Alunos do UDF fazem visita técnica ao SEBRAE LAB

Em 21/09, os alunos de Administração e Recursos Humanos do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, fizeram uma visita técnica ao SEBRAE Lab, onde puderam desenvolver competências fundamentais para suas atividades laborais. Foram duas oficinais, explorando Liderança e Criatividade onde os alunos foram submetidos a desafios em grupos e tiveram que se engajar em atividades contra o relógio, para tomar decisões em um ambiente de pressão e criar soluções para problemas desafiadores. O evento que teve apoio do SEBRAE, contou também com a participação dos professores Daniel Pagotto e Nelson Tomassini.

Veja o Depoimento de alguns alunos:

‘’A visita ao espaço de inovações do Sebrae, foi uma experiência valiosa proporcionada para os alunos de administração e RH, pelo nosso coordenador Sandson Azevedo. Tivemos uma manhã composta por duas oficinas. A primeira delas trabalhou o assunto Liderança onde discutimos e debatemos sobre o assunto e fomos separados em grupos para didática e prática. Tivemos o objetivo de construir uma torre, porém havia obstáculos, critérios e regras para sua construção. Como líder do grupo ganhador, pude absorver todo conhecimento que nos foi passado como: comunicação, atenção, saber ouvir e escutar, além de utilizar das melhores estratégias para fazer uso do melhor recurso que temos: As pessoas. Em nossa segunda oficina, o trabalho foi sobre produtos, inovação e as melhores práticas que podemos utilizar de outras empresas e melhorá-las. A manhã toda foi muito animada e gratificante, por poder ter a oportunidade de aprender cada vez mais e na prática, sobre conceitos tão importantes em nossa vida pessoal e profissional. ’’

Rafhaela Jucá – 5º semestre.

“Bom, gostaria de começar agradecendo nosso coordenador Sandson Azevedo, pela oportunidade de visitar o SEBRAE Lab – BIOTIC e participarmos de oficinas que agregaram bastante para os conhecimentos dos futuros administradores e gestores de RH lá presentes.

Os temas trabalhados na visita foram: liderança e inovação. Em um primeiro momento eu participei da atividade de inovação, onde cada grupo tinha 50 minutos para criar algo inovador, seja um produto ou uma melhoria de um serviço. Fomos pegos de surpresa, e ali em menos de uma hora tivemos que tomar várias decisões importantes em um curto prazo (algo comum na vida de um gestor). Conseguimos realizar a atividade e durante a cocriação, os professores nos disseram que a ideia era totalmente viável para o mercado. Sai de lá muito feliz por mim e pelo o grupo de forma geral, em saber que estamos no caminho certo para sermos gestores diferenciados no mercado de trabalho.

A segunda atividade, foi de liderança. É um tema que eu me identifico bastante, e lá não foi diferente. Novamente tivemos que tomar decisões rápidas e muito estratégicas, para construímos uma torre com poucas peças e o máximos de placas possíveis. Conseguimos atingir a altura que queríamos, sempre trabalhando em equipe e lógico com a perfeita comunicação da nossa líder do grupo, Laís Oliveira. Mas o que mais me impactou, foi a inclusão que tivemos que fazer, pois um integrante do grupo estava com um braço amarrado e outro com os olhos vendados. Isso me fez refletir sobre como irei agir da melhor forma enquanto gestor, para incluir todos os tipos de pessoas na minha organização. Eu sai da visita, com o pensamento de que a diversidade enriquece as equipes/organizações, todos têm algo a agregar e a ensinar. E que para fazemos a diferença, seja lá onde estivermos, decisões importantes precisam ser tomadas de formas rápidas e conscientes.

Gostaria de deixar uma pergunta para você leitor: E você? O que está fazendo para a melhoria no mundo de forma geral e organizacional? Obrigado UDF e Sandson pela experiência.”

Marlon André – 4° semestre RH.

Veja fotos da visita: