Notícia



Notícia boa: Jornalismo no UDF!

Quer uma ótima notícia? Então confira a melhor do dia: o UDF agora passará a ofertar o curso de Jornalismo. E tem mais: as inscrições já estão abertas para ingresso no 1º semestre de 2018!

 

Tem curiosidade em saber mais sobre a profissão? Leia abaixo:

 

 

O jornalista trabalha na busca e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação – como jornais, revistas, rádio, TV e internet -, ou seja, em busca de assuntos diários que virem notícia. Umas das qualidades de um bom jornalista é ser curioso e gostar de saber mais afundo. Ao ouvir uma história, ele quer saber: “onde aconteceu?”, “quem estava lá?”, “você conhece essas pessoas?”, “me conta mais detalhes!”.

 

 

Em sua rotina diária, participa ativamente de todos os processos de produção de notícias como a investigação, a apuração, organização, resumo, redação e divulgação de fatos e informações de interesse público. Ele edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o conteúdo, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam.

 

 

Assim como em outras profissões, o profissional pode trabalhar em diversas áreas dentro de uma mesma organização, atuando na comunicação digital multimídia, comunicação empresarial, edição, fotojornalismo, e reportagem, na função de: repórter, redator, assessor de imprensa, editor e chefe de reportagem, entre outros.

 

 

Com a internet e crescimento das redes sociais, a profissão também teve que se adaptar. Antes, era apenas por meio dele que sabíamos notícias oficiais sobre o que acontecia no mundo. Agora as informações estão por todos os lados e o jornalista precisa trabalhar cada vez mais rápido, utilizando da tecnologia para oferecer ao público informações diferentes e que complementem uma notícia. Por isso, é necessário senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, e de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens.

 

Quer ser um jornalista? Então vem estudar com a gente!

 

 

Compartilhe: