Notícia



Alunos de Engenharia participam do 26º Congresso Mundial de Estradas

O Congresso Mundial de Estradas é o maior evento de conteúdo dirigido ao segmento de infraestrutura e transporte rodoviários. A 26º edição aconteceu entre os dias 6 e 10 de outubro de 2019, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Os alunos Jefferson Santos Soares e Rodrigo Alves de Oliveira tiveram a oportunidade de prestigiar o evento que teve como tema “Conectando Culturas – Possibilitando Economias”.

 

Durante os cinco dias de programação, o congresso reuniu os principais especialistas em estradas do setor púbico e privado, apresentando as soluções mais recentes, projetos inovadores, estudos de caso de vários países e pesquisas em ensino superior. Os alunos Jefferson e Rodrigo tiveram seu trabalho selecionado pelo comitê técnico internacional para apresentação no evento.

“É muito importante saber que nosso trabalho realizado dentro da Instituição UDF, foi reconhecido pela primeira vez em um congresso dessa magnitude. A pesquisa teve como ponto principal avaliar a relação custo-benefício da variação da espessura da placa de concreto simples do pavimento rígido a partir da análise no custo do ciclo de vida de uma estrutura de referência no intervalo de 20 anos”, explicam.

 

“Não bastava saber que o trabalho foi elogiado pelos examinadores, como também, a noticia que iriamos até Abu Dhabi participar do Congresso para emoção tomar conta das nossas vidas. A responsabilidade de não só levar o nome da UDF em um evento dessa proporção, como também, a participação no evento tem uma importância curricular fantástica, contribuindo para o nosso desempenho profissional”, complementam os alunos.
Os estudantes participaram de palestras, conheceram a cultura local e seus pontos turísticos, realizaram visita técnica à obra do Aeroporto de Abu Dhabi, entre outras atrações.

 

 

O resultado desta experiência é expressado no depoimento dos alunos: “Retornamos com a sensação de dever cumprido e a gratidão de ter recebido o apoio do UDF nessa conquista. As palavras ficam pequenas quando comparamos o tamanho do conhecimento que trouxemos na bagagem”.

Compartilhe: