Prof. Leonel Morales realiza visita técnica à Fundación Universitária de Popayan

Entre os dias 7 e 11 de novembro, o Prof. Me. Leonel L. D. Morales visitou a Fundación Universitária de Popayan (FUP) na Colômbia, em uma ação integrante do convênio realizado entre o UDF e a FUP e das atividades da Jornada de Ciências, Tecnologia e Inovação do UDF. Leonel pode realizar uma rápida imersão nos projetos desenvolvidos pelo Coletivo CREA, coordenados pelo Prof. Pablo Pino, do curso de Arquitetura e Urbanismo da FUP.

O coletivo CREA é um grupo de extensão e pesquisa formado por profissionais das Ciências Sociais e Humanas, Arte, Arquitetura e Engenharia. O grupo investiga e cria soluções para territórios que apresentam fenômenos e condições complexas como altos níveis de pobreza, violência, marginalidade, vulnerabilidade, desigualdade etc.

Inicialmente foi realizada uma visita pela cidade, para entender o contexto histórico, social e arquitetônico da região e a forma como a FUP e o coletivo CREA está inserido nessa realidade. Depois, foi realizada uma apresentação do coletivo para entender a origem do grupo, sua realidade e perspectivas, seguida pela apresentação das ações e investigações realizadas até o momento, assim como ações futuras.

O Prof. Leonel realizou uma apresentação intitulada “Transformación uso y de residuos sólidos en la producción de materiales sustentables”, na qual se descreve a linha de pesquisa relacionada com o aproveitamento de materiais para uso na construção civil, envolvendo os cursos de Arquitetura, Engenharia Mecânica e Civil, composta por estudantes de várias instituições e países.

Foi realizada uma reunião com o setor de internacionalização, abordando temas relacionados com a pesquisa e extensão, com participação de estudantes e professores das duas instituições. O diretor do Setor Internacionalização da FUP, Prof. Juan Carlos Rojas Giraldo, os professores Pablo Pino e Leonel, e a secretária do setor de internacionalização, Daniela Campo Nora, participaram do encontro.

Uma biblioteca comunitária também foi visitada pelo Prof. Leonel, bem como uma comunidade local onde o CREA atua com intervenções sociais. Finalmente, foi realizada uma reunião com alguns estudantes de Arquitetura da FUP, onde os alunos demonstraram grande motivação para trabalhar no coletivo e realizar investigações em conjunto com o grupo de pesquisa do UDF.

Desta maneira, pode-se destacar a importância da atividade para ambas as instituições, assim como as possibilidades de continuar fortalecimento da cooperação nesta importante parceria. Cabe destacar a visita foi inicialmente motivada pela estudante Ammy Valentina, intercambista no UDF e pelo Professor Pablo Pino. O setor de internacionalização da UDF e da FUP, assim como a coordenação de pesquisa do UDF, também prestaram apoio.