Nossos Programas

NOSSOS PROGRAMAS

 

 

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

O UDF participa do Dia da Responsabilidade Social, sendo este um evento de grande porte que reúne, simultaneamente, instituições de Ensino Superior (IES) em todo o Brasil para uma mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos pelas IES durante todo o ano.

Além de palestras para as comunidades carentes, a Instituição também abarca outras atividades, como:

  1. Atendimento Jurídico: áreas criminal, cível e trabalhista.
  2. Atendimento de saúde: adipometria; índice de massa corpórea; biometria; pressão arterial; glicemia.
  3. Recreação Pedagógica: pintura de rosto; gincanas e brinquedos infláveis.
  4. Distribuição de Cartilhas sobre economia.
  5. Distribuição de preservativos e folders sobre DST.

 

NIVELAMENTO (LINGUAGEM E CÁLCULO)

 

O Projeto de Nivelamento consiste no resgate de conhecimentos pretéritos dos alunos, necessários para viabilizar o melhor desenvolvimento das habilidades pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem, das disciplinas contempladas no ensino superior.

 

As atividades desenvolvidas junto aos alunos que apresentam dificuldade abrangem Língua Portuguesa e Cálculo.

 

CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE

 

O Projeto de inclusão digital da melhor idade tem como objetivo inserir a comunidade idosa na era digital, possibilitando a manutenção dos seus papeis sociais, do exercício da cidadania, autonomia, acesso a uma sociedade dinâmica e complexa, estreitando os laços de amizade e mantendo a mente ativa.

O curso aborda conceitos teóricos sobre a sociedade da informação e auxilia na utilização de aplicativos, como editores de textos e planilhas eletrônicas.

Os alunos aprendem a utilizar e-mails criados em sala de aula, ter acesso a redes sociais, aos vídeos disponibilizados na internet, com o intuito de trazer praticidade e entretenimento para a vida das pessoas da melhor idade.

São previstas duas turmas por semestre, sempre no período da tarde, com a coordenação de um professor e a utilização dos alunos como monitores.

O Curso esta na fase de reestruturação, pretendendo-se expandi-lo com mais duas turmas do Curso Avançado, haja vista a demanda por mais tempo de estudos.

Informações: 3704-8884

 

CINE UDF

 

O Cine UDF é um projeto periódico em que ocorre a realização de encontros descontraídos entre professores da Instituição, professores convidados de diversas áreas, comunidade acadêmica, e comunidade em geral para que possam assistir juntos a um filme, e usar os personagens e roteiro mostrados da película para debater os mecanismos que conduzem os processos mentais e o comportamento humano em várias áreas de atuação acadêmicas.

Durante o encontro, com duração média de 3 horas, é exibido um longa-metragem que retrata a complexidade do ser humano, bem com suas diversas nuances ao exercer uma profissão. Após as sessões, são realizadas discussões críticas entre alunos e comunidade com professores convidados da UDF e de outras Instituições em Brasília. O foco é sempre a prática real.

Na programação do segundo semestre de 2013 foram realizadas três edições, com destaque para a terceira, em que houve a exibição do filme “Em Transe”, suspense do cineasta Danny Boyle. Após o filme, cerca de 120 alunos puderam presenciar uma interessante Palestra, em que foram apresentados de forma prática e divertida as principais idéias científicas e aplicações da hipnose moderna. Os alunos puderam debater o tema, e também conferir uma rápida demonstração de sugestões realizadas em estado de transe hipnótico.

Quem participa: Alunos, professores, colaboradores e comunidade externa do UDF.

 

Blog do Cine UDF: http://cineudf.wordpress.com/

Informações: 3704-8808

 

UDF SUSTENTÁVEL

 

O projeto UDF Sustentável aborda a educação ambiental para a comunidade interna e externa, com o objetivo de promover uma reflexão sobre as práticas sociais, em um ambiente marcado pela degradação permanente, e estimular a conscientização da sustentabilidade ambiental a partir das atitudes cotidianas na casa, no trabalho e em sala de aula.

 

Em 2013, o projeto foi ampliado de forma que o conceito de sustentabilidade fosse aplicado nas ações acadêmicas e administrativas do UDF.