Notícias / Eventos

Evento levanta debate sobre os desafios e benefícios de negócios de impacto pelo Brasil.



O país tem hoje mais de 800 negócios de impacto social, entretanto, poucos empreendedores entendem de fato como funciona o movimento.

 

Com o objetivo de apresentar esses novos modelos e conectar agentes do ecossistema local, o Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em Rede terá sua primeira edição regional em Brasília no dia 2 de outubro, das 8h às 19h, no Espaço Caixa Cultural. O UDF é apoiador institucional do evento.

 

O evento, que já teve três edições em São Paulo (2014, 2016 e 2018), com cerca de 2,3 mil participantes, e em Brasília terá como tema central o “O alinhamento e engajamento da temática em todos os ecossistemas de Brasília”, e explorar o debate sobre como setores tradicionais estão incluindo na agenda os negócios de impacto. Além disso, serão apresentadas iniciativas nacionais e estratégias sobre o tema.

 

Entre os palestrantes convidados estão Sheila Oliveira, da Anprotec; Deise Nicoletto, da Impacto Hub; Fábio Deboni, do Instituto Sabin; Beto Scretas, do ICE; Lucas Maciel, do MDIC (Enimpacto); Gilberto Ribeiro, da VOX Capital; Heloisa Menezes do Sebrae Nacional; Didier Trebucq Diretor do País do PNUD; Alexandre Alves, da Inseed Investimentos; André Araújo, do Porto Digital; Pablo Handl, da Impact Hub; Gustavo Fuga, da 4you2; Matheus Cardoso, da Moradigna e Saulo Porto, da Dado Capital, Emiliano Graziano da BASF, Luiz Gustavo Ferreira CEO da ABDI e outros.

 

Os negócios de impacto social tem movimentado cerca de US$ 60 bilhões em nível global e foi registrado um aumento de 7% ao ano, segundo a Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), uma rede de empreendedores de países em desenvolvimento.

 

Entenda mais… 

 

O objetivo dos projetos é gerar lucro e melhorar a qualidade de vida da população. Países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos necessitam desses investimentos atuando de forma paralela com o governo.

 

No Brasil, investidores encontram inúmeros desafios de educação, geração de renda, inclusão digital, alimentação, saúde, sustentabilidade e, muitos outros, que podem ter uma solução a partir desses negócios de impacto. Mas, além disso, o empreendedor precisa ter uma visão clara de que o projeto demanda foco, atratividade para investidores e rentabilidade, assim como qualquer outro negócio.

 

A maioria das pessoas que querem empreender com propósito, muitas vezes, não sabe por onde começar ou mesmo como pedir apoio para tornar seu projeto real. E este também será um dos temas de debate do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em Rede, que mostrará a maturidade desse tipo de negócio no Brasil, como estamos lidando com eles (Enimpacto) e como estamos em relação a outros países.

 

A edição regional chega, então, com o propósito de, além de disseminar o conhecimento sobre o empreendedorismo de impacto, conectar agentes do ecossistema local, incentivar esse ecossistema, dando recomendações e fazendo provocações; e por fim, apresentar modelos de negócios para engajar esse grupo, formado por investidores, empreendedores, gestores públicos, acadêmicos, aceleradoras, incubadoras, estudantes e líderes de grandes empresas.

 

O Fórum terá, paralelamente, uma exposição de protótipos de negócios de impacto; três rodas de conversa com empreendedores e uma roda de conversa acadêmica sobre metodologias de impacto. O evento acontece no Espaço Caixa Cultural em Brasília.

 

Faça a sua inscrição no evento. Clique aqui.

 

Quer saber mais sobre o evento? Acesse aqui.

 

 

 

 

Debates Design 2019 será realizada por UDF e ADGRAF.



No próximo dia 30/05, o UDF irá promover o evento Debates Design 2019 em parceria com a Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal – ADGRAF. O tema da palestra para essa edição será “Mercado do Design do Distrito Federal”.

O objetivo do evento é trazer profissionais de sucesso da área para proferir sobre temas de interesse dos profissionais e estudantes criativos do Distrito Federal. Os palestrantes convidados são: Paulo Bertoni (Bertoni Design), Herick Ferreira (Oni Design de Negócios, Felipe Cruz (Min. Economia) e Fernando Rabello (ADEGRAF).

A participação na palestra é gratuita e o início está previsto para às 19h00, no endereço SEP/SUL EQ 903 Conj A, Edifício 4R – Sala 7, na cidade de Brasília – DF.

Cloud OnBoard: Google oferece treinamento gratuito em GCP. Participe!



No dia 18/06, o Google Cloud realizará mais uma edição do Cloud OnBoard, treinamento gratuito de introdução técnica ao Google Cloud Platform – GCP, para todos que estão começando a dar os primeiros passos na nuvem. O evento será no Allianz Parque e você, que estuda no UDF, está convidado!

Será um dia inteiro de apresentações e demonstrações técnicas conduzidas pelo time de engenheiros e especialistas do Google, em que os alunos, principalmente os dos cursos ligados à tecnologia, poderão explorar alguns conceitos básicos como: Machine Learning, máquinas virtuais e Kubernetes, além de conhecer o poder das ferramentas de dados, como Cloud Dataproc, Dataflow, TensorFlow e BigQuery.

O primeiro passo da jornada de aprendizado e capacitação começa no Qwiklabs, a plataforma de treinamento em nuvem do Google. Será oferecido, também de forma gratuita, o Fundamentos do GCP, um conjunto de atividades práticos sobre as ferramentas básicas do Google Cloud Platform. Os alunos poderão entrar com pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre a nuvem e adquirir uma experiência prática que complementará o conteúdo que será apresentado.

Mais informações e inscrições para o evento — incluindo a transmissão pelo Youtube — podem ser feitas clicando aqui!

 

Curso de Direto oferece palestra sobre Regulação Econômica



No próximo dia 22/05, o UDF irá promover o evento “Regulação Econômica e Análise Econômica Comportamental”, organizado pelo Prof.º Me. João Carlos Souto. A palestra irá acontecer às 18h, no Edifício Sede do UDF, sala 301.

 

A palestra faz parte do cronograma do “Projeto Quarta às Seis”  e será proferida pelo Dr. Rogério Telles, Advogado da União , Mestre em Direito pela Universidade de Brasília e Doutorando em Direito pela Universidade de Lisboa.

 

O evento é destinado aos alunos do Curso de Direito, a participação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição, pois as vagas são limitadas. Para realizar sua inscrição, clique aqui!

UDF fará evento sobre Violência Doméstica e as Audiências de Custódia



No próximo dia 18/05, o UDF irá promover o evento “Violência Doméstica e as Audiências de Custódia”, organizado pela Prof.ª Ana Paula Correia. O evento acontecerá no Auditório Hermes Ferreira Figueiredo das 9h às 12h.

A palestra será proferida pela Dra. Lorena Alves Campos, Juíza de Direto, no Núcleo de Audiência de Custódia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. O objetivo da palestra é explicar as questões teóricas sobre o tema, e compartilhar às experiências vividas pela Dra. Lorena sobre o tema ao longo de sua carreira.

Eventos acadêmicos como este são ótimos para a formação acadêmica do aluno do curso de Direito, pois o tema violência doméstica está cada vez mais presente nas discussões acadêmicas e principalmente nos tribunais. A palestra é gratuita, porém as vagas são limitadas, para realizar sua inscrição, clique aqui!

Ajude a Instituição a continuar fazendo a diferença!



Prezado(a) Aluno(a):

Chegou a hora de você registrar a sua opinião na avaliação da CPA 2019. É por meio dela que podemos melhorar, cada vez mais, a qualidade dos nossos serviços educacionais.

O questionário estará disponível na sua Área do Aluno até 31 de maio de 2019.E o melhor: a sua participação vale como horas de atividades complementares.

Para participar, siga o passo a passo abaixo:
– Acesse e faça o login na Área do Aluno;
– Observe que abrirá um aviso sobre a avaliação da CPA, clique em participar;
– Abrirá uma nova janela com os tópicos e as questões a serem respondidas;
– Responda todas as questões e clique no botão finalizar a pesquisa;

Pronto! Sua contribuição foi registrada.

Contamos com a sua participação!

Chegou a NOVA ÁREA DO ALUNO: uma MELHOR EXPERIÊNCIA para você!



Você pediu e a gente te ouviu: a nova Área do Aluno foi totalmente repaginada para atender você com muito mais organização, agilidade, tecnologia de ponta e, principalmente, inovação. É muito mais que uma mudança no visual, é definitivamente uma nova e melhor EXPERIÊNCIA!

 

Com o objetivo de simplificar o acesso às informações acadêmicas, agregamos novidades aos serviços já disponíveis. Confira algumas delas:

 

 

Está ansioso para conhecer sua nova Área do Aluno?
Acesse agora mesmo! Será um ‘UAUUUU’ a cada clique!

 

Você vai encontrar um tutorial completo que preparamos para que possa tirar o melhor proveito de todos os recursos da sua nova Área do Aluno.

UDF realizará evento com Contação de Histórias e Jogos Musicais



No próximo dia 18/05, o UDF irá oferecer Oficinas de Contação de Histórias e Jogos Musicais aberto para alunos e a comunidade externa. O evento será organizado pelo curso de Pedagogia, que dividiu as atividades em dois períodos manhã e tarde.

A oficina de Contação de História será oferecida na parte da manhã, e seu objetivo é ensinar técnicas e recursos para escolha e adequação de histórias de acordo com a faixa etária e atividades praticadas.

No período da tarde serão oferecidas oficinas sobre Jogos Musicais, onde serão realizadas atividades práticas com jogos rítmicos como percussão corporal, brincadeiras de dedos, jogos de mãos e construção de brinquedos sonoros a partir do reaproveitamento de materiais. Nesta atividade também serão utilizadas canções infantis folclóricas e músicas tradicionais de vários lugares do mundo, incluindo cantos indígenas brasileiros, canções africanas e canções tradicionais da Europa e Oriente.

As atividades das oficinas são gratuitas, porém as vagas serão limitadas, os interessados deverão realizar inscrição para participar das atividades desejadas.

Veja a programação do evento:

 

Oficina de Contação de História
Horário: 8h30 às 12h
Data: 18/05
Local: Sala 110 – Edifício Sede 1º andar
Para realizar sua inscrição, nesta oficina, clique aqui!

 

Oficina Jogos Musicais
Horário: 13h às 17h
Data: 18/05
Local: Sala 110 – Edifício sede 1º andar
Para realizar sua inscrição, nesta oficina, clique aqui!

UDF realizará evento sobre Gestão de Recursos Humanos



 

No próximo dia 25/05, o UDF irá promover o SEBRAELAD do “ Gestor de RH no século XXI” com uma programação direcionada aos alunos dos cursos de Recursos Humanos e Administração. O evento consiste em Oficinas e Share Idea, que tem o objetivo de habilitar futuros gestores que irão compor equipes de alto desempenho prontas para solucionar desafios diversos.

O evento que acontecerá em parceria com o SEBRAE – DF  foi organizado pelo coordenador do curso de Gestão em Recursos Humanos, o Prof.º Me. Sandson Azevedo e conta também com a participação da Prof.ª Carmen Dulce e outros especialistas convidados do SEBRAE.

 

Confira a Programação do evento:

 

Recepção, Credenciamento e Divisão de Grupos
Data: 25/05 às 8h00
Palestrante: Sandson Azevedo, Carmen Dulce e Vivian Miranda

Oficinas – Fase 1
Coaching Game – Points of You e Punctum
Data: 25/05 às 9h00

Networking
Data: 25/05 às 10:30

Oficinas – Fase 2
Coaching Game – Points of You e Punctum
Data: 25/05 às 11:00

Share Idea
Palestrantes: Sandson Azevedo, Carmen Dulce e Vivian Miranda
Data: 25/05 às 12h00

Encerramento
Data: 25/05 às 14h00

UDF realizará evento em comemoração ao Dia Profissional de RH



De 29/05 a 31/05, o UDF irá promover o evento “Dia do Profissional de RH”. O objetivo do evento é comemorar o Dia do Profissional de Rh que será no próximo dia 03/06. Serão oferecidas palestras e oficinas para os alunos e toda comunidade externa.

O evento foi planejado e organizado pelo coordenador do curso Prof.º. Me. Sandson Azevedo, os representantes de turma e os embaixadores do curso de Gestão em Recursos Humanos.

As palestras e oficinas serão oferecidas no período matutino e noturno, a participação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição, pois as vagas são limitadas.

 

Confira a programação do evento:

 

MANHÃ

Recepção/Abertura do Evento
Palestrante: Prof.º Me. Sandson Azevedo
Horário: 8h às 8h30
Data: 29/05

Empreendedorismo no RH
Palestrante: Vivian Miranda (Gestora de RH e Colaboradora do SEBRAE)
Horário: 8h às 9h45
Data: 29/05

O Mercado de Trabalho para o Profissional de RH no Distrito Federal
Palestrante: Carolina Borges (SPOT/STAG)
Horário: 10h às 11h15
Data: 29/05

Para realizar sua inscrição, clique aqui! 

 

NOITE

Feira de Empregos
Palestrante: Empresas de estágios e empregos ofertando vagas
Horário: 18h às 19h30
Data: 29/05

Recepção/ Abertura do Evento
Palestrante: Prof.º Sandson Azevedo
Horário: 19h30 às 20h
Data: 29/05

Papo RH
Palestrante: Laís Oliveira Melo (Aluna de RH do UDF)
Horário: 20h30 às 21h
Local: Auditório UDF
Data: 29/05

Trajetória de um Profissional de RH
Palestrante: Marly Vidal (Sabin)
Horário: 21h15 às 22h15
Local: Auditório UDF
Data: 29/05

Para realizar sua inscrição, clique aqui!

 

OFICINAS

Gameficação
Facilitator: Monclair Cammarota (Ekoá Jogos e Gamificação)
Horário: 8h30 às 11h.
Local: Sala T42
Data: 31/05
Inscrição: clique aqui!

Desenvolvimento das Novas Lideranças
Facilitador: Prof.ª Me Amanda Walter (Docente no UDF e colaboradora do SEBRAE)
Horário: 8h30 às 11h.
Local: Sala T44
Data: 31/05
Inscrição: clique aqui!

 

Atividades Interativas

 

Trilha da Carreira em GRH com Painéis Auto Informativos
Local: Hall em frente ao Auditório
Data: 31/05

Balcão do Saber
Local: Hall ao lado do Auditório
Data: 31/05

Conheça os cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo!



Design de Interiores

O profissional formado nesta área é multidisciplinar, pois poderá atuar em escritórios de design ou arquitetura, empresas especializadas em materiais e revestimentos, construtoras, imobiliárias, lojas de decoração e iluminação; desenvolver projetos de interiores para ambientes residenciais, comerciais e institucionais respeitando a sustentabilidade e, principalmente, utilizando as novas tecnologias do mercado.
Este profissional deve ser organizado e atento aos detalhes e avaliar as melhores práticas para execução de um projeto. Durante o curso nossos alunos irão aprender como deve ser realizada a escolha adequada de produtos, matérias e equipamentos para o projeto. Outras habilidades desenvolvidas no curso são a de senso estético e de visão espacial.

O Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para esta área é promissor, pois cada vez mais crescem o número de apartamentos entregues pelas construtoras, e que precisam de um profissional capacitado para trabalhar com projetos que demandam melhor aproveitamento de espaço. A remuneração dos profissionais desta área varia entre R$ 1500,00 e R$ 4000,00, isso será estipulado de acordo com o tempo de trabalho e experiência do profissional.

Foco do Curso

● Formar profissionais capazes de propor soluções físico-espaciais, estéticas, criativas e aptos a adequar os espaços arquitetônicos residenciais e comerciais considerando os aspectos funcionais de maneira a traduzir as necessidades dos clientes;
● Conceber projetos de interiores com organização e planejamento de todos os espaços edificados para a conservação e valorização do ambiente construído e a utilização racional dos recursos disponíveis;
● Desenvolver a capacidade criativa e o conhecimento de materiais sustentáveis e das tecnologias.

Grade Curricular

A grade curricular é dividida entre aulas práticas e teóricas para que o profissional tenha uma formação completa, e o mais importante, que atenda as exigências do mercado de trabalho. A metodologia de ensino é diferenciada, e o corpo docente é especializado para garantir o sucesso no aprendizado. A matriz curricular é composta por disciplinas como Projeto de interiores residencial e comercial, Paisagismo aplicado ao design de interiores, computação gráfica (utilizando os softwares AUTOCAD e PROMOD), Instalações prediais, Conforto ambiental, entre outras.

Inscreva-se Aqui!

 

Arquitetura e Urbanismo

 

O campo de atuação do Arquiteto e Urbanista é bem diversificado. Ele poderá atuar na produção de projetos de espaços ligados à habitação de uso coletivo ou individual, construções comerciais e institucionais visando às várias fases de concepção. Também, pode elaborar projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, considerando os fatores de custo, durabilidade, especificações, bem como as legislações, de modo a satisfazer às condições culturais, econômicas, estéticas, técnicas e ambientais, de acordo com o perfil do usuário e sua inserção no espaço construído.

O Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Arquiteto é bem abrangente. Atualmente, existem novas possibilidades e modalidades que não dependem diretamente da construção civil, o profissional pode atuar também com gestão de projetos, arquitetura de interiores, concursos públicos, consultorias, trabalhar em ONGs e desenvolver pesquisas na área. A média salarial paga para o profissional é de R$ 2700,00 a R$ 11.500,00, mas isso irá variar de acordo com sua experiência profissional e tempo de serviço.

Foco do Curso

● Capacitar o aluno para atuar nas áreas de projetos arquitetônicos habitacionais, comerciais e institucionais, com ênfase na produção de projetos urbanos integrados com a paisagem/ ambiente;
● Desenvolver projetos e atividades ligados à conjuntura local, regional, nacional e internacional, levando em consideração os aspectos científicos, tecnológicos, socioeconômicos, ambientais, históricos e contemporâneos;
● Atualizar-se profissionalmente, tanto no campo das novas tecnologias quanto no campo da ética e da legislação profissional.

Grade Curricular

A matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo é composta de disciplinas práticas e teóricas, para que o profissional tenha uma formação completa. O projeto pedagógico do curso foi desenvolvido de maneira dinâmica e inovadora, nossos alunos tem o apoio total dos professores do primeiro ao último semestre do curso. A pesquisa científica também é muito explorada durante o curso, pois os alunos podem submeter projetos de iniciação científica, e concorrer a bolsas de pesquisa ofertadas pela universidade para desenvolvimento. A matriz curricular é composta por disciplinas como Projeto Arquitetônico, Computação Gráfica (utilizando os softwares AUTOCAD e REVIT), Planejamento Urbano e Regional, Conforto Ambiental, Urbanismo, Patrimônio e Restauro, Paisagismo, entre outras.

Inscreva-se Aqui!

Projeto #TreinaUDF promove evento aberto à comunidade



Nos dias 2 e 3/05, aconteceu no UDF um evento do projeto #TreinaUDF criado pela Prof.ª Kettyplyn Sanches e os alunos do curso de Gestão em Recursos Humanos. O projeto consiste em oferecer oficinas para capacitação de alunos e do público externo.

 

O evento ofereceu no total 24 workshops que conseguiu atingir um público de 770 pessoas participantes. Os principais temas abordados foram sobre gestão e organização do tempo, comunicação, oratória, liderança, relacionamento interpessoal, entrevista de emprego, elaboração de currículo, marca profissional, ABNT, produtividade e eficiência no trabalho, feedback e auto capacitação para o mercado de trabalho.

 

O coordenador Prof.º Sandson Azevedo, ressalta, que a participação do aluno nesse tipo de evento é fundamental. As atividades do evento foram organizadas de forma estratégica pela Prof.ª Kettyplyn Sanches, que colocou os alunos como responsáveis pelo levantamento das possíveis brechas do mercado de trabalho. Com o objetivo de melhorar a empregabilidade do público participante do evento.

 

Nos dias 10 e 24/05, será realizado também mais uma etapa do evento #TreinaUDF, desta vez, serão oferecidos 2 workshops direcionados para os alunos do último semestre do curso de Enfermagem. Já em 4/06 haverá o encerramento das atividades com a preparação dos alunos para a Prova Institucional, nesta etapa espera-se um público de aproximadamente 1000 participantes no evento.

Confira as fotos do evento:

Curso de Engenharia Civil realiza visita técnica em Estação de Tratamento de Esgoto



No último dia 07/05, os alunos do curso de Engenharia Civil do UDF realizam visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto Sul, na cidade de Brasília. O Prof.º Sandro Pedrotti Acosta é o responsável pela disciplina Saneamento Ambiental II e acompanhou os alunos durante a visita técnica.

O principal objetivo da visita era mostrar para os alunos como acontece o processo de tratamento de esgoto na prática. Esse tipo de aula, in loco, auxilia de forma positiva na formação do aluno, pois faz com que ele visualize na prática os conteúdos teóricos estudados em sala de aula.

Além dos processos de tratamento de esgoto, os alunos também conheceram de perto outros processos na estação de tratamento, são eles: etapas de tratamento de esgoto, preliminar, primário, secundário e terciário, entrada de esgoto bruto, lavagem de gases, gradeamento, desarenadores, separação de fases sólido e líquida, decantadores primários, secundários e terciários, tratamento biológico, zona aerada, zona anóxica,nitrificação,desnitrificação, recirculação e aproveitamento de lodo ativado, adensamento e descarte de lodo e controle operacional.

Informação importante: o UDF não possui parcerias para vendas de livros!



Alunos, ATENÇÃO!

Toda e qualquer comunicação sobre benefícios que não forem realizadas pelos meios oficiais da instituição devem ser desconsideradas.

Informamos que não indicamos ou temos parceria com empresas para venda de cursos, livros, apostilas ou materiais usados em práticas laboratoriais (ou outros) e não autorizamos o uso do nosso nome à empresas terceiras nesse tipo de tratativa com a comunidade acadêmica.

Agradecemos a compreensão.

UDF realiza plantão fiscal para auxiliar na declaração do Microempreendedor Individual - MEI



Durante o mês de maio, o UDF irá realizar o Plantão Fiscal para Microempreendedores Individuais. O plantão será realizado pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e irá acontecer na sede do Centro Universitário. O atendimento será feito pelos alunos do curso de Ciências Contábeis do UDF, sob a supervisão de professores e com o apoio técnico da Receita Federal.

De acordo com a Receita Federal, a Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual – DANS -SIMEI, referente ao ano de 2018, deverá ser entregue até o próximo dia 31/05. Em caso de atraso na entrega da declaração o microempreendedor pagará uma multa no valor de R$ 50,00 ou a taxa de 2% ao mês –calendário ou fração.

O plantão fiscal até o dia 17/05 irá acontecer às terças e quintas-feiras das 18h30 às 19h15 e entre os dias 20/05 e 31/05, irá ocorrer de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 19h15. Não será necessário agendamento, pois os atendimentos ocorerrão por ordem de chegada, basta comparecer nos horários indicados munido dos seguintes documentos: Comprovante de MEI, CNPJ, Código de Acesso e o Relatório Mensal de Receitas.

O UDF está esperando por você: venha nos conhecer!



Ao escolher uma instituição de ensino superior, diversos fatores devem ser levados em consideração, entre eles a infraestrutura do campus no qual você dará um grande passo em sua carreira acadêmica e profissional.

Por isso, é importante conhecer cada pedacinho do local em que irá estudar e saber todos os diferenciais que ele poderá te proporcionar; ter a experiência por completo!

Tanto quanto as salas de aula, os espaços de convivência, laboratórios, auditórios e bibliotecas farão parte do seu processo de aprendizado e são determinantes para que a sua jornada na graduação seja a melhor possível!

O Campus do UDF está localizado em Brasília – DF. A estrutura possui uma área de aproximadamente 28 mil m² construídos, incluindo laboratórios, núcleos de atendimento e biblioteca.

 

Quer ver de pertinho tudo o que o UDF tem para te oferecer?

Então, visite o nosso campus!

É só preencher o formulário de inscrição clicando aqui.

 

 

Confira as fotos do nosso Campus:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por UDF Centro Universitário (@udf_oficial) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por UDF Centro Universitário (@udf_oficial) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por UDF Centro Universitário (@udf_oficial) em

Curso de Engenharia Civil realiza visita técnica na Estação de Tratamento de Água.



No último dia 06/05, os alunos do curso de Engenharia Civil do UDF realizaram uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água de Brasília- ETA. O Prof.º Ms. Sandro Pedrotti Acosta, que é responsável pela disciplina de Saneamento Ambiental I, acompanhou os alunos durante a visita técnica. O objetivo da visita era mostrar para os alunos como funciona o processo de tratamento de água na prática.

Além do processo de tratamento de água, os alunos também tiveram contato com outros processos na estação de tratamento, são eles: captação de água bruta, unidade de mistura rápida – calha Parshall, coagulação, floculação, filtração, polimento final, cloração, correção de Ph, fluoretação, reservação e distribuição de água tratada, obtenção de lodo residual (centrifugação), tratamento de lodo e descarte.

Confira fotos do evento:

Curso de Direito do UDF realiza visita técnica no Instituto de Criminalística.



No último dia 26/04, os alunos do curso de Direto do UDF realizaram uma visita técnica no Instituto de Criminalística na Polícia Civil do Distrito Federal. Na ocasião os alunos conheceram a nova estrutura do instituto que passou por uma reinauguração recentemente.

 

A visita foi organizada e orientada pela Prof.ª Ana Paula Correia de Souza e realizada pelos alunos do 5º ao 10º semestre do curso, que tiveram a oportunidade de vivenciar de perto a rotina de trabalho dos peritos criminais, que atuam em áreas com crimes violentos, perícias audiovisuais, balística, documentos cópia e laboratório forense.

 

Para a formação dos alunos, esse tipo de aula, in loco, é benéfica, pois faz uma ponte entre a teoria trabalhada em sala e o dia-a-dia da profissão na prática.

 

Confira as fotos da visita:

 

 

 

 

Vida Profissional: como a graduação influencia sua carreira



Ter um diploma acadêmico é importante não apenas para a vida profissional, mas também para a pessoal — afinal, as duas estão muito relacionadas, não é mesmo?

Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que a remuneração de quem conclui o Ensino Superior pode ser três vezes maior em relação àqueles que não completaram a graduação.

O motivo para isso é simples: uma pessoa formada é considerada mais preparada para ocupar cargos mais elevados, pois adquiriu muitos conhecimentos e habilidades ao longo dos anos de graduação. Por isso, fazer faculdade é um investimento que vale a pena, mesmo em momentos de instabilidade econômica.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as vantagens que o curso superior pode trazer para a sua vida profissional. Boa leitura!

 

Ocupar vagas mais concorridas

 

Em geral, as vagas de emprego são acirradas e, se você ainda não concluiu o Ensino Superior, seu currículo pode ser dispensado rapidamente. Afinal, os gestores querem pessoas capacitadas e com as competências necessárias para fazer parte da equipe.

Durante a faculdade, é possível fazer estágios que contribuem para a adaptação à rotina empresarial. Isso mostra para os recrutadores que você está preparado para os diversos desafios que a vida profissional impõe. Além disso, as próprias aulas teóricas e práticas ajudam a construir um conhecimento mais maduro.

 

Ampliar possibilidades de atuação

 

O curso superior permite que você amplie sua rede de contatos, o que é importante para expor seu potencial e ter indicações a empregos. Além disso, o diploma pode abrir outras oportunidades para a sua carreira.

A graduação é pré-requisito para a pós-graduação, como o mestrado e o doutorado. Com esses títulos, você pode atuar na área acadêmica, seja com aulas ou pesquisas. Outra possibilidade é se especializar e abrir seu próprio negócio.

 

Aumentar a qualificação profissional

 

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, nesse contexto, ter um curso superior oferece mais garantia de sucesso para os negócios. Isso acontece porque a qualificação profissional é essencial para que você exerça suas funções com propriedade.

Além disso, o conhecimento permite que você execute tarefas menos operacionais e assuma cargos de liderança. Com isso, a empresa sabe que poderá contar com você para resolver qualquer problema.

Construir uma carreira sólida

A graduação é fundamental para quem quer ter uma carreira sólida e que permita aproveitar as melhores oportunidades e alcançar os objetivos profissionais. Com o diploma, você pode fazer outros cursos e crescer na empresa.

Ao alcançar cargos mais altos ou ao abrir o seu próprio negócio, é possível lançar um serviço diferenciado no mercado e se destacar. Para isso, não deixe de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, elaborando um plano de carreira eficiente.

Fazer uma faculdade não é garantia de uma vida profissional de sucesso absoluto, mas ter um diploma pode dizer muito sobre você. Afinal, apenas quem arca com as responsabilidades de um curso e consegue concluir um ciclo de aprendizado pode receber o documento. Isso é algo muito valorizado no mercado de trabalho e, por isso, você não pode deixar esse fator de lado!

Caxumba: conheça os sintomas e previna-se!



A caxumba é uma doença infecciosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, que provoca inflamação não só nas glândulas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais. São sintomas: febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, dor ao mastigar, dor ao engolir, e aumento das glândulas atrás da mandíbula.

 

A doença é transmitida por vias aéreas, através da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas e atinge, principalmente, homens e adultos na faixa etária de 20 a 49 anos. Em caso de surto, as gestantes devem ser afastadas do trabalho ou alocadas em funções salubres.

 

Se você tem um ou mais destes sintomas ou gostaria de vacinar-se com a tríplice-viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, recomendamos que procure a unidade de saúde mais próxima – no caso, o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

 

Saiba mais

• Contágio – a pessoa acometida pode estar transmitindo a caxumba (sem saber) uns três dias antes dos sintomas começarem. E permanece contagiosa até mais ou menos 7 a 10 dias depois que os sintomas surgiram. O período de incubação dura de 2 a 3 semanas.

• Complicações – a caxumba pode causar meningite, encefalite, surdez, hepatite. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos ovários e testículos podendo levar a esterilidade e/ou impotência sexual.

• Cuidados – isolamento de 10 a 15 dias após o início dos sintomas, além de boa alimentação, hidratação e repouso.

 

Além da vacinação, veja abaixo quais cuidados devem ser tomados para evitar a transmissão da doença:

  • Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da caxumba;
  • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

 

 

Previna-se e compartilhe essas informações com seus amigos!

Renovação de Bolsas do ProUni – 1º semestre de 2019: confira os prazos!



Alunos (as) bolsistas do ProUni (exceto os (as) aprovados (as) no 1º semestre de 2019), fique atento (a) ao prazo:

você tem até 29/06/19 para comparecer à Central de Atendimento ao Aluno – CAA e assinar o Termo de Atualização Coletiva de Bolsa.

Lembrando que é necessário apresentar um documento de identificação.

 

 

Representantes de IES da América Latina e Caribe se reúnem na Cruzeiro do Sul.



No dia 25 de abril, diversas entidades representativas do ensino superior de países da América Latina e Caribe participaram do VII Encontro Realcup, realizado pela primeira vez no Brasil, na sede do Semesp, em São Paulo.

Vários temas relevantes ao ensino superior foram discutidos em apresentações dos membros da Rede de Associações Latino-americanas e Caribenhas das Universidades Privadas.

Um dos temas apresentados foi a diversidade das instituições de ensino superior e o que pode ser feito para se garantir a qualidade da educação diante desse cenário de pluralidade de portes e visões.

Para mais detalhes dos assuntos discutidos, clique aqui 

Ao final de um dia de muita reflexão e debate, todos desfrutaram de um delicioso jantar de confraternização na biblioteca do campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, onde também conheceram as instalações do campus.

O diretor-presidente da Cruzeiro do Sul Educacional e também presidente do Semesp, Prof. Hermes Figueiredo foi quem deu as boas-vindas aos convidados.

Confira fotos do evento:

 

 

 

 

UDF realiza a 5ª edição do Dia do Profissional Empreendedor e a 4ª feira de Empreendedores



Nos dias 2 e 3 de maio o UDF realizará, a 5ª edição do Dia do Profissional Empreendedor e a 4ª feira de Empreendedores do UDF. O evento que será organizado pelo Conecta, que é responsável por administrar as atividades sobre Empreendedorismo, Extensão Universitária e Responsabilidade Social da Instituição. A programação do evento será diversificada e dividida entre palestras e aulas especiais, sobre os seguintes temas: Empreendedorismo e Internacionalização, Mercado de Trabalho, Gestão de Projetos, Liderança e Gestão do Tempo.

Os eventos são destinados para os alunos da graduação do UDF e também ao público externo. Todas as atividades do evento são gratuitas, porém com vagas limitadas. A programação e os links para inscrição estão disponíveis na página, clique aqui.

Projeto Multidisciplinar do UDF: Projeto UDF É POP! Realiza ação social em Hospital Regional do Paranoá (Brasília-DF).



No último dia 09/04, sete professores e 98 alunos dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Direito (Projeto UDF SEM FRONTEIRAS), do Projeto UDF é POP, realizaram ação a convite da Secretaria de Saúde do DF atendendo 312 pessoas. O objetivo da ação foi promover a saúde integral e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social e a interação do discente do UDF nos seus vários cursos da área de saúde e social.

Cinco tendas foram montadas no estacionamento do Hospital e foram realizadas atividades por toda a manhã. Alunos de educação física realizaram acolhimento com o “Abraço Grátis”, prática de Yoga e atividades para o desenvolvimento psicomotor infantil. O grupo de Odontologia realizou Apresentação de Teatro com fantasias sobre a prevenção de doenças bucais. Foi realizada instrução de higiene bucal e levantamento de condição e necessidades de saúde bucal, doação de kit de higiene bucal pela Secretaria de Saúde, orientação, avaliação de risco de cárie, aplicação de verniz fluoretado e encaminhamento para a Clínica-Escola.

A Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia realizaram a aferição da pressão arterial, glicemia e avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência da cintura). Foi realizada pesquisa com questionário de Qualidade de Vida (WHOQOL) e de nível de Atividade Física (IPAQ). Os grupos de Psicologia e Direito realizaram atendimento e orientação em saúde mental e em direito das famílias e violência contra a mulher, individualmente.
Agradecemos aos coordenadores de cursos, alunos e professores: Caroline Mohamed, Suliane Rauber, Juliana Nóbrega, Flávia MiquetIchuc, Carolina Prado, Anelise Muniz e Anderson Costa e a Secretaria de Saúde na figura do Sr. Eliel Carvalho.

 

Confira fotos do evento:

 

Alunos do UDF em atendimento no evento De Olho na Saúde

 

 

Alunos da UDF em evento no Hospital Municipal do Paranoá

 

Alunas do UDF no evento “DE OLHO NA SAÚDE”

Vem aí o Treina UDF: oficinas acontecerão dias 2 e 3 de maio.



Capacitar jovens que buscam oportunidades no mercado de trabalho e alunos que, ao ingressar na universidade se deparam com novos desafios, é a finalidade do @treinaudf.

 

Este é um projeto desenvolvido por alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos supervisionado pela professora Ma. Ketty Sanches. Visando melhorar a empregabilidade e auxiliar na preparação para a vida profissional da comunidade de Brasília, os assuntos vão desde assuntos profissionais e acadêmico até dicas de relacionamento interpessoal.

As oficinas se iniciarão nos dias 2 e 3 de maio, algumas delas dentro da semana do empreendedorismo, no UDF, e terão em média 1 hora de duração. No total serão 24 oficinas distribuídas nos períodos matutino e noturno.

 

Mais informações podem ser visualizadas nas redes sociais por meio da hashtag #treinaudf e no Instagram (@treinaudf), onde são divulgados diariamente informações sobre os workshops desenvolvidos pelos alunos, os flyers com as descrições das temáticas de cada oficina e textos correlatos com a disciplina de Treinamento e Desenvolvimento coordenado pela professora Ketty Sanches. “Como monitora tem sido um desafio prazeroso desenvolver junto à professora um projeto que vai ajudar alunos e comunidade para a recolocação no mercado de trabalho. Sinto-me lisonjeada por participar desse projeto!”, afirma a aluna Yasmin.

O grupo do aluno Marcio Sena desenvolveu o workshop: ‘Sim! Eu posso ser um palestrante’. Esse workshop foi o precursor, a capacitação para que os demais grupos pudessem realizar suas atividades a partir de 02 de maio. Para o grupo, participar do #treinaudf foi uma experiência incrível.

Para o coordenador do curso, Prof. Me. Sandson Azevedo iniciativas como essa, que permitem com que algumas pessoas consigam sua empregabilidade pela aplicação dos conhecimentos de alunos e professores, faz parte do papel social da universidade.

 

Confira quais são as oficinas e se inscreva!

Ação Gera Motivação
Ed. Sede, Sala 122, 19h30 às 20h30
Clique aqui.

Conexões Humanas
Ed. Sede, Sala T – 33, 19h30 às 20h30
Clique aqui.

Você sabe se comunicar em grupo?
Ed. Sede, Sala T – 01, 20h45 às 21h45
Clique aqui.

A Entrevista Ideal: Como se comportar em uma entrevista de emprego
Ed. Sede, Sala 110, 20h45 às 21h45
Clique aqui.

Como se comportar nas redes sociais
Ed. Sede, Sala: 110, 19h30 às 20h30
Clique aqui.

5 passos para se tornar um líder de sucesso
Ed. Sede, Sala 117, às 19h15
Clique aqui.

O APRENDIZ: TÉCNICAS E HABILIDADES PARA O TRABALHO EM EQUIPE.
Sala T-30, Ed. Sede. De 8h30 às 9h30
Clique aqui.

TORNE SEU DIA MAIS PRODUTIVO
Sala T-29, Ed. Sede. De 09h45 às 10h45
Clique aqui.

SAIBA COMO SER PRODUTIVO E EFICIENTE NO LOCAL DE TRABALHO
Sala T-29, Ed. Sede. De 8h30 às 9h30
Clique aqui.

LIDERE ONDE ESTIVER: LIG TREINAMENTO DE LIDERANÇA E INTERAÇÃO DE GRUPO
Sala T-28, Ed. Sede.De 09h45 às 10h45
Clique aqui.

A INCRÍVEL ARTE DE SE VENDER: CONSTRUA A SUA MARCA PROFISSIONAL
Sala T-28, Ed. Sede.De 8h30 às 9h30
Clique aqui.

COMUNIQUE-SE BEM: FEEDBACK
Sala T-25, Ed. Sede. De 9h às 10h20
Clique aqui.

VOCÊ SABE COMO SE AUTOCAPACITAR PARA O MERCADO DE TRABALHO?
Sala T-20, Ed. Sede. De 19h30 às 21h45
Clique aqui.

 

 

Comunicado: o prazo de aditamento de renovação do FIES 2019.1 está acabando!



Dia 30/04 encerra-se o prazo para os aditamentos de renovação do 1º semestre de 2019.

Não perca o prazo de validação: acesse o site do SisFies com seu login e senha, verifique se as informações estão corretas e conclua seu aditamento de renovação.