Notícia



UDF lança livro sobre os 30 anos da Constituição

Em 06 de dezembro o UDF lançou o livro sobre os 30 Anos da Constituição Federal de 1988. Uma obra coletiva feita com a participação dos professores de graduação e do Mestrado em Direito da instituição.

 

A cerimônia de lançamento contou com a presença da Reitora do UDF, Profa. Doutora Beatriz Maria Eckert-Hoff, do Ministro Maurício Godinho, do TST, da Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes (TST), do Coordenador e da Vice-Coordenadora do Curso de Direito do UDF, com o Prof. Mestre Paulo Campanha e Profa. Doutora Cecília Lemos, e, do Coordenador do Projeto 30 Anos de Constituição, Prof. Mestre João Carlos Souto, além de vários professores e colaboradores do UDF.

 

A Profa. Beatriz ressaltou o “orgulho de todos no ano em que o Curso de Direito completa 50 anos” bem como da alegria do Grupo Cruzeiro do Sul em apoiar a publicação do livro “30 anos da Constituição de República: análises contemporâneas e necessárias – uma homenagem dos 50 anos do curso de Direito do UDF”.

 

O livro resume a importância da Constituição para a estabilidade política e institucional do país, ressaltando ainda, a honra em receber no UDF os “irmãos da CESUCA, da Região de Porto Alegre”, na pessoa do Diretor, Prof. Ricardo e do Coordenador do Curso de Odontologia, Professor Gabriel.

 

Ao discursar durante o evento, o Ministro Godinho enfatizou a importância da inciativa em comemorar os 30 anos, considerando o significado da Constituição para toda sociedade brasileira. Discursaram ainda o Prof. Paulo Campanha, a Profa. Cecília e o Prof. de Direito Constitucional João Carlos Souto, que lembrou logo que apresentou o Projeto de Comemoração dos 30 Anos da Constituição, recebeu apoio incondicional do Grupo Cruzeiro do Sul. Lembrou ainda do entusiasmo da Reitora Beatriz Eckert-Hoff e da forma como ela abraçou projeto. Fez questão de frisar, inclusive, que “poderíamos chamá-la de Isabel I de Castela, a rainha de Espanha que reformou o Estado espanhol e apoiou a primeira grande navegação que resultou no Descobrimento da América, por Cristóvão Colombo, em 1492”. O Professor Souto lembrou também, que assim como a monarca espanhola a Professora Beatriz “é uma entusiasta das boas ideias, como a do Projeto dos 30 Anos de Constituição”, além de outros em curso ou já implementados.

 

No encerramento da solenidade, a Reitora agradeceu a presença de todos, informando que em 2019, ainda durante as comemorações dos 30 anos da Constituição Federal, será construída a “Calçada da Constituição”, projeto apresentado pelo Professor João Souto.

 

Em seguida serviram um coquetel e os coautores da obra (coordenada pelo Professor Paulo Campanha e pela Professora Cecília Lemos) posaram para uma fotografia.

 

Veja fotos do evento:

 

 

Compartilhe: