UDF auxilia contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2019

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) começa a receber os contribuintes para o Plantão Fiscal 2019, durante os meses de março e abril. O serviço integra as ações do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e tem parceria com a coordenação, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis.

Atendimentos com apoio da Receita Federal

Com apoio técnico da Receita Federal do Brasil, o atendimento é voltado para pessoa física, com renda mensal de até 5 mil reais, empregadores domésticos e microempreendedor individual. Para isso, o NAF prestará atendimento para orientar, preencher e transmitir à RFB a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019, ano-base 2018. Criado há cinco anos, o Núcleo realizou presencialmente mais de 200 atendimentos e consultorias no ano passado e espera superar este número em 2019.

Atendimentos

Em março, o plantão do UDF acontecerá todas as terças e quintas, das 18h30 às 19h15. Já em abril, o atendimento será realizado de segunda a sexta, das 18h30 às 19h15. Os atendimentos para orientações tributárias e/ou apoio ao preenchimento e envio à RFB da declaração serão realizados por ordem de chegada.

Para participar, o contribuinte será estimulado a realizar a doação de 1kg de alimento não perecível, destinado a uma entidade filantrópica a ser definida pelos alunos de Ciências Contábeis do UDF.

O preenchimento da declaração exige a apresentação mínima dos seguintes documentos:

• • Última declaração de IR e o recibo de entrega
  • • Documentos pessoais do declarante (Título de eleitor, CPF e comprovante de endereço)
  • • CPF do(s) dependente(s) (e alimentando, se houver)
  • • Informe de Rendimentos fornecido pela(s) fonte(s) pagadora(s)
  • • Informe de Saldos e Rendimentos pela(s) instituição(ões) bancária(s)
  • • Comprovante de rendimentos recebidos de pessoas físicas (aluguéis, honorários e outros)
  • • Comprovante de apuração mensal do Carnê Leão
  • • Documento de compra e venda de veículo e/ou imóvel durante o período
  • • Comprovante das despesas dedutíveis na apuração da base de cálculo do IR (escola, faculdade, médicos/clínicas/hospitais/laboratórios, previdência complementar, contribuição patronal paga pelo empregador doméstico e pensão alimentícia judicial)
  • • Comprovantes de pagamentos efetuados a aluguéis, arrendamento rural e profissionais autônomos (advogados, engenheiros, arquitetos, corretores, professores etc)

Observação: Após análise da documentação apresentada, outros documentos poderão ser solicitados ao contribuinte para complementar as informações a serem prestadas à Receita Federal do Brasil.

Plantão Fiscal 2019 (NAF – UDF)

Atendimentos: de acordo com a ordem de chegada

Dias disponíveis para o atendimento:

Março: terças e quintas, das 18h30 às 19h15.

Abril: de segunda a sexta, das 18h30 às 19h15

Local: Sede do NAF-UDF (1º andar do edifício sede UDF – 704/904 Sul, conj. A.)