Auditório do Edifício Sede do UDF leva o nome do Prof. Hermes Ferreira Figueiredo

No dia 1º de fevereiro, o UDF estava em clima de festa para o descerramento da placa de inauguração do Auditório do Edifício Sede, que recebeu como homenagem o nome do fundador e diretor-presidente da Cruzeiro do Sul Educacional, professor Hermes Ferreira Figueiredo, que esteve no local e participou da celebração juntamente com a sua esposa D. Dagmar e a sua neta, Beatriz. O evento foi dedicado para todos os coordenadores, professores, alunos e colaboradores da Instituição.

A Reitora, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, fez a abertura do evento, contou um pouco a história do professor Hermes e o quanto ele é importante para o cenário da educação do País e, claro, para a história do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

A Reitora destacou que a trajetória pessoal e profissional do Prof. Hermes se traduz num “exemplo de tenacidade onde sobressai a perseverança na conquista do seu ideal”. Enfatizou o seu forte poder agregador, destacando-o, além de investidor, como um estudioso da Educação e um líder exemplar. “Tenho o privilégio de conviver com um grande homem, extremamente humano e apaixonado pela Educação. É por toda a sua História de Vida em diversas frentes do segmento educacional brasileiro, que nós aqui do UDF quisemos homenageá-lo com este gesto, simples, desse belo Auditório – onde acontecem diversas ações de ensino, pesquisa, extensão e grandes aprendizados – ser sempre referido e reverenciado pelo seu nome”, reforçou a Reitora, Profa. Dra. Beatriz.

Após um emocionante discurso da Reitora, foi descerrada uma bela placa azul com letreiro luminoso, revelando a homenagem e o nome do espaço: Auditório Professor Hermes Ferreira Figueiredo. O descerramento foi feito pela Reitora do UDF e pela neta do Professor Hermes, Beatriz Figueiredo Antonio.

Em seguida, o professor Hermes, sob grande comoção, fez um discurso e demonstrou muita gratidão e surpresa com a homenagem prestada. “Não esperava contar com todo esse carinho e estou muito feliz, que eu possa sempre retribuir a confiança, dedicação e comprometimento de cada um de vocês”, finalizou o professor Hermes.

A homenagem foi encerrada com uma apresentação musical, com Gaita de Fole, pelo aluno Jedson Gomes.

Após a cerimônia, foi realizada uma palestra com o professor Mozart Neves Ramos, Conselheiro do CNE e Diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna, sobre “As novas competências para o século XXI: o papel da Educação Superior”. Ele levou diversas reflexões sobre a educação, dentre elas, destacam-se: quanto mais você estuda, maiores as chances de uma renda maior, e menores as chances de perpetuar a desigualdade; sem uma educação básica de qualidade nenhum país se sustenta e muitos outros.

Para finalizar, foi oferecido um coquetel para todos os coordenadores, professores, colaboradores e representantes de alunos presentes.

>>Confira a galeria com as fotos do evento.