Tudo o que você sempre quis saber sobre o curso de Farmácia está aqui

Você é o tipo de pessoa que sempre gostou de ler bulas de remédio e de perder hoooooras na drogaria olhando as prateleiras? Ou, ainda, tem curiosidade de saber mais sobre os componentes químicos de cada medicamento, como funcionam as indústrias farmacêuticas ou como as pesquisas no campo da saúde são desenvolvidas?

É muito provável que o curso mais indicado para você estudar aqui no UDF seja o de graduação em Farmácia.

Confira três coisas (fundamentais sobre a profissão) que as pessoas não sabem:

Com cinco anos de existência, o curso organiza diversos projetos institucionalizados de extensão. Conheça alguns:

Projeto Descarte Consciente de Medicamentos: para a coleta permanente de medicamentos vencidos.

Projeto Medicamento a Seu Alcance: distribuição de mudas de plantas medicinais e orientação sobre o uso dessas plantas.

Projeto de Acolhimento e Atenção ao Paciente Oncológico (APOIAR): acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes em tratamento oncológico.

Projeto Comandos de Saúde nas Rodovias: ação de conscientização e prestação de serviços ao alcance dos trabalhadores do setor do transporte rodoviário.

Projeto Fármaco Virtual: alunos na disciplina de química farmacêutica associam a teoria à prática utilizando softwares específicos para o melhoramento molecular de fármacos já comercializados na atualidade.

Além disso, os estudantes realizam visitas técnicas para maior aproximação de algumas das diferentes áreas de atuação do farmacêutico, em locais como o Hospital da Criança José Alencar de Brasília, a fábrica da Coca-Cola, o Hemocentro de Brasília, o Museu de Anatomia Patológica do Hospital de Base, as indústrias de medicamentos União Química e Teuto Pfizer, e a MCJ indústria e comércio de cosméticos.

Os estágios são concentrados em seis áreas diferentes de atuação do farmacêutico: análises clínicas, manipulação, dispensação, controle de qualidade de alimentos e medicamentos e farmácia hospitalar. A maioria dos nossos docentes são Doutores e Mestres.

Anatomia Humana, Microbiologia, Patologia, Parasitologia, Química Farmacêutica, Farmacologia, Bioquímica Clínica, Cosmetologia, entre outras.

As 800h são divididas, a partir do 6º semestre do curso, em Estágio Curricular Supervisionado I, II e III.

O curso de Farmácia do UDF conta com uma excelente infraestrutura para o desenvolvimento do projeto pedagógico. Utiliza laboratórios multidisciplinares, de química, de microscopia, de anatomia, de farmácia e de informática, muito bem avaliados pela comissão de verificação in loco do INEP/MEC na ocasião do reconhecimento do curso.