Reitora do UDF recebe Presidente da FUNAG

Embaixadora apresentou a coleção Bicentenário: Brasil 200 anos – 1822-2022

15/09/2022

No dia 14 de setembro a Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, reitora do UDF, recebeu a Embaixadora Márcia Loureiro, Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) para apresentar a contribuição da Fundação no Bicentenário da Independência do Brasil.

A Embaixadora mostrou a coleção “Bicentenário: Brasil 200 anos – 1822-2022” e a exposição “Brasil 200 anos: percursos da diplomacia brasileira”.

Com uma Roda de Conversa, que aconteceu no auditório do Campus Sede, a solenidade contou com a participação do Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, Ministro Almir Lima Nascimento e do Prof. Me. André Leão, Assessor da Reitoria e coordenador do Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação, sob mediação do Prof. Me. João Carlos Souto.

Na ocasião, a Embaixadora ressaltou que a exposição está aberta ao público, no Palácio do Itamaraty. Produzida pela FUNAG, a exposição reflete a contribuição da diplomacia, por mais de dois séculos, para a promoção dos interesses nacionais.

Por meio do acervo cartográfico, documental e artístico do Itamaraty no Rio de Janeiro, a mostra retrata momentos e personalidades marcantes da história diplomática do Brasil, desde sua formação territorial até a transferência do Itamaraty para Brasília em 1970. 

Destacando a contribuição do trabalho diplomático, desde antes de nossa independência, para a construção de nosso território e nacionalidade.

A exposição “Brasil 200 anos: percursos da diplomacia brasileira” está aberta ao público até 15/11, inclusive sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h, com entrada gratuita e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Confira a tour virtual da exposição:

Galeria de fotos