Alunos do UDF fazem visita técnica ao Congresso Nacional

No dia 23/08, os alunos e alunas ingressantes do curso de Ciência Política do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, realizaram uma visita técnica ao Congresso Nacional para participarem da formação “Mulheres no Poder”.

Acompanhados do Coordenador do curso, professor Alan Camargo, os discentes puderam entender a história da participação das diferentes correntes femininas no parlamento brasileiro, desde as épocas do Reinado até a Nova República.

Ao visitar os acervos, gabinetes e memórias do Congresso, os estudantes compreenderam como a representatividade das mulheres, apesar das lutas desde os anos 1930 e da garantia trazida pela Constituição de 1988, ainda é assimétrica em relação à participação masculina, além de marginalizada em sua capacidade de encaminhar e aprovar propostas sustentadas pelas suas lutas.

Foi uma surpresa para os mesmos, quando souberam que o primeiro banheiro feminino dentro do Plenário do Senado foi inaugurado somente em 2015, revelando a despreocupação institucional e política com as necessidades e participação das mulheres nos debates políticos.

Abaixo, segue foto da visita: