Projeto Trilha da Vida capacita adolescentes para desafios do mercado de trabalho

Diante do cenário desafiador do mercado de trabalho e as exigências de qualificação cada vez maiores, o UDF deu início ao Projeto Trilha da Vida, que prepara adolescentes de 15 […]

15/06/2021

Diante do cenário desafiador do mercado de trabalho e as exigências de qualificação cada vez maiores, o UDF deu início ao Projeto Trilha da Vida, que prepara adolescentes de 15 a 18 anos para os desafios da busca pelo primeiro emprego.

Realizado em conjunto com a Unidade de Atendimento em Meio Aberto de Planaltina (UAMA), o Projeto promove aos jovens experiências de inteligência inter e intrapessoal, autoconhecimento e conhecimentos gerais.

Com turmas reduzidas por conta da pandemia, atualmente estão participando do projeto seis adolescentes de forma presencial, com aulas semanais nos laboratórios de informática do UDF e no espaço da UAMA.

“O acesso à educação e capacitação de qualidade é fundamental para que o jovem esteja preparado para o mercado de trabalho. Infelizmente, sabemos que existe uma desigualdade educacional e o UDF busca contribuir, restaurando esse prejuízo que afeta milhares de adolescentes em nosso país”, destaca a Profa. Dra. Suliane Beatriz Rauber, docente dos cursos de Educação Física e Pedagogia.


Capacitação prática e emocional

Durante os encontros, os jovens aprendem sobre conceitos como mundo VUCA e BANI no mercado de trabalho, elaboração de currículo, como fazer uma carteira de trabalho, postura em entrevista de emprego e ferramentas on-line como Pacote Office, e-mail, Google Forms, Plataformas Docs, Onedrive, Zoom e Skype.

Além de habilidades técnicas, o Projeto Trilha de Vida desenvolve autoconhecimento e inteligência emocional, por meio de experiências que ensinam a lidar com frustrações e pressões, além de trabalhar aspectos como caráter, virtudes, sonhos, realizações pessoais, comunicação não violenta, entrada no Ensino Superior, educação financeira e empreendedorismo.

A capacitação é feita por estudantes do UDF, que encontram na iniciativa uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.


Busca por empresas parceiras

Com duração de 2 meses, a edição deste semestre está chegando ao fim. Para colocar em prática o aprendizado adquirido e como forma de ajudar os adolescentes a ingressarem no mercado de trabalho, o UDF busca por empresas que tenham interesse em colaborar para capacitação desses jovens com a oferta de oportunidades de emprego e estágios. A nova turma contará com 20 vagas.

O projeto é uma ação do Gotas de Amor, que faz parte do programa de extensão Institucional e está vinculado ao Laboratório UP SOCIAL com atividades de Inovação, Empreendedorismo social e Responsabilidade Social do UDF.

Empresas que desejam participar e contribuir com o projeto devem enviar e-mail para gotasdeamordoudf@gmail.com ou entrar em contato no (61) 99634-8177.

Galeria de fotos