Conecta UDF – à frente em inovação e empreendedorismo

Prêmio, relatório de peso internacional, objeto de pesquisa… quem ou o que parece ter uma incrível disposição para ver e ser visto no acelerado mundo das iniciativas empreendedoras?

O Conecta, claro! Só poderia ser esse engajado departamento do UDF que nasceu para isso mesmo: mostrar que inovação e empreendedorismo têm que ter a atenção devida – pelo mérito do esforço individual e coletivo, pela importância das ideias emergentes.

Dar visibilidade a projetos idealizados e executados colaborativamente por docentes, estudantes, gestores e comunidade é um dos objetivos desse núcleo originado no curso de Administração e criado inicialmente com o propósito de construir uma educação superior de qualidade.

O Conecta prepara alunos para abertura de novos negócios. Nesse aprendizado, porém, a noção de empreender se estendeu muito à frente de apenas se criar um novo negócio. Hoje assume o sentido de criação de valor, seja econômico, social e/ou cultural em decorrência da ação empreendida, nas palavras do professor Gabriel Cardoso, responsável pelo Conecta e também coordenador geral da graduação.

“A educação empreendedora no UDF está voltada ao desenvolvimento amplo de competências necessárias para que o estudante seja capaz de se posicionar de forma proativa e relevante no mercado e na sociedade, gerando valor e desenvolvimento por meio de suas ações e iniciativas”, diz o professor Gabriel, agradecido pelo reconhecimento dos esforços de seu núcleo em prol do desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo no Distrito Federal. “Felizes, mas nunca satisfeitos, porque inovar é buscar continuamente evoluir e avançar, conquista após conquista”, conclui.

A premiação acima mencionada, o 1º Prêmio ANGRAD, aconteceu em 26 de agosto de 2018, durante o 29º ENANGRAD, encontro organizado pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. O Conecta ficou entre as 23 iniciativas premiadas de 32 selecionadas e situou o UDF entre as três melhores instituições do Centro-Oeste.

Este ano, essas 23 iniciativas se transformaram em livro, e assim foi que o Conecta ganhou um dos capítulos. Nada mal poder estar entre os melhores em se tratando de Inovação em Ensino e Aprendizagem, não é mesmo?

E não para por aí. Em Brazil Digital Report 2019, relatório elaborado pela consultoria McKinsey & Company e pela Brazil at Silicon Valley, divulgado em abril, lá está o UDF, mencionado na página 102 como uma das instituições de ensino superior mais importantes dentro do ecossistema empreendedor do Distrito Federal.

O relatório, que traz uma visão geral da economia brasileira, apresenta dados indicadores de oportunidades e, ao mesmo tempo, de desafios em se tratando de produtividade, crescimento e avanços sociais, o que pode ser traduzido em oportunidades para inovação. É praticamente um convite para empresas investirem em território brasileiro.

Não é à toa que o Conecta foi até mapeado dentro das comunidades de startups. Está lá, no Mapeamento de Comunidades – Região Centro-Oeste 2019 , documento organizado pela Abstartups, um guia do cenário atual das startups em diversas regiões do Brasil.

Foram registrados o UDF, pelos eventos Dia do Profissional Empreendedor e Hackatons; a aceleradora Oops, pela geração e aperfeiçoamento de talentos; o Conecta, como incentivador de conhecimento e pelo compartilhamento de experiências; o prof. Gabriel Cardoso, mencionado dentro do quesito ‘líderes e mentores que puxam atividades no ecossistema e pessoas que costumam palestrar em eventos sobre empreendedorismo startup”.

O Conecta está em atividade desde 2017, com suas três células a pleno vapor: Centro de Empreendedorismo; Laboratório de Inovação Acadêmica; e também Escritório de Extensão e Responsabilidade Social.

Com o programa de pré-aceleração de projetos e o projeto UDF Labs (com foco no desenvolvimento de Legal Techs pelos alunos de Direito e Tecnologia) inaugurados este ano, o professor Gabriel confirma a força do Conecta: “Oferecer a estudantes, professores e membros da comunidade cada vez mais oportunidades para que vivenciem experiências reais, de contato com outros atores do ecossistema, ou seja, startups, investidores, aceleradoras e incubadoras.”

Sendo você do curso de Administração ou de outras graduações, aproveite para conhecer mais sobre as atividades do Conecta e a diferença que ele pode fazer em seus planos acadêmicos. O professor Gabriel teve uma experiência de imersão na Finlândia, em 2018, e tem muitas informações a compartilhar.

Veja as outras notícias do CONECTA: