Enactus UDF promove ação para incentivar a confiança e a honestidade de brasilienses

Durante o mês de novembro, alunos que integram a organização Enactus UDF, organização internacional sem fins lucrativos, realizaram a venda de livros de gêneros diversos na entrada do Campus Sede. As obras doadas por professores e estudantes da instituição foram disponibilizados nas estantes, sem a presença de uma pessoa para controlar as vendas.

O objetivo da ação era incentivar a confiança e a honestidade dos compradores, que deveriam deixar o valor do livro em um recipiente destinado ao depósito, sem intermédio ou vigilância. Além da estante, o banner com a frase “A compra desse produto nos ajuda a empoderar pessoas e transformar vidas” integrava o sebo.

A iniciativa do time Enactus UDF teve como inspiração o Projeto Picolé Para Todos – Ice Pop For All, que busca promover uma mudança cultural por meio do estímulo à honestidade. Em vez de disponibilizar picolés, o Enactus UDF trabalhou com livros para estimular, também, a cultura da confiança.

E os resultados? Foram colocados à venda 304 exemplares, com valores diversos, no período de 6 a 30 de novembro. Após o término das vendas e análise dos resultados, esse foi o panorama:

Livros vendidos: 224 exemplares;
Livros não vendidos: 80 exemplares;
Valor correspondente aos exemplares vendidos: R$ 1.726,00
Valor arrecadado na caixa: R$ 1.696,75
Diferença: R$ 29,25
Taxa de honestidade: 98,3%

“Confiamos na nossa comunidade acadêmica e os números provaram que a grande maioria é honesta. Nosso time já está planejando novas ações para 2020”, afirma Joefran Albuquerque, presidente do time Enactus UDF.

Em 2020 o grupo de estudantes já têm novas ações para incentivar a confiança e a honestidade dentro e fora do campus, além de projetos que visam gerar impacto social e ambiental positivo por meio da ação empreendedora de estudantes de graduação.