master Business Administration) — com programas focados na área de administração — e as residências, praticadas por médicos e veterinários.

 

Essa modalidade é ideal para quem precisa atualizar seus conhecimentos por conta de uma exigência profissional, como parte de uma estratégia em busca de melhores oportunidades em um mercado tão concorrido.

 

Estão aptos a se matricular em uma pós Lato Sensu todos os candidatos que possuem um diploma de graduação, desde que sejam obedecidos os critérios estabelecidos pela instituição de ensino.

 

Com duração mínima de 360 horas, os cursos podem ser ministrados presencialmente ou a distância. Como exame final, o aluno deve apresentar uma monografia ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mediante a integralização dos créditos, o concluinte recebe um certificado.

 

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Já a pós-graduação Stricto Sensu é voltada para os profissionais que desejam seguir carreira na área acadêmica, lecionando em instituições de ensino superior ou se dedicando à prática de pesquisa.

 

Integram essa modalidade os programas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Em comum, no ato da conclusão dos cursos, o aluno recebe um diploma e passa a ser designado por um título acadêmico — Mestre e Doutor, respectivamente.

 

Para quem deseja atuar em faculdades e universidades o mestrado é, via de regra, o primeiro passo após a graduação. Costuma-se exigir a fluência em uma segunda língua, e, para obter a aprovação, o aluno deve apresentar uma dissertação, que recapitule as bases do estudo desenvolvido e reitere a relevância dos resultados.

 

No Doutorado, por sua vez, a pesquisa deve ser ainda mais aprofundada e prezar pelo ineditismo, o que justifica a maior duração deste curso. Concluído esse levantamento, o postulante defende uma tese, apresentando determinado tema sob uma perspectiva ainda não abordada.

 

POR QUE É TÃO IMPORTANTE DIFERENCIAR LATO E STRICTO SENSU?

Conhecer as diretrizes que regem, bem como as características específicas, dos cursos de Lato e Stricto Sensu é essencial para que o profissional escolha a modalidade mais adequada ao seu perfil e aos seus objetivos profissionais.

 

Independente de qual seja a sua decisão, o fato é que, há muito tempo, a graduação deixou de ser o “ponto final” da trajetória acadêmica. Em um mercado caracterizado pela extrema concorrência, as organizações exigem trabalhadores cada vez mais qualificados.

 

Nesse contexto, ter uma pós-graduação no currículo é uma prova de que o profissional preocupa-se em manter seus conhecimentos atualizados, o que pode lhe render melhores oportunidades e uma posição de destaque em meio a tantos outros candidatos, que podem, inclusive, estar de olho na vaga que você ocupa.

 

>>Conheça os nossos cursos de Lato Sensu e Stricto Sensu.

UDF recebe I Encontro de Formação Docente do UDF



No dia 11/12, a instituição recebeu o I Encontro de Formação Docente, evento com o objetivo de destacar a importância e as vivências dos Programas de Residência Pedagógica e do PIBID, realizados pelo UDF em parceria com a CAPES.

 

Estiveram presentes os professores que integram os programas de Residência Pedagógica e PIBID do UDF, bem como os docentes dos cursos de Pedagogia e Educação Física; também participaram os diretores das escolas-campo envolvidas; os professores preceptores e supervisores; a Sra. Maria Aparecida Serpa Franca, representando o Secretário de Educação do DF, e a Sra. Rose Cleide Mendes Monteiro, representando a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

 

A Reitora do UDF, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, em sua participação, narrou aos participantes um pouco de sua trajetória desde o início de sua formação como professora.

 

 

O Prof. Dr. Célio da Cunha, reconhecido por seu trabalho na área educacional, discorreu sobre a trajetória e as dificuldades de implementação dos Programas de Residência Pedagógica e PIBID, a importância da experiência que os alunos ganham participando dos programas e o que esperar dos profissionais que passam por essa vivência.

 

Ao final do evento, houve um momento cultural com exibição de vídeos, nos quais os alunos puderam falar sobre suas percepções das realidades vivenciadas e suas expectativas como futuros profissionais da educação. Após a exibição, houve uma cantata de natal produzida pela docente de Pedagogia do UDF, Profa. Clarissa Moreira Barros, e apresentada por alunos deficientes visuais do CEEDV (Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais/DF).

 

 

Com toda certeza foi uma oportunidade ímpar para troca de aprendizagens entre os estudantes, as escolas-campo, professores preceptores e supervisores e a coordenação institucional dos programas do UDF.

Professor do UDF é convidado para ser paraninfo em turma de formandos



Mais uma vez, o Prof. Deypson Carvalho, Coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UDF, foi convidado pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, Adriano Marrocos, para ser o paraninfo da turma que recebeu em 29 novembro, a carteira para exercício da profissão.

 

Durante o evento, o professor discursou para os novos contabilistas, dizendo que escolher fazer Ciências Contábeis foi decisivo para sua vida profissional e que se pudesse voltar no tempo, escolheria a mesma profissão.

 

No discurso, foi enfático ao dizer que a profissão contábil não irá acabar e o que vem acontecendo é que, assim como outras profissões, a atividade exercida pelos Contabilistas passa por um processo de adaptação de suas rotinas diante das avançadas tecnologias hoje existentes. O que a seu ver, não significa que profissionais como o Contador, Médico ou Advogado entre outros, terão suas atividades extintas. Isso porque, de acordo com o professor Deypson, somos nós a parte inteligente que automatiza os processos e não o contrário.

 

Veja fotos do evento:

Alunos do UDF lançam livro em Homenagem ao Professor Maurício Godinho Delgado



Dia 06 de dezembro aconteceu no UDF, o lançamento do livro: Direito do Trabalho e Estado Democrático de Direito: Homenagem ao Professor Maurício Godinho Delgado.

 

O Prof. Dr. Mauricio Godinho Delgado é doutor em Filosofia do Direito pela UFMG (1994), mestre em Ciência Política pela UFMG (1980), bacharel em Direito pela UFJF (1975) e hoje, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília-DF, além de professor titular do UDF.

 

O livro foi organizado pelos alunos Raphael Miziara; Carolina Silva Silvino Assunção e Antonio Capuzzi , sendo os autores todos professores e alunos do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF.

 

O evento contou com a presença da Reitora, Profa. Dra. Beatriz, o Coordenador do Mestrado, Prof. Dr. Ricardo Macedo de Britto Pereira, e de nosso ilustre egresso, Ministro João Batista Brito Pereira, Presidente do TST, além de outros Ministros, Professores e alunos que prestigiaram o homenageado.

 

O lançamento consagrou em 2018, os 50 anos de tradição e excelência do curso de Direito do UDF.

 

Veja fotos do evento:

 

Professor do UDF esclarece dúvidas sobre o eSocial



Todo ano os empregadores domésticos têm guias de contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas por meio do eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. O eSocial foi criado pelo Governo Federal e passou a substituir a entrega de formulários e declarações com o objetivo de reduzir burocracias.

 

Mas apesar de ter sido criado há algum tempo, o e-Social ainda gera muitas dúvidas. Para esclarecer todas elas, o Prof. Deypson Carvalho, Coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UDF, deu uma entrevista à Rádio Nacional e explicou como funciona a obrigação fiscal e o serviço de orientação gratuita oferecido pelo NAF.

 

Para saber mais sobre o assunto, ouça a entrevista do professor na Rádio Nacional aqui.

 

Quer saber mais sobre o atendimento realizado pelo NAF? Leia a matéria publicada aqui no nosso site.

Qual o seu talento? O UDF quer saber!



Música, teatro, dança e artes visuais: participe da Chamada Cultural do UDF e compartilhe sua arte com toda a comunidade acadêmica Se você desenha superbem, tem uma banda, um grupo teatral ou de dança, entre outras manifestações artísticas, agarre essa oportunidade preenchendo o nosso formulário: é só clicar aqui.

 

Seu material ficará registrado em nosso banco de talentos e, no decorrer do ano, você poderá ser chamado para se apresentar aqui na instituição. Participe!

Fisioterapia: saiba tudo sobre o curso e a profissão!



Prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios relacionados ao movimento humano: essa é a função do fisioterapeuta, importante profissional da área da saúde.

 

E se você sempre sonhou em seguir essa carreira, temos uma novidade: Fisioterapia é um dos mais novos cursos do UDF!

 

Saiba mais sobre a profissão

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes – esse é o objetivo do fisioterapeuta, que utiliza de sua expertise na prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios ligados ao movimento humano.

 

Regulamentada desde 1969, para atuar como fisioterapeuta é necessária formação superior em Fisioterapia e registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). A área conta com mais de 33 especialidades, como  Fisioterapia em Acupuntura, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Dermatofuncional, entre outras.

 

Mercado de Trabalho

Hoje em dia, a Fisioterapia possui um lugar de destaque entre as profissões na área da saúde.  Há uma vasta área de atuação, permitindo que o profissional possa trabalhar em diversas instituições como consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, academias, hospitais, clubes e laboratórios.

 

É importante falar que o trabalho do fisioterapeuta influencia diretamente a vida de outras pessoas, ou seja, é muita responsabilidade!

 

Quer saber mais sobre o curso aqui no UDF?

>>CLIQUE AQUI!<<

UDF lança livro sobre os 30 anos da Constituição



Em 06 de dezembro o UDF lançou o livro sobre os 30 Anos da Constituição Federal de 1988. Uma obra coletiva feita com a participação dos professores de graduação e do Mestrado em Direito da instituição.

 

A cerimônia de lançamento contou com a presença da Reitora do UDF, Profa. Doutora Beatriz Maria Eckert-Hoff, do Ministro Maurício Godinho, do TST, da Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes (TST), do Coordenador e da Vice-Coordenadora do Curso de Direito do UDF, com o Prof. Mestre Paulo Campanha e Profa. Doutora Cecília Lemos, e, do Coordenador do Projeto 30 Anos de Constituição, Prof. Mestre João Carlos Souto, além de vários professores e colaboradores do UDF.

 

A Profa. Beatriz ressaltou o “orgulho de todos no ano em que o Curso de Direito completa 50 anos” bem como da alegria do Grupo Cruzeiro do Sul em apoiar a publicação do livro “30 anos da Constituição de República: análises contemporâneas e necessárias – uma homenagem dos 50 anos do curso de Direito do UDF”.

 

O livro resume a importância da Constituição para a estabilidade política e institucional do país, ressaltando ainda, a honra em receber no UDF os “irmãos da CESUCA, da Região de Porto Alegre”, na pessoa do Diretor, Prof. Ricardo e do Coordenador do Curso de Odontologia, Professor Gabriel.

 

Ao discursar durante o evento, o Ministro Godinho enfatizou a importância da inciativa em comemorar os 30 anos, considerando o significado da Constituição para toda sociedade brasileira. Discursaram ainda o Prof. Paulo Campanha, a Profa. Cecília e o Prof. de Direito Constitucional João Carlos Souto, que lembrou logo que apresentou o Projeto de Comemoração dos 30 Anos da Constituição, recebeu apoio incondicional do Grupo Cruzeiro do Sul. Lembrou ainda do entusiasmo da Reitora Beatriz Eckert-Hoff e da forma como ela abraçou projeto. Fez questão de frisar, inclusive, que “poderíamos chamá-la de Isabel I de Castela, a rainha de Espanha que reformou o Estado espanhol e apoiou a primeira grande navegação que resultou no Descobrimento da América, por Cristóvão Colombo, em 1492”. O Professor Souto lembrou também, que assim como a monarca espanhola a Professora Beatriz “é uma entusiasta das boas ideias, como a do Projeto dos 30 Anos de Constituição”, além de outros em curso ou já implementados.

 

No encerramento da solenidade, a Reitora agradeceu a presença de todos, informando que em 2019, ainda durante as comemorações dos 30 anos da Constituição Federal, será construída a “Calçada da Constituição”, projeto apresentado pelo Professor João Souto.

 

Em seguida serviram um coquetel e os coautores da obra (coordenada pelo Professor Paulo Campanha e pela Professora Cecília Lemos) posaram para uma fotografia.

 

Veja fotos do evento:

 

 

Notícia Rematrícula 2019: fique atento (a) ao prazo!



Começou hoje, 11/12, o período de Rematrícula*, procedimento acadêmico da instituição que reitera o seu vínculo estudantil, garantindo a continuidade dos seus estudos no próximo semestre.

A rematrícula é feita on-line e diretamente em sua Área do Aluno. Lembrando que somente os alunos aprovados academicamente, sem documentação pendente e sem mensalidades em aberto podem fazer a Rematrícula.

 

No site passos.cruzeirodosuleducacional.edu.br você encontrará cada uma das etapas necessárias para concretizar o processo

 

E aí, preparado (a)?

Clique aqui e garanta a sua vaga!

O UDF agora é um posto oficial da Estação Meta Reciclagem



O UDF informa com alegria que agora é um posto de coleta oficial da Estação Meta Reciclagem.

Todo o lixo eletrônico dos estudantes, professores e colaboradores agora podem ser facilmente descartados nas caixas específicas que estarão espalhadas nos dois campi para serem direcionados às ações sociais da Meta Reciclagem, como o Programando o Futuro.

Em 2019 a Estação Meta Reciclagem oferecerá palestras e oficinas sobre reciclagem e empreendedorismo social para nossa comunidade, bem como a visita de sua estação móvel de reciclagem.

Compartilhem com professores e alunos a novidade de fim de ano!

Veja fotos do posto de coleta:

 

 

Horário de funcionamento do UDF em 14/12



Marque na agenda: no dia 14/12, todos os setores do UDF irão funcionar das 8h às 15h.

Alunos de Engenharia Civil do UDF fazem visita técnica a Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Descoberto



No dia 28 de novembro, os alunos do de Engenharia Civil da disciplina de Saneamento Ambiental I, orientados pelo Prof. Me. Sandro Pedrotti Acosta fizeram uma visita técnica a Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Descoberto em Ceilândia no DF.

Durante a visita os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, participando de toda a verificação do processo para o tratamento de esgoto.  Participaram de toda as etapas, desde a entrada de água bruta, calha Parshall para controle de vazão, ressalto hidráulico, coagulação, floculação, filtração, polimento final como, cloração, correção de Ph, fluoretação, até a reservação e distribuição de água tratada.

Ainda puderam ver como é feito a obtenção de lodo residual (centrifugação) e descarte do lodo.

Veja fotos do evento: