Confira as receitas vencedoras do II MasterPão

Participantes utilizaram insumos brasileiros aplicados à panificação

29/10/2021

O II MasterPão do UDF foi um sucesso! O concurso promovido pelo curso de Gastronomia recebeu 21 inscrições, tendo 10 selecionadas para a grande final no dia 16 de outubro, quando as receitas foram executadas presencialmente na nossa Cozinha Escola.

O foco do evento foi a utilização de insumos brasileiros aplicados à panificação. E os participantes capricharam na criatividade: açaí, abóbora, torresmo, buriti, queijos, melado de cana e castanhas estiveram presentes nas receitas.

A grande vencedora foi a aluna do segundo semestre Patrícia Messias, com um brioche de abóbora e torresmo. Em segundo lugar ficou Thayane Lúcia, com a rosca de queijo coalho e rapadura (confira abaixo as receitas das duas primeiras colocadas).

“Todos os pães apresentados estavam espetaculares, mostrando a relevância e importância dada a esta área da Gastronomia pelos alunos do UDF”, destaca o professor Henrique Marques, docente do curso e um dos jurados do concurso.

– Brioche de torresmo e jerimum acompanhado de cebola caramelizada

200gr +ou- de torresmo triturado
300 gr de farinha de trigo
140gr de jerimum (abóbora cabotiá) cozida e amassada
130gr de leite integral
30gr de banha ou manteiga
20gr de açúcar refinado
8gr de fermento biológico seco
4gr de sal
1 ovo e 2 colheres de leite para pincelar os pães

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes em um bowl, exceto a manteiga e o sal. Se usar a batedeira, bata por 5 minutos, se for fazer a mão, sove por 10 minutos.

Passados esses minutos, acrescente a manteiga e o sal, bata/sove a massa por mais 5 minutos. Deixe a massa coberta com um pano ou papel filme para que ela cresça até dobrar de volume. O tempo pode variar. Vários fatores influenciam nesse momento, então fique de olho.

Depois de crescida, abra a massa em uma superfície limpa, não precisa enfarinhar, abra em formato de retângulo, distribua por igual o torresmo triturado, reservando uma porção para polvilhar o pão antes de levar ao forno. Enrole a massa como um rocambole. Nesse momento decida qual o formato seu pão terá.

Porcione em pequenos pedaços de 60gramas, bolei e coloque em uma forma para bolo inglês, medindo 24X10X5. Depois de modelado, deixe descansar por 20 minutos, enquanto o forno é pré aquecido. Passado esse tempo, passe a mistura de leite e ovo, utilizando um pincel macio, polvilhe o restante do torresmo triturado e leve para assar, por aproximadamente 35 minutos a 180 graus, lembrando que esse tempo pode variar de acordo com cada forno.

Depois de assado, espere alguns minutinhos para desenformar, em seguida deixe o pão em uma grade para que ele perca a temperatura por igual. Sirva com a cebola caramelizada e seja feliz!!!

Cebola Caramelizada Picante
1 cebola grande
1 colher de manteiga
1 colher de balsâmico
1 e meia colher de açúcar mascavo
1 pitada de pimenta caiena
3 colheres de shoyu

Modo de Preparo
Aqueça a manteiga em seguida coloque a cebola e deixe até ficar transparente. Acrescente o açúcar e deixe caramelizar. Adicione o balsâmico e o shoyu. Prove! Veja se precisa corrigir o sabor. Agora é só chegar no ponto que desejar e pronto. Sirva com o pão de torresmo e sinta uma mistura de sabores e textura que vai te surpreender.

– Rosca de queijo coalho e rapadura

Massa
Farinha de trigo 250g
Açúcar 60g
Sal 5g
Fermento Biológico seco 5g
Leite 125g
Manteiga 40g
Ovo 1 und
Raspas de limão taiti

Recheio
Rapadura ralada QN
Manteiga QN
Queijo coalho 50g

Preparar uma esponja com 125 gramas de farinha, o leite e o fermento.
Deixar descansar por 30 minutos e acrescentar os outros ingredientes.
Sovar bem até a massa ficar lisa e elástica.
Descansar.
Abrir e rechear.
Enrolar, cortar e levar para uma assadeira untada.
Assar em forno 180°C por aproximadamente 35 minutos.

Ficou com água na boca? Que tal colocar as receitas em prática? Por aqui, já estamos ansiosos pela próxima edição do MasterPão!