Ciências Contábeis no UDF: 51 anos de história, tradição e qualidade de ensino.

A história do UDF teve início em 1967, quando o Senador Eurico Rezende idealizou a criação de uma instituição de ensino superior. Almejando contribuir com o sólido crescimento de Brasília e acreditando que tal crescimento só seria possível se sua população tivesse acesso ao ensino superior, Eurico Rezende propôs a criação das Faculdades de Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Pedagogia e Ciências Contábeis no Distrito Federal.

O curso de Ciências Contábeis no UDF foi o primeiro curso superior em Ciências Contábeis do Distrito Federal. Desde sua criação, obteve grandes reconhecimentos e formou excelentes profissionais. Há 51 anos, o curso está em sintonia tanto nas transformações que estão ocorrendo no cenário mundial acerca das novas funções e do papel do Contador, quanto na necessidade de formar um profissional que esteja apto a atender as demandas existentes na sua região.

Ciências Contábeis em Brasília

O Distrito Federal é uma região peculiar porque, além de agregar órgãos da esfera da União, sediando grande parte da máquina administrativa federal, é, ao mesmo tempo, Estado e Município. Assim, concentra um número expressivo de empresas comerciais, financeiras, prestadoras de serviços e um parque industrial em implementação. Por isso, um dos grandes objetivos do curso de acordo com o seu coordenador, o Prof. Ms. Euripedes Rosa do Nascimento Júnior, é oferecer ao mercado, profissionais qualificados a organizar, gerir, auditar e elaborar políticas em contabilidade – nas áreas pública e privada.

“Os profissionais devem estar preparados para a análise da situação econômico-financeira das organizações, respaldar os dirigentes, os conselhos fiscais, bem como outras atividades afins. Além disso, o mercado de trabalho do Contador acompanha o desenvolvimento econômico do País em todos os setores, inclusive no incremento do comércio internacional.”

Ciências contábeis: qualidade e tradição

Qualidade e tradição são os grandes diferenciais do curso de Ciências Contábeis do UDF. Nossos alunos são reconhecidos no mercado de trabalho e atuam fortemente em grandes entidades públicas e privadas localizadas no DF. Ao longo desses 51 anos, vários presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal se formaram no UDF. O atual presidente do CRC/DF, Adriano Marrocos, foi aluno e professor do UDF. Na área acadêmica, a Profa. Dra. Diana Vaz que, egressa do curso de Ciências Contábeis do UDF, é professora do Departamento de Ciências Contábeis da UnB e membro do Núcleo de Harmonização da Contabilidade Pública no Brasil.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

O NAF também conta com o título de primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Distrito Federal, em funcionamento desde 2015. Como atividade de extensão, os alunos de Ciências Contábeis podem prestar serviços à comunidade no NAF. Há dez anos, o Plantão Fiscal, que deu origem ao Núcleo, auxilia os contribuintes no preenchimento à declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, nos próximos anos, o curso tende a firmar sua qualidade com a busca de nota máxima no MEC e consolidar sua tradição de 50 anos de atuação como o curso de Ciências Contábeis mais antigo do DF. Atualmente, o curso de Ciências Contábeis do UDF é estrelado com quatro estrelas no Guia do Estudante Abril (na escala de 1 a 5, ano 2017).