UDF recebe Condecoração com Medalha ao Mérito no Peru

No início de dezembro, a Reitora do UDF, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, recebeu uma Condecoração com Medalha ao Mérito, em Lima, no Peru, concedida pelo Órgão de Relações Internacionais do país, pelo trabalho realizado em parceria entre o UDF e a Embaixada do Peru no Brasil.

A estada em Lima teve como objetivo, além da homenagem recebida pela Reitora, consolidar parcerias focadas na integração entre o Peru e o Brasil, especialmente para fomentar a educação superior de qualidade, a capacitação, o aperfeiçoamento, o estímulo a inovação, a responsabilidade social e o crescimento da internacionalização acadêmico-científica entre os dois países.

Durante as solenidades, em Lima, o UDF assinou convênios de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural com o Centro de Altos Estudios Nacionales Escuela de Posgrado do Peru (CAEN) e com o Instituto Científico y Tecnológico Del Ejército del Peru (ICTE).

“Foi uma imensa honra e grande orgulho que recebi a condecoração de medalha ao mérito e também uma oportunidade grande de ampliar a internacionalização no UDF com tão importantes Instituições Acadêmico-científicas e de pesquisa do nosso país vizinho, o Peru, com tantas diversidades culturais, éticas e linguísticas”, disse a Reitora, Dr. Beatriz Eckert-Hoff.

As solenidades contaram com a presença de autoridades do Governo e do Exército peruano e teve apresentação das bandas do Exército e da Aeronáutica do Peru.

A Reitora também teve uma reunião com o Reitor da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), Dr. Orestes Cachay Boza, para firma de convênio, onde visitou também as Faculdades de Direito e de Ciência Política. A UNMSM é a IES mais renomada do país, foi fundada em 1.551, é a primeira universidade peruana e a mais antiga do continente americano. Formou a maior parte dos mais influentes cientistas, políticos, escritores e filósofos do Peru contemporâneo, dentre os quais destacam-se: Alan García (Advogado e Presidente do Peru por duas vezes), Gustavo Gutiérrez (Teólogo e Sacerdote Dominicano), Mario Vargas Lhosa (Escritor, Nobel Literatura 2010).

“As preocupações em torno de pesquisas sobre a Amazônia, sobre a Biodiversidade, o Meio-ambiente, Seguridade e defesa na cultura do câmbio, Integração geopolítica e geoeconômica sul-americana, sustentabilidade, foram a tônica da conversa para firmar os convênios e as parcerias”, finaliza a Reitora.