Plantão Fiscal 2017: UDF auxilia contribuintes na declaração do IR

Entre os dias 9 de março e 28 de abril, a coordenação de Ciências Contábeis do UDF – por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) – realizará o Plantão Fiscal 2017, que tem o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica e o público externo no preenchimento, geração e envio, à Receita Federal, da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Além disso, a ação busca também proporcionar aos alunos do curso a experiência de analisar situações na prática e orientar os contribuintes sobre as ações pertinentes. O serviço conta com a cooperação técnica da Receita Federal do Brasil.

Atendimentos

Em março, os atendimentos serão realizados por ordem de chegada todas as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h15. Em abril, o atendimento será intensificado durante todos os dias úteis do mês.

Local: Sede do NAF-UDF (Star Júnior Consultoria), localizada no campus interno do Edifício Sede (704/904 Sul), entre os dois pavilhões.

Informações: (61) 3704-8845/8847

Serviço gratuito e doação
O serviço é gratuito, sendo incentivada apenas a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue a uma entidade beneficente do DF ao final da ação.

Documentação necessária
  • Informe de rendimentos fornecidos pela fonte pagadora;
  • Declaração de Imposto de Renda de 2016 e o seu recibo de entrega à RFB (arquivo ou papel);
  • Informe de rendimentos bancários, posição em 31/12/2016;
  • Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB etc.);
  • Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;
  • Número do CPF dos dependentes e alimentandos, com 12 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2016;
  • Relação anual dos aluguéis e demais rendas, se houver, recebidas de pessoa física, com nome, CPF, e identificação da origem do valor recebido;
  • Recibos e/ou Notas Fiscais de pagamentos à médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde, etc.;
  • Recibos de pagamentos dos gastos com educação, do titular e dependentes (universidade, escolas, etc.);
  • Pensão alimentícia paga no ano de 2016 (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);
  • Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2016;
  • Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2016. Se houver ganho de capital na venda de imóvel, fornecer a cópia (ou arquivo) do Demonstrativo de Apuração do Ganho de Capital extraído do aplicativo da Receita Federal do Brasil;
  • Comprovantes de despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos); e
  • Comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros).
  • OBS: Solicitamos a gentileza de trazer um pendrive, para que o contribuinte possa levar o arquivo digital de sua declaração, ao invés da impressão de papel.