Notícias / Eventos

Evento levanta debate sobre os desafios e benefícios de negócios de impacto pelo Brasil.



O país tem hoje mais de 800 negócios de impacto social, entretanto, poucos empreendedores entendem de fato como funciona o movimento.

 

Com o objetivo de apresentar esses novos modelos e conectar agentes do ecossistema local, o Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em Rede terá sua primeira edição regional em Brasília no dia 2 de outubro, das 8h às 19h, no Espaço Caixa Cultural. O UDF é apoiador institucional do evento.

 

O evento, que já teve três edições em São Paulo (2014, 2016 e 2018), com cerca de 2,3 mil participantes, e em Brasília terá como tema central o “O alinhamento e engajamento da temática em todos os ecossistemas de Brasília”, e explorar o debate sobre como setores tradicionais estão incluindo na agenda os negócios de impacto. Além disso, serão apresentadas iniciativas nacionais e estratégias sobre o tema.

 

Entre os palestrantes convidados estão Sheila Oliveira, da Anprotec; Deise Nicoletto, da Impacto Hub; Fábio Deboni, do Instituto Sabin; Beto Scretas, do ICE; Lucas Maciel, do MDIC (Enimpacto); Gilberto Ribeiro, da VOX Capital; Heloisa Menezes do Sebrae Nacional; Didier Trebucq Diretor do País do PNUD; Alexandre Alves, da Inseed Investimentos; André Araújo, do Porto Digital; Pablo Handl, da Impact Hub; Gustavo Fuga, da 4you2; Matheus Cardoso, da Moradigna e Saulo Porto, da Dado Capital, Emiliano Graziano da BASF, Luiz Gustavo Ferreira CEO da ABDI e outros.

 

Os negócios de impacto social tem movimentado cerca de US$ 60 bilhões em nível global e foi registrado um aumento de 7% ao ano, segundo a Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), uma rede de empreendedores de países em desenvolvimento.

 

Entenda mais… 

 

O objetivo dos projetos é gerar lucro e melhorar a qualidade de vida da população. Países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos necessitam desses investimentos atuando de forma paralela com o governo.

 

No Brasil, investidores encontram inúmeros desafios de educação, geração de renda, inclusão digital, alimentação, saúde, sustentabilidade e, muitos outros, que podem ter uma solução a partir desses negócios de impacto. Mas, além disso, o empreendedor precisa ter uma visão clara de que o projeto demanda foco, atratividade para investidores e rentabilidade, assim como qualquer outro negócio.

 

A maioria das pessoas que querem empreender com propósito, muitas vezes, não sabe por onde começar ou mesmo como pedir apoio para tornar seu projeto real. E este também será um dos temas de debate do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em Rede, que mostrará a maturidade desse tipo de negócio no Brasil, como estamos lidando com eles (Enimpacto) e como estamos em relação a outros países.

 

A edição regional chega, então, com o propósito de, além de disseminar o conhecimento sobre o empreendedorismo de impacto, conectar agentes do ecossistema local, incentivar esse ecossistema, dando recomendações e fazendo provocações; e por fim, apresentar modelos de negócios para engajar esse grupo, formado por investidores, empreendedores, gestores públicos, acadêmicos, aceleradoras, incubadoras, estudantes e líderes de grandes empresas.

 

O Fórum terá, paralelamente, uma exposição de protótipos de negócios de impacto; três rodas de conversa com empreendedores e uma roda de conversa acadêmica sobre metodologias de impacto. O evento acontece no Espaço Caixa Cultural em Brasília.

 

Faça a sua inscrição no evento. Clique aqui.

 

Quer saber mais sobre o evento? Acesse aqui.

 

 

 

 

Aprovados da Lista de Espera - ProUni 1º semestre 2019



Consulte abaixo a lista de aprovados, por campus, para o ProUni – 1º semestre de 2019 – Lista de Espera.

Os candidatos aprovados devem fazer a matrícula de 19/03 a 22/03/2019, nos locais abaixo, das 9h às 18h. Informamos que não haverá expediente aos sábados.

Graduação presencial: matrícula na Central de Atendimento ao Aluno – CAA do campus em que foi aprovado. Confira a lista de aprovados aqui.

 

BOLSISTA PROUNI 100%: fica dispensado o candidato de realizar o pagamento do boleto, devendo somente aceitar os termos do contrato;

BOLSISTA PROUNI 50%: deverá realizar o pagamento de 50% do valor da mensalidade.

 

Obs.: Caso seu nome não esteja na lista de aprovados, por favor, contatar o setor de Financiamento Educativo.

 

Documentos exigidos para a realização da matrícula presencial, que devem ser entregues no campus/polo:

  • • 2 (duas) cópias simples e original do documento oficial de identidade – RG ou RNE (imprescindível para a matrícula);
  • • 2 (duas) cópias simples e original do CPF (imprescindível para a matrícula);
  • • 1 (uma) cópia simples e original do comprovante de residência recente (60 dias) (imprescindível para a matrícula);
  • • 2 (duas) cópias simples e original da certidão de nascimento ou casamento (imprescindível para a matrícula);
  • • 2 (duas) cópias simples e originais do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2° Grau), ou equivalente, segundo a legislação vigente (imprescindível para a matrícula). Caso o aluno ainda não possua esses documentos, terá que apresentar, necessariamente, a declaração de conclusão ou de que está cursando a 3ª série do Ensino Médio ou equivalente. Histórico e Certificados de Conclusão do Ensino Médio, realizados na modalidade de Suplência (Supletivo) Deverão conter “visto confere” da Diretoria de Ensino, assinado pelo responsável da Diretoria de Ensino, com firma reconhecida, ou vir acompanhados de cópia da lauda de concluintes publicada do Diário Oficial do Estado (DOE) (imprescindível para a matrícula).
  • • Comprovante do pagamento da 1ª parcela da semestralidade, nos casos de bolsa parcial.

 

Atenção, candidato menor de 18 anos é imprescindível a presença e a entrega dos seguintes documentos do responsável:

  • • 1 (uma) cópia simples e original do documento oficial de identidade – RG ou RNE (imprescindível para a matrícula);
  • • 1 (uma) cópia simples e original do CPF (imprescindível para a matrícula);
  • • 1 (uma) cópia simples e original do comprovante de residência recente (60 dias) (imprescindível para a matrícula).

 

IMPORTANTE:

– Os documentos originais e as cópias simples devem ser apresentados no ato da matrícula (legíveis). As cópias autenticadas em cartório dispensam a apresentação dos originais. Documentos com frente e verso deverão ser copiados em uma única folha.

– Os candidatos aprovados no ProUni não são isentos da entrega de documentos de matrícula, visto que a documentação entregue até o momento corresponde somente ao Processo Seletivo de Bolsa.

Estudantes desenvolvem jogos e passatempos para crianças com câncer



Quando o conhecimento é unido à solidariedade, nós podemos fazer muitas coisas incríveis. Foi o que um grupo de estudantes de Design Gráfico do UDF fez: eles desenvolveram jogos digitais, tabuleiros, HQs (gibis) e aplicativo para dispositivos móveis para serem utilizados por crianças com câncer e seus familiares atendidos pela Abrace – instituição que atende 922 jovens – de 0 a 18 anos.

 

Os materiais têm como objetivo facilitar a compreensão da doença, humanizar o tratamento e amenizar o sofrimento das crianças. Os alunos do UDF também puderam exercitar a empatia com a dor alheia. E os pequenos pacientes adoraram a novidade!

 

Liderado pelo Prof. Ricardo Brancaglião, Coordenador do curso de Design Gráfico do UDF, o trabalho surgiu como uma proposta de realização de projetos reais, que foram desenvolvidos em sala de aula pelos alunos do curso e de forma interdisciplinar, utilizando metodologias ativas, nas disciplinas Projetos Interdisciplinares, Narrativas Gráficas, Interfaces para Mídias Digitais, Projeto Digital – Motion Design, Computação Gráfica Aplicada II e Projeto Gráfico – Desenvolvimento de Embalagens.

 

“A gente conseguiu colocar nos alunos a importância do trabalho social que nós todos podemos desenvolver. Acho que eles foram fisgados e vão continuar levando isso daqui pra frente”, garante o Prof. Ricardo.

 

O projeto é tão bacana que ganhou repercussão na mídia nacional. Confira nas reportagens abaixo:

 

Bom Dia DF/TV Globo – Desenvolvimento de jogo ajuda no tratamento de crianças com câncer
Correio Braziliense – Estudantes de Design Gráfico criam jogos para a Abrace
UOL – Projeto desenvolve jogos e passatempos para crianças com câncer
IstoÉ – Projeto desenvolve jogos e passatempos para crianças com câncer

Curso de extensão de Inclusão Digital para a Terceira Idade inicia 1ª turma



A Coordenação de Tecnologia e Jogos Digitais do UDF deu início à primeira turma de 2019 do tradicional curso de extensão de Inclusão Digital para a Terceira Idade. O curso, que iniciou a sua mais nova turma no último dia 11 deste mês, visa promover a melhoria da qualidade de vida da população idosa.

 

 

Sobre o curso

A principal ação da Extensão de Inclusão Digital para a Terceira Idade é a oferta gratuita dos cursos Básico e Avançado de Informática. O curso é promovido utilizando metodologia específica e voltada para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

 

 

As aulas são gratuitas e ministradas por professores e monitores selecionados entre os alunos dos cursos de Tecnologia e Engenharia, e realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h30, no Edifício 4R, quadra 904 Sul, próximo ao ginásio da ASCEB.

 

Para inscrições e mais informações basta comparecer pessoalmente na coordenação do curso ou contatar a coordenação pelo telefone (61) 3704-8884.

UDF recebe Ministro do TST para Aula Magna da graduação e do Mestrado em Direito



O UDF recebeu, no último dia 11 de março, o ilustre egresso da Instituição, o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Ministro João Batista Brito Pereira. Na oportunidade, ele ministrou uma Aula Magna para os alunos da graduação em Direito e do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas.

 

Estiveram presentes no evento os professores do UDF e também Ministros do TST Dr. Mauricio Godinho Delgado e José Roberto Freire Pimenta, além do Coordenador e da Coordenadora Adjunta da graduação em Direito, Prof. Paulo Campanha e Profa. Cecília Lemos.

 

 

A Reitora do UDF, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, falou da enorme honra e satisfação em receber o Ministro, esse grande nome formado no UDF e que hoje pode contribuir com suas experiências e conhecimento com os futuros operadores do Direito.

 

 

O Ministro lembrou momentos de sua jornada de formação no UDF e disse que saiu do UDF formado para a vida.

 

NAF UDF promove treinamento sobre o preenchimento da declaração do IRPF 2019



O Núcleo de Apoio Fiscal – NAF UDF promoverá, no próximo dia 18 de março, o Treinamento Sobre o Preenchimento da Declaração do Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física 2019, ano-base 2018. A atividade acontecerá no Auditório Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, a partir das 19h15, e será ministrada por um auditor fiscal da Receita Federal do Brasil.

 

Na oportunidade, o auditor também irá atualizar os alunos a respeito das regras para o preenchimento e envio à Receita Federal da declaração de IRPF 2019, ano-base 2018.

 

Inscrições

O evento é voltado aos alunos de todos os períodos do curso de Ciências Contábeis da Instituição. Todos os detalhes a respeito das inscrições serão informados aos alunos pelo blackboard. Estudantes participantes do NAF UDF participarão do evento como monitores.

Afinal, como está a relação entre EAD e mercado de trabalho?



O diploma de um curso EAD tem o mesmo valor do diploma de um curso presencial? Os recrutadores dão preferência para graduados em cursos EAD ou presenciais?

 

Essas são apenas algumas das dúvidas que permeiam os alunos no momento de escolher um curso de graduação. Por isso, é muito importante se informar sobre como está a aceitação do mercado de trabalho em relação aos cursos realizados na modalidade EAD.

 

Se você tem interesse em entender melhor sobre esse assunto, clique aqui para continuar a leitura e tirar todas as suas dúvidas!

Coloque suas ideias em prática no UDF. Inscreva-se no Oops!



Tem uma ideia e não sabe como desenvolvê-la? Quer se inserir no mundo do empreendedorismo? Quer fazer um networking com empreendedores? Se você respondeu sim para algumas dessas perguntas, venha conhecer o Oops (Out of PaperS), o programa de Pré-aceleração de Projetos do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.

>>Clique aqui para acessar o regulamento do Oops.

 

O Oops (Out of PaperS) é o mais novo programa do UDF, que trabalha a pré-aceleração de projetos e a capacitação dos empreendedores para colocarem suas ideias de negócio no mercado de forma rápida e consistente. O Oops atua de forma integrada com o ecossistema local, por meio de instrução e mentoria com profissionais capacitados e experientes, para contribuir com o desenvolvimento dos diversos projetos.

 

Venha desenvolver seu projeto conosco! As inscrições estão abertas e seguirão até o próximo dia 17 de março.

 

>>Clique aqui para realizar a inscrição do seu projeto.

Oficina de Extensão Universitária 2019.1. Participe!



O Centro Universitário do Distrito Federal – UDF promoverá, no próximo dia 16 de março, das 9h às 12h, a Oficina de Extensão Universitária 2019.1 – Vivenciando para Aprender. A atividade acontecerá no Auditório Professor Hermes Ferreira Figueiredo e os interessados em participar poderão realizar sua inscrição online. A Oficina tem como públicos-alvo docentes e discentes que queiram participar do edital de extensão 2019.

 

>>Clique aqui para realizar a sua inscrição.

 

 

Confira a programação da atividade

 

• 9h às 9h45: 1º momento

A Política de Extensão do UDF e o Edital de 2019”, com Professor Me. Gabriel Cardoso (Coordenador Geral de Graduação)

 

• 9h45 às 10h45: 2º momento

Apresentação de alguns casos de sucesso na Extensão do UDF:

-> Projeto UDF é POP, com a Professora Me. Caroline Piske de Azevedo Mohamed;

-> Projeto Inclusão Digital, com o Professor Me. Thálisson de Oliveira Lopes;

-> Projeto Gotas de Amor, com a Professora Me. Suliane Beatriz Rauber.

 

• 10h45 às 12h: 3º momento

Encontros de Conexão de Ideias e Projetos + Construção Colaborativa de Propostas.

Mediação:

Professora Dr.ª Joniana Soares de Araújo (Assessora Pedagógica)

-> Sala T-09 (Ciências biológicas e da Saúde)

-> Sala T-10 (Ciências Humanas e Sociais)

-> Sala T-11 (Ciências Exatas e Tecnológicas)

-> Sala T 12 (Ciências Administrativas e de Negócios)

 

Sobre a Oficina

A Oficina de Extensão Universitária 2019.1 tem o objetivo de promover a articulação e a disseminação da perspectiva extensionista no UDF, bem como incentivar o fomento de projetos que levam em conta os saberes e fazeres da comunidade acadêmica, e, sobretudo, populares, buscando garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.

Professor esclarece dúvidas para declaração do Imposto de Renda 2019



Dia 30 de abril encerra o prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda e é preciso ficar atento à relação de documentos exigidos e às mudanças para este ano para não cair na malha fina.

O Prof. Deypson Carvalho, Coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UDF esclareceu as principais dúvidas dos contribuintes em entrevistas concedidas aos principais veículos de imprensa do Brasil.

 

Confira abaixo:

TV Globo: Bom Dia DF.

TV Bandeirantes: Band Cidade.

 

Se você também precisa de ajuda para declarar seu Imposto de Renda, alunos e professores de Ciências Contábeis do UDF podem te ajudar. O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) oferece orientação realizada em parceria com a Receita Federal do Brasil. Saiba mais aqui.

Lista de Espera – ProUni 2019/1º semestre: conheça o local de comprovação das informações



Os selecionados na Lista de Espera do ProUni – 2019/1º semestre deverão realizar a comprovação das informações entre os dias 12/03 e 13/03, das 9h às 17h.

Lembrando que os resultados dos pré-selecionados da 2ª chamada podem ser acessados na página do ProUni.

 

Os documentos devem ser entregues no seguinte endereço:

Os candidatos selecionados dos campi Edifício Reitor Rezende Ribeiro de Rezende e Edifício Sede: SEP SUL – EQ 704/904 – T 30.

 

>>Confira aqui a relação dos documentos.

Crenças limitantes: entenda por que elas podem impedir seu sucesso



Independentemente dos critérios utilizados para definir o que é sucesso, é fato que muitas pessoas estão em busca de alcançar seus objetivos e ser bem-sucedidas. Se você também tem essas metas para a sua vida, é importante investir na sua carreira, principalmente em relação a aprimorar as suas competências técnicas e comportamentais por meio dos estudos.

 

Um dos principais bloqueios para que isso aconteça são as crenças limitantes — aqueles pensamentos criados com base em experiências passadas, que fazem com que você acredite que não é capaz de realizar alguma coisa ou que não é possível alcançar determinado objetivo.

 

Quer saber quais são as crenças limitantes que podem impedir o seu sucesso e como combater cada uma delas? Então, continue a leitura e descubra!

 

“Os estudos podem esperar”

Um dos principais obstáculos para o seu sucesso é pensar que pode deixar algumas coisas para depois. E, quando se fala em estudos, esse problema se mostra ainda mais evidente. Muitas pessoas sabem que precisam se especializar e realizar uma graduação para alcançar os objetivos pessoais e profissionais, mas acabam sempre adiando os estudos.

 

Portanto, tente identificar se essa crença limitante está presente na sua vida. Caso perceba que sim, deixe a ideia de lado, procure cursos que estejam alinhados aos seus objetivos e comece a investir neles.

 

“Não preciso de uma graduação para ter sucesso”

Outra crença limitante que faz parte do imaginário de muitas pessoas é o fato de acreditarem que não precisam realizar uma graduação para ter sucesso. No entanto, para crescer efetivamente na carreira, é essencial que você busque por novos conhecimentos, mais especializados na sua área de atuação — exatamente o que um curso de graduação proporciona.

 

Portanto, ainda que você possa construir uma carreira sem uma graduação, esse fator limita as suas opções no mercado de trabalho, dificultando o sucesso tão desejado.

 

Nesse sentido, se você acredita que não precisa de uma graduação, repense essa crença e busque a formação que mais combina com o seu perfil e objetivos. Você vai perceber que muitas portas se abrem quando se tem um diploma.

 

“É impossível trabalhar e estudar”

Quem precisa trabalhar para pagar as contas, se sustentar ou sustentar a família sabe que a rotina profissional ocupa muito tempo. Por isso, muitas pessoas acreditam que é impossível trabalhar e realizar uma graduação ao mesmo tempo. Entretanto, as dificuldades enfrentadas para conciliar trabalho e estudos ficaram no passado.

 

Atualmente, diante de todos os recursos tecnológicos, é possível administrar a rotina de trabalho e os estudos ao mesmo tempo, garantindo que ambos serão realizados com qualidade. Os cursos EAD, por exemplo, viabilizam os estudos para quem precisa trabalhar em tempo integral.

 

As crenças limitantes podem ser o maior entrave para os seus objetivos pessoais e profissionais. Isso porque elas fazem com que você acredite que não é capaz de conquistar os seus sonhos e alcançar o sucesso. Portanto, agora que você já sabe quais são as principais delas, busque sempre combater esses tipos de pensamento e continue investindo na sua formação!

 

Ex-aluno, volte a estudar com a gente! Queremos fazer parte na construção da sua carreira de sucesso.

 

 

 

Fonte: https://blogcarreiras.cruzeirodosuleducacional.edu.br

Aprovados da 2ª chamada - ProUni 1º semestre 2019



Consulte abaixo a lista de aprovados, por campus, para o ProUni – 1º semestre de 2019 – 2ª chamada.

 

Os candidatos aprovados devem fazer a matrícula de 11/03 a 13/03/2019, nos locais abaixo, das 9h às 18h. Informamos que não haverá expediente aos sábados.

 

Graduação presencial: matrícula na Central de Atendimento ao Aluno-CAA do campus em que foi aprovado. Confira a lista de aprovados aqui.

 

BOLSISTA PROUNI 100%: fica dispensado o candidato de realizar o pagamento do boleto, devendo somente aceitar os termos do contrato;

BOLSISTA PROUNI 50%: deverá realizar o pagamento de 50% do valor da mensalidade.

 

Obs.: Caso seu nome não esteja na lista de aprovados, por favor, contatar o setor de Financiamento Educativo.

 

Documentos exigidos para a realização da matrícula presencial, que devem ser entregues no campus/polo:

  • • 2 (duas) cópias simples e original do documento oficial de identidade – RG ou RNE (imprescindível para a matrícula);
  • • 2 (duas) cópias simples e original do CPF (imprescindível para a matrícula);
  • • 1 (uma) cópia simples e original do comprovante de residência recente (60 dias) (imprescindível para a matrícula);
  • • 2 (duas) cópias simples e original da certidão de nascimento ou casamento (imprescindível para a matrícula);
  • • 2 (duas) cópias simples e originais do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2° Grau), ou equivalente, segundo a legislação vigente (imprescindível para a matrícula). Caso o aluno ainda não possua esses documentos, terá que apresentar, necessariamente, a declaração de conclusão ou de que está cursando a 3ª série do Ensino Médio ou equivalente. Histórico e Certificados de Conclusão do Ensino Médio, realizados na modalidade de Suplência (Supletivo) Deverão conter “visto confere” da Diretoria de Ensino, assinado pelo responsável da Diretoria de Ensino, com firma reconhecida, ou vir acompanhados de cópia da lauda de concluintes publicada do Diário Oficial do Estado (DOE) (imprescindível para a matrícula).
  • • Comprovante do pagamento da 1ª parcela da semestralidade, nos casos de bolsa parcial.

 

Atenção, candidato menor de 18 anos: é imprescindível a presença e a entrega dos seguintes documentos do responsável:

  • • 1 (uma) cópia simples e original do documento oficial de identidade – RG ou RNE (imprescindível para a matrícula);
  • • 1 (uma) cópia simples e original do CPF (imprescindível para a matrícula);
  • • 1 (uma) cópia simples e original do comprovante de residência recente (60 dias) (imprescindível para a matrícula).

 

IMPORTANTE:

– Os documentos originais e as cópias simples devem ser apresentados no ato da matrícula (legíveis). As cópias autenticadas em cartório dispensam a apresentação dos originais. Documentos com frente e verso deverão ser copiados em uma única folha.

– Os candidatos aprovados no ProUni não são isentos da entrega de documentos de matrícula, visto que a documentação entregue até o momento corresponde somente ao Processo Seletivo de Bolsa.

Curso de Psicologia promove I Jornada Interdisciplinar sobre a Mulher



O curso de Psicologia do UDF promoverá, na próxima quarta-feira, 13 de março, a I Jornada Interdisciplinar sobre a Mulher. Este é um evento interdisciplinar que tem o objetivo de valorizar a mulher, em especial a mulher do UDF. A Jornada, que terá a maior parte das atividades realizadas no Edifício Sede, é voltada aos alunos de todos os cursos do UDF, bem como à comunidade externa.

 

Os interessados em participar do evento poderão se inscrever nas atividades por meio dos links abaixo. As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento das vagas.

 

 

Confira a programação completa do evento, com os horários e locais das atividades:

 

Mesa: Mulher, ocupação e maternidade, das 8h às 9h50 e das 19h30 às 20h40.

Local: Auditório

>>Clique aqui para realizar sua inscrição para a palestra da MANHÃ.
>>Clique aqui para realizar sua inscrição para a palestra da NOITE.

Enfermeira Esp. Camila Lopes – docente UDF

“Maternidade e trabalho: um olhar da enfermagem”

Psicóloga Ma. Natália Tostes – docente UDF

“Os desafios do puerpério na atualidade”

Advogada Ma. Raquel Noronha – docente UDF

“Como conciliar maternidade e graduação?”

Moderadora: Psicóloga Dra. Roberta Ladislau – coordenadora do curso de Psicologia do UDF

 

Mesa: Empoderamento feminino e desafios contemporâneos, das 10h às 11h40 e das 20h50 às 22h30. 

Local: Auditório

Moderadora (manhã e noite): Psicóloga Dra. Roberta Ladislau – coordenadora do curso de Psicologia do UDF

 

Manhã 

>>Clique aqui para realizar sua inscrição para a palestra da MANHÃ.

Juíza de Direito Gislaine Carneiro Campos Reis – Fórum de Santa Maria

“O aumento da participação pública da mulher e o desafio à masculinidade”

Psicólogo Me. Luiz Fernando Carvalho Maciel – docente UDF

“Masculinidades adoecidas”

Internacionalista Dra. Patrícia Lúcia Martins Cardoso Cantuaria Marin

“Convenção Internacional contra todas as formas de discriminação contra as mulheres”

 

Noite

>>Clique aqui para realizar sua inscrição para a palestra da NOITE.

Juíza de Direito Fabriziane Stellet – Fórum do Riacho Fundo

“O aumento da participação pública da mulher e o desafio à masculinidade”

Psicóloga Ma. Larissa Cristina da Silva Portela – docente UDF

“Por que ainda falar em empoderamento feminino?”

Internacionalista Ma. Vivian Grassi Sampaio – BACEN

“Os desafios da mulher no contexto internacional”

 

Mostra “Mulheres da nossa história”

Local: hall de entrada do Edifício SEDE

Horário: Manhã e noite

 

Mostra “UDF: Mulheres e afetos”

Local: hall de entrada do Edifício SEDE

Horário: Manhã e noite

 

Workshop “Como empoderar a mulher nos dias de hoje”

Local: Sala S12

>>Clique aqui para realizar a sua inscrição.

 

Pilates de solo

>>Clique aqui para realizar a sua inscrição.

Local: Laboratório de Educação Física

Vagas: 10

Horário 11h20 às 12h20

 

Yoga

>>Clique aqui para realizar a sua inscrição.

Horário 18h às 18h50

Vagas 40

Local: área verde do Edifício Sede

OBS: Trazer uma toalha ou tapete

 

Palestra: Pré-natal odontológico: cuidando da mãe e do bebê

Local: Sala S12

>>Clique aqui para realizar a sua inscrição na palestra da MANHÃ.

>>Clique aqui para realizar a sua inscrição na palestra da TARDE.

Profa. Dra. Caroline Mohamed

Horário 10h às 10h30 e 19h15 às 19h45

 

UDF recepciona os alunos para o semestre 2019.1



O Centro Universitário do Distrito Federal – UDF realizou o evento de Recepção dos Calouros de 2019.1 no último dia 20 de fevereiro. A atividade ocorreu no Edifício 4R, nos turnos da manhã e da noite e teve o objetivo de dar as boas-vindas aos novos estudantes e promover a interação multidisciplinar entre os cursos e os alunos.

 

 

Marcaram presença no evento os coordenadores dos cursos de:

Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores: Profa. Ma. Ana Carolina Correia Lima Santana;

Engenharia Mecânica, Civil e Mecatrônica: Prof. Me. Henrique Jorge Nery de Lima e prof. Me. Tiago de Melo;

Design Gráfico: prof. Me. Ricardo Luiz Brancaglion;

Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação: Prof. Me. Thálisson de Oliveira Lopes.

 

Ainda participaram da atividade, como representantes da Coordenação Geral de Graduação, o prof. Me. Gabriel Fernandes Cardoso e a profa. Dra. Joniana Soares de Araújo, além de professores dos cursos envolvidos, assim como os alunos veteranos, que auxiliaram no desenvolvimento e preparação da recepção.

 

 

Recepção de bolsistas 

No início deste mês o UDF ainda realizou a recepção dos discentes bolsistas do programa de Monitoria de Ensino 2019.1 e dos docentes supervisores do programa. Confira um pouco do que rolou:

TV GLOBO: Professora do UDF fala sobre os perigos de usar o celular ao volante



Você sabia que utilizar o celular, mesmo parado no sinal vermelho, é infração gravíssima? Se utilizar o aparelho parado é considerado perigoso, dirigindo, então, nem se fala! Bem mais arriscado, não é verdade?

 

Segundo a professora Ingrid Luiza Neto, do curso de Psicologia e pesquisadora do Laboratório de Trânsito do UDF, a distração ao dirigir faz com que o motorista oscile com maior frequência a velocidade e a direção do veículo, podendo causar acidentes.

 

Confira a reportagem do Bom Dia DF, da TV Globo aqui.

Confira o resultado do 1º Campeonato Intercursos de Modalidades Coletivas do UDF



O UDF promoveu, no último dia 16 de fevereiro, o 1º Campeonato Intercursos de Modalidades Coletivas. A ação ocorreu no Parque da Cidade e foi organizada pelos alunos da disciplina “Manifestações Culturais Esportivas: Esportes Coletivos”, do curso de Educação Física, em parceria com o programa de extensão Gotas de Amor.

Participaram do campeonato, ao todo, 77 alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Mecânica, Relações Internacionais, Direito, Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Biologia, Odontologia e Psicologia. Ainda participaram da atividade, como monitores, 15 alunos do curso de Educação Física. Confira os resultados por modalidade:

 

Voleibol Misto:

1º Lugar Biologia; 2º Lugar Psicologia; e 3º Lugar Direito.

 

Basquete 3×3 misto:

1º Lugar Nutrição e 2º Lugar Educação Física.

 

Futsal Masculino: 

1º Lugar Odontologia; 2º Lugar Educação Física (Licenciatura); e 3º Lugar Educação Física (Bacharelado).

 

Futsal Feminino:

1º Lugar Enfermagem e 2º Lugar Educação Física.

UDF recepciona calouros dos cursos de Engenharia



O Centro Universitário do Distrito Federal – UDF realizou, no último dia 22 de fevereiro, a recepção dos calouros dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Mecatrônica. A atividade foi proposta pelos coordenadores das graduações, Prof. Me. Henrique J. Nery de Lima e Prof. Me. Tiago de Melo, e foi pensada com o intuito de promover os cursos e suas respectivas atividades extraclasse, que fazem parte da formação profissional dos discentes do UDF.

 

Na oportunidade, foram realizados ciclos de oficinas e palestras, que foram ministradas por alunos veteranos dos cursos com o apoio dos embaixadores das graduações, com o objetivo de motivar alunos e veteranos no estudo da Engenharia.

 

A atividade também almejou mostrar o potencial da formação do UDF, por meio da análise dos espaços institucionais, como softwares, laboratórios, Empresa Júnior e equipes de competições, que foram apresentadas aos estudantes.

 

Professor do UDF é nomeado para compor equipe do Conselho de Radiologia



O Professor Ezequiel Pereira, coordenador do curso de Radiologia do UDF, foi nomeado Secretário Suplente da Comissão de Ética, Decoro e Responsabilidade por Atos de Gestão do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). A nomeação ocorreu no mês de fevereiro e, para o docente, essa conquista traz consigo muita responsabilidade.

 

“Em um momento em que o Brasil atravessa uma grave crise ética, e que buscamos referências positivas para os nossos jovens, essa comissão vai mostrar que os processos administrativos são instrumentos cruciais para justificação, motivação e publicidade dos atos do ente público e que, além de conferir maior transparência, limita e impede o cometimento de equívocos, privilegiando, assim, os cânones da democracia”, comentou o docente.

 

Pereira destacou alguns agradecimentos às pessoas que foram essenciais para essa conquista. “É com muita honra que recebo esse reconhecimento do CONTER, na pessoa do seu Diretor Presidente, Sr. Manoel Benedito Viana Santos. Eu sou especialmente grato a um pequeno grupo de pessoas cujo apoio foi essencial para essa conquista”, declarou.

 

Funções do docente no CONTER

O professor detalhou as suas atribuições no CONTER. “Estou à disposição da Presidência para convocações, e, assim que chamado para os trabalhos, pretendo dar impulso oficial aos processos. Faço um compromisso de manter a postura que reafirme a minha imparcialidade. Pretendo oportunizar a defesa e instruir o processo, juntando aos autos as provas necessárias ao justo deslindo do feito. Vou elaborar Relatório Conclusivo Motivado, opinando pela penalidade ou arquivamento, bem como outras medidas que entender cabíveis, e, por fim, vou empenhar esforços para concluir os trabalhos no prazo que me for assinalado”, disse.

 

Sobre o professor

Ezequiel Pereira possui graduação em Tecnologia em Radiologia pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste – GO (2010); Pós-Graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Apogeu – DF (2011); Pós-Graduação lato sensu em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas pela Faculdade Apogeu – DF (2011); e Pós-Graduação lato sensu em Gestão de Sala de Aula em Nível Superior pelo Centro Universitário UNIDESC – GO/(2013). O docente do UDF também é Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Brasília (2017).

 

O professor entrou no UDF no início do ano de 2018 e em agosto do mesmo ano assumiu a coordenação do curso de Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário do Distrito Federal. Ao longo da sua jornada, o professor atuou ministrando, principalmente, as seguintes disciplinas: Processamento digital de imagens, ressonância magnética nuclear, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, radiologia veterinária, radiologia intervencionista, radiologia odontológica, exames contrastados, física das radiações, proteção radiológica e legislação aplicada à radiologia. Na área de engenharia biomédica faz pesquisa sobre gestão de tecnologias em saúde e políticas públicas em saúde.

UDF divulga resultado da seleção para Monitoria 2019.1



O UDF divulgou o resultado do Processo Seletivo para Monitoria de Ensino 2019.1. As inscrições dos interessados ocorreram de 24 de janeiro a 15 de fevereiro. Todas as especificações do Processo Seletivo podem ser conferidas no Edital.

 

>>Clique aqui para conferir o resultado.

 

Objetivos do Programa

O programa tem como objetivos promover e incentivar a expressão do potencial acadêmico dos monitores e contribuir para sua formação acadêmica e profissional; criar condições de aprofundamento de conteúdos teóricos para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente; contribuir para a melhoria do ensino das disciplinas do curso, participando das práticas existentes e da implementação de novas práticas e experiências pedagógicas no ensino; potencializar aptidões e interesses no exercício da docência e na pesquisa; oportunizar ao aluno o exercício da prática de ensino e de pesquisa relacionada aos conhecimentos adquiridos.

A monitoria pode ser exercida nas modalidades: voluntária, na qual o estudante atua voluntariamente no programa; e bolsista, na qual o aluno receberá, em forma de desconto na mensalidade, um valor correspondente à carga horária desenvolvida no programa.

Para informações complementares, acesse o Edital do Processo Seletivo.

Auditório do Edifício Sede do UDF leva o nome do Prof. Hermes Ferreira Figueiredo



No dia 1º de fevereiro, o UDF estava em clima de festa para o descerramento da placa de inauguração do Auditório do Edifício Sede, que recebeu como homenagem o nome do fundador e diretor-presidente da Cruzeiro do Sul Educacional, professor Hermes Ferreira Figueiredo, que esteve no local e participou da celebração juntamente com a sua esposa D. Dagmar e a sua neta, Beatriz. O evento foi dedicado para todos os coordenadores, professores, alunos e colaboradores da Instituição.

 

 

A Reitora, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, fez a abertura do evento, contou um pouco a história do professor Hermes e o quanto ele é importante para o cenário da educação do País e, claro, para a história do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

 

A Reitora destacou que a trajetória pessoal e profissional do Prof. Hermes se traduz num “exemplo de tenacidade onde sobressai a perseverança na conquista do seu ideal”. Enfatizou o seu forte poder agregador, destacando-o, além de investidor, como um estudioso da Educação e um líder exemplar. “Tenho o privilégio de conviver com um grande homem, extremamente humano e apaixonado pela Educação. É por toda a sua História de Vida em diversas frentes do segmento educacional brasileiro, que nós aqui do UDF quisemos homenageá-lo com este gesto, simples, desse belo Auditório – onde acontecem diversas ações de ensino, pesquisa, extensão e grandes aprendizados – ser sempre referido e reverenciado pelo seu nome”, reforçou a Reitora, Profa. Dra. Beatriz.

 

Após um emocionante discurso da Reitora, foi descerrada uma bela placa azul com letreiro luminoso, revelando a homenagem e o nome do espaço: Auditório Professor Hermes Ferreira Figueiredo. O descerramento foi feito pela Reitora do UDF e pela neta do Professor Hermes, Beatriz Figueiredo Antonio.

 

Em seguida, o professor Hermes, sob grande comoção, fez um discurso e demonstrou muita gratidão e surpresa com a homenagem prestada. “Não esperava contar com todo esse carinho e estou muito feliz, que eu possa sempre retribuir a confiança, dedicação e comprometimento de cada um de vocês”, finalizou o professor Hermes.

 

 

A homenagem foi encerrada com uma apresentação musical, com Gaita de Fole, pelo aluno Jedson Gomes.

 

Após a cerimônia, foi realizada uma palestra com o professor Mozart Neves Ramos, Conselheiro do CNE e Diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna, sobre “As novas competências para o século XXI: o papel da Educação Superior”. Ele levou diversas reflexões sobre a educação, dentre elas, destacam-se: quanto mais você estuda, maiores as chances de uma renda maior, e menores as chances de perpetuar a desigualdade; sem uma educação básica de qualidade nenhum país se sustenta e muitos outros.

 

 

Para finalizar, foi oferecido um coquetel para todos os coordenadores, professores, colaboradores e representantes de alunos presentes.

>>Confira a galeria com as fotos do evento.

UDF auxilia contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2019



O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) começa a receber os contribuintes para o Plantão Fiscal 2019, durante os meses de março e abril. O serviço integra as ações do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e tem parceria com a coordenação, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis.

 

Atendimentos com apoio da Receita Federal

 

Com apoio técnico da Receita Federal do Brasil, o atendimento é voltado para pessoa física, com renda mensal de até 5 mil reais, empregadores domésticos e microempreendedor individual. Para isso, o NAF prestará atendimento para orientar, preencher e transmitir à RFB a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019, ano-base 2018. Criado há cinco anos, o Núcleo realizou presencialmente mais de 200 atendimentos e consultorias no ano passado e espera superar este número em 2019.

 

Atendimentos

 

Em março, o plantão do UDF acontecerá todas as terças e quintas, das 18h30 às 19h15. Já em abril, o atendimento será realizado de segunda a sexta, das 18h30 às 19h15. Os atendimentos para orientações tributárias e/ou apoio ao preenchimento e envio à RFB da declaração serão realizados por ordem de chegada.

 

Para participar, o contribuinte será estimulado a realizar a doação de 1kg de alimento não perecível, destinado a uma entidade filantrópica a ser definida pelos alunos de Ciências Contábeis do UDF.

 

O preenchimento da declaração exige a apresentação mínima dos seguintes documentos:

 

  • • Última declaração de IR e o recibo de entrega
  • • Documentos pessoais do declarante (Título de eleitor, CPF e comprovante de endereço)
  • • CPF do(s) dependente(s) (e alimentando, se houver)
  • • Informe de Rendimentos fornecido pela(s) fonte(s) pagadora(s)
  • • Informe de Saldos e Rendimentos pela(s) instituição(ões) bancária(s)
  • • Comprovante de rendimentos recebidos de pessoas físicas (aluguéis, honorários e outros)
  • • Comprovante de apuração mensal do Carnê Leão
  • • Documento de compra e venda de veículo e/ou imóvel durante o período
  • • Comprovante das despesas dedutíveis na apuração da base de cálculo do IR (escola, faculdade, médicos/clínicas/hospitais/laboratórios, previdência complementar, contribuição patronal paga pelo empregador doméstico e pensão alimentícia judicial)
  • • Comprovantes de pagamentos efetuados a aluguéis, arrendamento rural e profissionais autônomos (advogados, engenheiros, arquitetos, corretores, professores etc)

 

Observação: Após análise da documentação apresentada, outros documentos poderão ser solicitados ao contribuinte para complementar as informações a serem prestadas à Receita Federal do Brasil.

 

SERVIÇO

Plantão Fiscal 2019 (NAF – UDF)

Atendimentos: de acordo com a ordem de chegada

Dias disponíveis para o atendimento:

Março: terças e quintas, das 18h30 às 19h15.

Abril: de segunda a sexta, das 18h30 às 19h15

 

Local: Sede do NAF-UDF (1º andar do edifício sede UDF – 704/904 Sul, conj. A.)

UDF prorroga inscrições para Processo Seletivo de Docentes



O Centro Universitário do Distrito Federal – UDF prorrogou as inscrições do processo seletivo para contratação de docentes. Confira o curso que está com vagas abertas:

 

Letras

>>Clique aqui e confira as vagas disponíveis e as disciplinas correspondentes.

 

Os interessados em concorrer às vagas ofertadas deverão cumprir os seguintes pré-requisitos: ter cursado graduação na área pretendida; ter, preferencialmente, mestrado ou doutorado concluído ou em andamento; possuir experiência na área; ter interesse em atuação na Pesquisa e na Extensão.

 

Inscrições

Para se inscrever e participar do processo seletivo, o docente deverá enviar um e-mail para a coordenadoria do respectivo curso (conforme Anexo I), com a Ficha de Inscrição (Anexo II) devidamente preenchida e o Currículo Lattes atualizado nos últimos 3 (três) meses (formato PDF). O prazo para a inscrição será de 22 a 27/02/2019.

 

O Processo Seletivo de Docentes – 2019.1 Interno e Externo será composto por três fases: análise do curriculum lattes, avaliação didático-pedagógica e entrevista.

 

>>Clique aqui para acessar o edital de abertura das inscrições.

>>Clique aqui para acessar o edital de Prorrogação das Inscrições.

>>Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

NAF UDF participa de reunião com a Receita Federal em Brasília-DF



O coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do UDF, Professor Me. Deypson Gonçalves Carvalho, representou o núcleo em reunião realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB) em Brasília-DF. Na oportunidade, foram tratadas questões referentes às atividades que serão realizadas pelo NAF durante o ano de 2019.

 

Treinamentos para o UDF

Durante a reunião, o coordenador do NAF/UDF solicitou treinamentos presenciais para alunos e professores do UDF sobre a Declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2019, ano-base 2018, com auditores-fiscais da RFB, no início do mês de março.

 

Novos atendimentos

O NAF foi convidado, na ocasião, para uma oficina, a ser realizada nas dependências da Receita, com o propósito de capacitar alunos a atenderem nos Plantões Fiscais do NAF UDF os contribuintes interessados em regularizar os CPFs.

“Com isso, o NAF UDF agregará mais uma atividade, prestando, dessa forma, serviços às pessoas físicas sobre a regularização do CPF, de preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, e de cumprimento das obrigações tributárias dos Microempreendedores Individuais e empregadores domésticos (e-social)”, pontuou o professor Deypson Carvalho.

Ainda durante o encontro, o professor convidou a equipe da RFB para participar de um evento no UDF, programado para o final do mês de maio/2019, para comemoração dos cinco anos de atividades do NAF/UDF e entrega dos certificados de participação nos plantões fiscais de 2019 aos alunos de Ciências Contábeis integrantes do NAF.

CAA não realizará atendimentos no Carnaval



Atenção, alun@s:

 

Devido ao Carnaval, a CAA não atenderá do dia 02 até o dia 05/03/2019.

No dia 06/03/2019 os atendimentos ocorrerão das 10h às 20h.

 

Compartilhe a notícia com seus amigos!

2ª chamada - ProUni 2019/1º semestre: local de comprovação das informações



Os selecionados na 2ª chamada do ProUni – 2019/1º semestre deverão realizar a comprovação das informações de 20 a 27/02, das 9h às 17h.

 

Lembrando que os resultados dos pré-selecionados da 2ª chamada podem ser acessados na página do ProUni

 

Confira o local para a entrega dos documentos:
Campi Edifício Reitor Rezende Ribeiro de Rezende e Edifício Sede: SEP SUL – EQ 704/904 – Sala 110.

 

Confira aqui a relação dos documentos

 

ATENÇÃO: Não haverá expediente aos sábados.