UDF promove Seminário Internacional sobre Direito do Trabalho

No dia 1º de novembro, das 8h30 às 22h, o Programa de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF promove o Seminário Internacional: O Direito do Trabalho e seus Desafios Contemporâneos que acontecerá no Auditório Ed. Sede UDF localizado no endereço SEP/SUL EQ704 / 904 Conj. A – Brasília / DF.

Organizado pelo Prof. Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira, professor titular e coordenador acadêmico do Mestrado em Direito da instituição, pela Profa. Dra. Lorena Vasconcelos Porto e pelo Prof. Dr. Cláudio Jannotti da Rocha, todos professores titulares do UDF, o evento contará com a presença de professores europeus e brasileiros que trarão debates e reflexões sobre os desafios enfrentados pelo Direito do Trabalho no mundo contemporâneo, inclusive sobre as reformas trabalhistas implementadas na Europa e no Brasil.

O UDF é a primeira Instituição de Ensino Superior do DF, bem como a pioneira no curso de graduação em Direito e na implementação de um Programa de Mestrado em Direito destinado exclusivamente aos dois ramos da área que serão debatidos neste Congresso: Direito do Trabalho e Direito da Seguridade Social (Direito das Relações Sociais e Trabalhistas).Ramos que estão sendo objeto de modificação normativa no Brasil.

O evento é destinado a estudantes, pesquisadores e professores de Direito, Ciências Sociais e de áreas afins do Distrito Federal e de todo o Brasil, de iniciativa pública e privada. Também destina-se aos Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD), bem como aos profissionais como advogados, juízes, desembargadores, ministros, administradores, economistas, sociólogos, filósofos e membros do Ministério Público.

As vagas são limitadas e a entrada é gratuita mediante inscrição, que deve ser feita no site do evento. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Referente a submissão dos trabalhos científicos

Vale salientar que estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos relacionados ao tema central do seminário. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o evento. O grupo de trabalho será coordenado pelos Professores Doutores Ricardo José Macedo de Britto Pereira, Lorena Vasconcelos Porto e Cláudio Jannotti da Rocha, todos integrantes do Corpo Docente do Mestrado em Direito do UDF.

Importante: A submissão dos resumos e solicitações de informações devem ser encaminhadas para o e-mail: mestradodireito@udf.edu.br até o dia 24 de outubro.

Confira a programação do Seminário:

8h30 às 9h – Credenciamento e Cerimônia de Abertura

Painel Manhã – Presidente da Mesa: Profa. Dra. Lorena Vasconcelos Porto – UDF Tema: O Direito do Trabalho e suas interfaces

9h30 às 10h30 – Conferência: A Importância do Direito do Trabalho na União Europeia – Democracia e Direito do Trabalho – Prof. Dr. Emmanuel Dockès (Universidade de Paris X – França)

10h30 às 11h30 – Conferência: Desafios Contemporâneos do Direito do Trabalho – Prof. Dr. Jens M. Schubert (Universidade de Humboldt – Alemanha)

11h30 às 12h30 – Debate – Prof. Dr. José Roberto Freire Pimenta (Centro Universitário do Distrito Federal – UDF)

Grupo de Trabalho Tarde – Local: Sala do Mestrado – 4º andar

16h às 18h – O Direito do Trabalho e seus Desafios Contemporâneos – Prof. Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira (Centro Universitário do Distrito Federal – UDF), Profa. Dra. Lorena Vasconcelos Porto (Centro Universitário do Distrito Federal – UDF) e Prof. Dr. Cláudio Jannotti da Rocha (Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)

Painel Noite – Presidente da Mesa: Prof. Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira – UDF Tema: A desnaturação do Direito do Trabalho brasileiro

19h às 19h30 – Palestra: A terceirização na contemporaneidade brasileira – Profa. Dra. Gabriela Neves Delgado (Universidade de Brasília – UnB)

19h30 às 20h – Palestra: A dispensa coletiva no Direito brasileiro, Direito Internacional e no Direito Comparado – Profa. Dra. Lorena Vasconcelos Porto (Centro Universitário do Distrito Federal – UDF)

20h às 20h30 – Palestra: O meio ambiente de trabalho e a dispensa – Prof. Dr. Cláudio Jannotti da Rocha (Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e Universidade Federal do Espírito Santo- UFES)