Coronavírus: informações e cuidados importantes

Nas últimas semanas, os noticiários têm uma pauta em comum: o coronavírus. O assunto tem ganhado visibilidade no dia a dia dos brasileiros e do mundo. Mas, afinal, o que […]

28/02/2020

Nas últimas semanas, os noticiários têm uma pauta em comum: o coronavírus. O assunto tem ganhado visibilidade no dia a dia dos brasileiros e do mundo. Mas, afinal, o que é esse vírus e como podemos nos proteger?

 

O coronavírus compõe uma grande família de vírus que são conhecidos desde a década de 60 e pode causar desde um resfriado comum até pneumonias e síndromes respiratórias agudas graves. O novo agente do coronavírus foi identificado recentemente na China, epicentro da manifestação do vírus.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 80% dos casos são leves e apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum. Crianças não são, até o momento, as principais vítimas da COVID-19. Idosos com doenças crônicas, porém são os mais afetados.

 

Principais sintomas: febre, cansaço, tosse, irritação na garganta, congestão nasal, calafrios, dores, diarreia e dificuldade para respirar.

 

Formas de transmissão: é transmitido pelo ar, ou por contato pessoal com secreções contaminadas como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoa próximo – como toque ou aperto de mãos, contato com superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

Tratamento: Os pacientes estão sendo tratados com medicações para alívio dos sintomas e suporte de terapia intensiva quando apresentam dificuldade em respirar. O isolamento domiciliar é indicado para casos suspeitos ou confirmados, sem necessidade de internação.

 

Recomendações:

 

– Proteja a boca e o nariz com lenço sempre que tossir ou espirrar;
– Lave as mãos constantemente, por pelo menos por 20 segundos com sabão ou álcool em gel, principalmente após tossir ou espirrar;
– Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;
– Mantenha os ambientes ventilados;
– Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres e garrafas;
– Mantenha-se hidratado;
– Evite aglomerações se estiver doente;
– Evite viagens neste momento para os locais de risco.
– Evite contato direto com pessoas que apresentem sinais de infecção respiratória.
– Procure um médico caso apresente algum dos sintomas e se tiver viajado ou contato com algum pessoa que tiver vindo de alguma das regiões afetadas nos últimos 14 dias informe imediatamente.

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.

Seguindo essas orientações, você contribui para evitar também a transmissão de diversas doenças respiratórias. Contamos com você!