UDF marca presença na Lazer Pet Stop com ação de impacto coletivo

Presença aconteceu nos dias 17 e 18 de maio

21/05/2025

A raiva é uma doença grave, de alta letalidade, que ainda registra casos em humanos e animais no Brasil. A forma mais eficaz de prevenção continua sendo a vacinação anual de cães e gatos — uma atitude simples que protege os animais e, principalmente, os humanos. É nesse contexto que o médico-veterinário se mostra essencial também para a saúde pública.

Com esse compromisso em mente, o curso de Medicina Veterinária participou, nos dias 17 e 18 de maio, da Lazer Pet Stop — uma das maiores feiras pet do Distrito Federal.

Durante os dois dias de evento, o UDF manteve um ponto fixo de vacinação antirrábica gratuito, fruto de uma parceria com a Diretoria de Vigilância Ambiental do governo do DF.

A ação envolveu alunos de diversos períodos, previamente capacitados em um treinamento específico para atuarem com segurança e responsabilidade. Além da vivência prática, os estudantes também tiveram a chance de se conectar com empresas do setor, serviços especializados e novas oportunidades profissionais — ampliando sua rede e fortalecendo a formação para além da sala de aula.

Mais de 300 animais vacinados e protegidos contra a raiva, demonstrando o engajamento do UDF com a promoção da saúde coletiva e o bem-estar animal.

O UDF também participou ministrando uma palestra sobre “Prevenção de Zoonoses” com a preceptora MV Cleide Damasceno.

Seguem depoimentos de alguns participantes da ação:

Rodrigo Borges, aluno do 9º período:

“Foi uma experiência única. Me senti parte de algo grande, fazendo diferença real na vida das pessoas e dos animais. O professor Victor organizou tudo com muito cuidado e fez questão de nos preparar bem.”

Matheus Necácio, aluno do 7º período:

“Participar da Lazer Pet Stop foi uma experiência enriquecedora. Aprendi muito, tive a oportunidade de informar as pessoas sobre o papel do veterinário para a sociedade. Saio dessa ação mais confiante do que nunca.”

Prof. Victor Carnaúba, coord. do curso e organizador:

“A medicina veterinária é uma das colunas da saúde pública. É fundamental que a população reconheça o nosso papel não só com os animais, mas também na prevenção de doenças que afetam todos. Ações como essa colocam a profissão no patamar de respeito e relevância que ela merece.”

O curso de Medicina Veterinária participa ativamente de campanhas como essa desde 2022, incluindo a tradicional etapa Dia D da vacinação antirrábica promovida pelo governo do DF.

Galeria de fotos