Concurso Monografias: graduadas em Direito conquistam prêmio nacional

Fernanda Buth e Edite Francisco do Nascimento foram campeãs do 1º Prêmio Ministro Cernecchiaro

18/10/2021

Fernanda Buth e Edite Francisco do Nascimento, graduadas pelo curso de Direito do UDF, foram campeãs do 1º Prêmio Ministro Cernecchiaro – Concurso de Monografias, promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

O Concurso contou com participações de concluintes de todo o Brasil, com a proposta de estimular soluções e pesquisas que fomentem o desenvolvimento de uma cultura de inovação no Poder Judiciário.

O trabalho apresentado teve como título A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA: um estudo de caso sobre os potenciais e desafios de uma Lawtech social nos Núcleos de Prática Jurídica.

As campeãs destacaram que a ideia de desenvolver o projeto vencedor surgiu a partir dos estágios obrigatórios, ao perceberem as grandes dificuldades das pessoas que necessitam de assistência judiciária nos Núcleos de Prática Jurídica.

Ao se depararem com os desafios que o público-alvo da assistência jurídica gratuita enfrenta, em especial a escassez de recursos, pensaram em uma forma de facilitar a vida dessas pessoas carentes.

A notícia da conquista foi recebida com muita alegria pelo Prof. Me. Frank Ned Santa Cruz, orientador das então estudantes no Trabalho de Conclusão de Curso que resultou no projeto. “Fernanda e Edite foram excelentes alunas. Interessadas e comprometidas em desenvolver um trabalho de excelência”, finalizou o docente.