XIII Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro será realizado com o co-patrocínio do UDF

Estão abertas as inscrições para o XIII Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro, que será realizado em 16 e 17/08 no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Juristas brasileiros e estrangeiros irão debater temas como direito de imagem, os direitos fundamentais do consumidor, os direitos autorais, streaming, a realidade digital, além de toda a complexidade do compliance.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 15/08 pelo site do Instituto Ítalo-Ibero-Brasileiro. Os participantes receberão certificação de 20 horas válida para fins acadêmicos como estudos complementares. A presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, presidirá a sessão solene de abertura do Seminário, no dia 16/08, às 9h, que contará com a presença dos embaixadores da Itália, de Portugal, da Espanha e da União Europeia, entre outras autoridades.

Entre os expositores e presidentes de mesa estão o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins; o Corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha; a diretora-geral da Enfam, ministra Maria Thereza de Assis Moura e os ministros do STJ Napoleão Nunes Maia Filho, Jorge Mussi, Mauro Campbell Marques, Paulo de Tarso Sanseverino, Villas Bôas Cueva, Marco Buzzi, Moura Ribeiro, Rogerio Schietti Cruz, Gurgel de Faria e o ministro aposentado Ruy Rosado de Aguiar.

O evento também contará com a participação, dentre outros, dos professores Rui de Figueiredo Marcos (Universidade de Coimbra), António Pinto Monteiro (Universidade de Coimbra), José Julio Fernandez (Universidade de Santiago de Compostela), Marco Olivetti (Universidade LUMSA de Roma), Roberto Rosas (Unb), Ibsen Noronha (Universidade de Coimbra), Silmara Chinellato (USP), Juliano Maranhão (USP), Frederico Viegas (Unb), Leonardo Bessa (MPDFT), Antenor Madruga (advogado), Márcio Garcia (Rio Branco), Diógenes Carvalho (Brasilcon), Álvaro Iglesias (PUC – Campinas), José Carlos Costa Netto (TJSP), Roberto Corrêa de Mello (advogado) e Maristela Basso (USP).

O evento é promovido pelo Instituto Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos com apoio do STJ, do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CJF), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam), Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), da Universidade de Coimbra, da Libera Università Maria Santissima Assunta (Lumsa de Roma) e da Universidade de Santiago de Compostela. O UDF é co-patrocinador do seminário.

Clique aqui e confira a programação completa do seminário.