VI Semana de Arquitetura, Design Gráfico e Interiores abordou diversidade e interdisciplinaridade no UDF

A VI Semana de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e de Interiores do UDF (SEMADI 2018) ocorreu nos dias 01 a 03/10. Ela foi organizada pelos Coordenadores dos Cursos, Profa. Me. Ana Carolina Correia Lima Sant´Ana e Prof. Me. Ricardo Brancaglion.

Trata-se de um evento anual com participação dos discentes, docentes, bem como palestrantes externos e internos. Tem como objetivo a realização de atividades de complementação dos estudos em sala de aula, visando a ampliação do repertório intelectual e sociocultural dos alunos.

Nesse ano, a temática apresentada tratou de diversidade e  interdisciplinaridade, visto que foi o primeiro ano a integrar os três Cursos. Assim, a SEMADI 2018 contou com aproximadamente 1.083 participantes. Dentre eles, 31 alunos expuseram seus trabalhos, 61 alunos colaboraram como monitores, oficiantes e palestrantes, além de participar ativamente da organização e divulgação do evento.

Nesse sentido, destacam-se a Profa. Andrea Judice e os alunos do Curso de Design Gráfico: André Vinicius Melo de Souza, Samuel Eufrauso Barbosa e Caio Cezar C. Rabelo. Importante ressaltar a participação dos alunos da Arquitetura e do Urbanismo, como: Gustavo Vila-Nova Lorenzo, Liana Maria Figueiredo de Oliveira, Camila Muniz de Faria, Guilherme Prudêncio Del Castilo e da turma do terceiro e quarto semestre do Design de Interiores. O corpo docente também foi efetivamente engajado por meio de palestras, oficinas, bem como visitas técnicas proporcionadas pelos Professores Andrea Judice, Marcelo Judice, Giorgia Barreto, Marcelo Almeida, Tagore Vilela, Mariana Arrabal, Priscila Erthal, Karinne Tavares, Henrique Nery e Denise Schueler.

As atividades ocorreram nos períodos matutino, vespertino e noturno. Foram realizadas palestras de temas relacionados à atuação do profissional Arquiteto e Urbanista, oficinas organizadas por professores e alunos, apresentação de trabalhos desenvolvidos em disciplinas ao longo do curso, apresentação das atividades de pesquisa e extensão do curso e mostra de trabalhos e desenhos desenvolvidos pelos alunos.

As palestras do curso de Design, ficaram a cargo dos Designers Nestablo Ramos e Susana Salles Brancaglion. Nestablo apresentou o Kit de Educação Ambiental, que consta de série de quadrinhos voltados para o público infantil e trata do tema de meio ambiente. Já a Designer de Interiores Susana Salles Brancaglion apresentou tema relacionado à moda com o uso do tecido na decoração de interiores.

Duas oficinas se destacaram pela quantidade de alunos presentes: a Oficina de Grafite coordenada pelos Professores Marcelo e Andrea Judice e conduzidas pelo grafiteiro Luiz Guilherme (Vulgo) e os alunos do UDF Samuel e Flávio. Ela contou com 65 participantes; e a sessão de apresentação de filme Brasília 360 graus, cedidos pela Rede Globo Brasília e pela produtora Granmidia, com a autorização de Sylvio Lima, em que 83 alunos participaram.

Dessa forma, além de valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido no UDF, a SEMADI contou com a presença de palestrantes externos de outras instituições de ensino como a Profa. Dra. Sylvia Ficher e o Prof. Dr. Caio Frederico e Silva da Universidade de Brasília (UnB), a Profa. Dra. Carla Dias da Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Prof. Msc. Matheus Mendes do IESB. Houve também palestras da AGEFIS, Eng. Cristiano Cunha e do Hospital Sarah de Brasília com a participação do Arq. Rafael Oliveira, organizadas pela Profa. Patrícia e o discente Guilherme Prudêncio, respectivamente.

Acreditamos assim, que a SEMADI 2018 proporcionou aprendizado continuado e interdisciplinar para seus participantes. Logo, houve o estímulo da interação entre os alunos dos cursos, e o contato com temáticas atuais, relacionadas ao mercado de trabalho e suas possibilidades de atuação.