Alunos de Engenharia Civil desenvolvem pesquisa sobre estradas federais no DF

Os alunos de TCC 1 do curso de Engenharia Civil, Matheus Frozza e  Monalisa Rodrigues Cavalcante, orientados pelo Prof. Marcelo Sales, estão desenvolvendo a pesquisa: “Avaliação da condição da superfície e conforto do pavimento das rodovias BR-020, BR-040, BR-060 e BR-070/DF com o uso do aplicativo Roadroid para smartphone”. No dia 15/05, os alunos foram mencionados internacionalmente por Lars Forslöf, CEO/Founder da ROADROID, em sua conta pessoal do LinkedIn e na conta do ROADROID no Twitter.

O motivo do compartilhamento do CEO se deu em função do cuidado e destreza metodológica dos alunos ao utilizarem uniformes personalizados com o logo da empresa e seus respectivos nomes para coleta de dados nas rodovias.

Confira aqui o comentário de Lars Forslöf no LinkedIn.

E aqui o Tweet do @Roadroid.

A pesquisa, que também conta com a participação do aluno Gustavo Mendes de Oliveira, será orientada no TCC 2 pelo Prof. Diego de Almeida Pereira, idealizador da pesquisa que conseguiu duas licenças do aplicativo de celular para serem usadas em pesquisas relacionadas com inovações tecnológicas em infraestrutura de transportes de seus alunos do UDF. Com orgulho, o professor enviou a seguinte mensagem no grupo de WhatsApp dos professores de Engenharia do UDF: “Excelentes alunos. E excelente trabalho de TCC, com grande possibilidade retorno para a sociedade. Pois analisa o nível de confortos das rodovias federais, principal parâmetro para projeção de custos de manutenção das infraestruturas rodoviárias”

Confira o resumo do trabalho:

O trabalho verifica as condições de conforto e segurança de rodovias do Distrito Federal e entorno, pavimentadas com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), por meio do aplicativo Roadroid, para smartphones com o sistema operacional Android. Com as referências aferidas serão feitas comparações com os dados de irregularidade nos pavimentos das rodovias, medidos com o equipamento perfilômetro, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A coleta dos dados será realizada um domingo por mês, tendo em vista que os estudos foram iniciados em 11 de março de 2018, temporada de precipitações que agravam as condições das vias, e já foram feitas três coletas até o momento. Os trechos escolhidos foram quatro rodovias de importância econômica para o Distrito Federal: BR 020 e 060 que interligam pólos industriais; BR 040 e 070 que possuem alta evasão turística e conexão de municípios, sendo analisado aproximadamente 330 quilômetros dos trechos definidos. Após a análise serão sugeridas possíveis soluções de reabilitação das rodovias em trechos que o índice apresentou coeficiente de variação maior do que o definido como bom.