Projeto de Inclusão Digital para Idosos: nunca é tarde para aprender

No dia 4 de novembro, foi realizada uma cerimônia de conclusão de curso para a turma do segundo semestre de 2022

10/11/2022

Sonhos e aprendizados nunca envelhecem, na verdade o tempo pode até ser implacável com nossas células, corpo e mente, mas a juventude vai muito além do número que aparece em nossa certidão de nascimento, não é mesmo? 

Prova disto é o Projeto de Inclusão Digital para Idosos do UDF, liderado pela professora Kerlla Luz, coordenadora dos cursos de Tecnologia da Informação da Instituição, que oferece cursos básicos e avançados de informática, com metodologia específica às pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. 

A ação tem ajudado pessoas da melhor idade a ficarem por dentro das novas tecnologias e mundo virtual e no dia 4 deste mês foi realizada uma cerimônia de Certificação de Conclusão do projeto com a turma de 2022. 

Segundo a professora, o projeto beneficia tantos os participantes quanto os graduandos que participam como monitores. Vejo a grandiosidade do projeto e os ganhos para a vida profissional dos alunos que atuam como monitores e dos alunos que vêm buscar um aprendizado.” 

A docente conta que a ação não é apenas sobre uma educação digital emancipadora para a terceira idade, se trata de algo maior em torno da solidariedade entre pessoas com experiências diversas que podem trocar conhecimento. 

Sergio Brasil, graduando do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, conta que esta foi sua segunda participação como monitor no projeto de Inclusão Digital para Idosos.  

“O que me chamou a atenção foi o direcionamento dado pela coordenação ao proporcionar um ambiente de convivência em que cada um dos alunos, na medida do possível, podia ter suas demandas pessoais atendidas, dentro do objetivo curricular proposto.” 

O estudante acredita que essa visão abrangente do Idoso participante, que lhe proporciona autonomia e inclusão, num mundo cada vez mais digital e tecnológico é a prova da evolução e sucesso da iniciativa.  

“A possibilidade de uma abordagem mais humanizada na transmissão de conhecimento técnico, colocando o mesmo a serviço da evolução e inclusão social, foi uma experiência nova e extremamente gratificante. Só tenho que agradecer pela oportunidade de participar e parabenizar os criadores deste projeto.”. 

Sonia Maria Hauutsch Reinehr, uma das alunas do projeto, que também é ex-aluna do Curso de Pedagogia da Instituição, conta que a iniciativa também abriu as portas da Clínica de Fisioterapia do UDF, onde puderam estimular sua cognição com o aprendizado em tecnologia, passando a cuidar melhor da saúde física e emocional. 

“Professora Kerlla, Universitários e colegas, aproveito a data de encerramento do curso de Inclusão Digital para expressar meu reconhecimento e gratidão pelo aprendizado adquirido no maravilhoso convívio com vocês. Eu, eterna aprendiz, quero estar com vocês em 2023. Gratidão por tudo.” 

Legal né? Você sabia que projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo? Esse dado mostra que estamos vivendo muito mais que antigamente, por isso é tão importante a existência de projetos como este do UDF. 

Esta ação está alinhada com os indicadores 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das desigualdades) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, plano que envolve 17 objetivos para erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, promoção de saúde e bem-estar em todo o planeta. Saiba mais sobre os indicadores que fazem parte do nosso DNA aqui. 

Galeria de fotos