Comunicado 19/06: Prorrogação da suspensão das aulas e atividades presenciais

(Atualizada em 19/06/2020) Estamos todos vivendo uma situação inédita, devido à pandemia da Covid-19, que tem demandado um enorme esforço de nos adaptarmos aos desafios e às mudanças em nossas […]

01/06/2020

(Atualizada em 19/06/2020)

Estamos todos vivendo uma situação inédita, devido à pandemia da Covid-19, que tem demandado um enorme esforço de nos adaptarmos aos desafios e às mudanças em nossas rotinas, nos exigindo a capacidade de nos reinventarmos e buscarmos novas soluções, conforme a realidade de cada um de nós.

Desde o início, nossos docentes e colaboradores não poupam esforços em propor essas alternativas para que os estudos dos nossos mais de 25 mil alunos sigam sendo realizados da melhor forma possível. Entendemos que a formação dos futuros profissionais que assumirão o País no curto e longo prazo não pode parar ou ser prejudicada. Por isso, nossa dedicação em seguir com as orientações do MEC, por meio de uma infraestrutura digital de primeira linha.

Reforçamos que esse é um processo contínuo de adequação e aprendizagem, seja da Instituição como também de nossos alunos. Para isso, seguimos com o nosso compromisso em aprimorar cada vez mais nossos serviços, acompanhando constantemente a situação atual da pandemia e investindo em tecnologia e na capacitação do nosso corpo docente.

Dessa forma, salientamos mais uma vez que o importante nesse momento são os alunos focarem nos seus estudos e de todos mantermos a calma, para que seja possível encontrarmos a solução de cada problema. Juntos, superaremos esse período e sairemos fortalecidos com a certeza de que #vaificartudobem.

Abaixo listamos algumas informações essenciais para acompanhamento, as quais poderão ser constantemente atualizadas.

> Previsão de retorno das aulas presenciais
Em atendimento  ao Decreto GDF nº 40.817 de 22 de maio de 2020, como medida para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus e visando ao bem-estar de toda a comunidade acadêmica do UDF, informamos que as atividades presenciais seguem suspensas por tempo indeterminado.

> Confira o nosso Plano de Contingência constantemente atualizado (Atualizado em 19/06/2020)
Para conhecer todas as ações desenvolvidas e realizadas pela Instituição, acesse e consulte o Plano de Contingência e suas atualizações clicando aqui. Acompanhe também, constantemente, os comunicados específicos de suas coordenações via Blackboard, orientando quanto ao procedimento implementado em cada curso.

> Aulas Emergenciais Remotas
Em virtude da suspensão das atividades presenciais, desde 12/03, as aulas estão sendo ministradas, emergencialmente, de forma remota, utilizando-se do Ambiental Virtual de Aprendizagem (AVA), via internet, um dos mais modernos do mundo. Nesse ambiente as aulas têm sido realizadas de forma síncrona, com o mesmo docente das respectivas disciplinas, com interação em tempo real entre professor e aluno, e também de forma assíncrona, no qual são disponibilizados fóruns e conteúdos que serão abordados nas aulas. O Plano de Contingência especifica cada um desses formatos e as diversas tecnologias de informação e comunicação a serem utilizadas, visando assegurar o cumprimento dos planos de ensino, da entrega dos conteúdos e objetivos do processo de ensino e de aprendizagem.

> Essa mudança para aulas remotas seria a mesma coisa que mudar para a modalidade EAD?
As modalidades não são equivalentes. Clique aqui e entenda a diferença.

> Mensalidades
Seguimos estudando as melhores soluções e afirmamos que decisões vêm sendo tomadas conforme a evolução do cenário. Já disponibilizamos a flexibilização do pagamento da mensalidade de abril, maio e junho, por meio de parcelamento. Nossos alunos também podem contar com programa de crédito educativo, como o Pravaler, sendo os juros arcados pela própria Instituição, além do Programa Auxílio Desemprego com condições especiais para essa situação. Sabemos que para cada realidade precisamos tentar encontrar a melhor solução, pois o que para uma pessoa pode ser insuficiente, para outra pode ser mais do que o necessário. Por isso, para situações extremas, orientamos que esses alunos mais afetados acessem a CAA On-line, pela Área do Aluno e abram um chamado, que será analisado e respondido individualmente.

> Agradecimentos à comunidade acadêmica do UDF
Fazemos um agradecimento em reconhecimento a todos os docentes e colaboradores, que não poupam esforços e seguem dedicando horas e dias de trabalho, de planejamento e de capacitações para migrarmos temporariamente nossas aulas para o mundo digital. Agradecemos também o desempenho e colaboração de todos os nossos alunos, que apoiam diariamente nossos docentes nessa missão, participando das aulas e atividades remotas. Esperamos encontrar todos vocês, em breve, pelos nossos corredores, salas de aula, laboratórios, cantina…  #vaificartudobem

> Atualizações
As últimas realizações desse comunicado foram realizadas em 19/06. Em função da dinâmica de evolução da pandemia, novos comunicados serão divulgados em nossos canais oficiais quanto a atualização dessa suspensão. Fique atento!