Engenharia Civil: características e qualificações para ter sucesso na profissão. Conheça!

Quem vive na cidade é acostumado a ver, todos os dias e em uma velocidade impressionante, o surgimento de novas casas, prédios, estradas, viadutos, pontes e barragens, entre outros. E o profissional responsável por essas obras é o engenheiro civil. A profissão engloba a concepção, o projeto, construção, gerência e manutenção de todos os tipos de infraestrutura. Por isso, são inúmeras as possibilidades de atuação!

Mas já parou para pensar quais características pessoais são essenciais para finalizar uma obra sem falhas?

O ideal é gostar de física, química, estatística e matemática, pois um bom engenheiro civil deve prever as interações entre os diversos materiais utilizados – como seu comportamento no solo e resistência ao vento e temperaturas, por exemplo – a fim de garantir a segurança da construção. Há ainda outras características muito importantes que um profissional da Engenharia Civil deve ter e desenvolver ao longo da carreira. Conheça:

Ser preparado para raciocinar e agir sem fronteiras, o que exige o entendimento de outras culturas, e principalmente de idiomas e ambientes nos quais é realizado o trabalho.

Deve ser empreendedor e criativo, estar preparado para trabalhar em equipe e gerenciar complexos empreendimentos que podem envolver muitos indivíduos. Mas deve ser preparado também para gerenciar uma única empresa: a dele mesmo.

Estar profissionalmente e mentalmente preparado para, eventualmente, ter um trabalho e não necessariamente um emprego, se tornando prestador de serviços autônomos.

Deve ter a consciência de que jamais estará formado, sabendo que seu futuro depende de sua capacidade de atualização contínua de conhecimentos frente ao rápido avanço das tecnologias, crescentemente apoiadas em aplicações de descobertas científicas.

Existem algumas atividades que não fazemos fazem ideia que são feitas por engenheiros.

Profissionais da Engenharia Civil podem atuar na área da saúde, criando sistemas estruturais como órteses e próteses ou estudando sistemas de circulação sanguínea, para propor soluções para equipamentos médicos.

Podem também avaliar as condições externas atuantes no corpo humano, como macacões utilizados pelos pilotos de aviões de combate, ou mesmo estudando palmilhas utilizadas em sapatos, a fim de reduzir a pressão sobre determinadas áreas dos pés.

E na graduação?

Para se tornar capaz de realizar tantas tarefas é necessário muito estudo, claro! Por isso, além das disciplinas teóricas e atividades em laboratórios, um bom curso de Engenharia Civil deve ofertar aulas de desenho técnico, administração e economia.

Pensando em preparar nossos alunos para o mercado de trabalho, o curso de Engenharia Civil do UDF, participa de diversas atividades e projetos de extensão que contam com envolvimento dos estudantes, como: a Semana de Responsabilidade Social, apoio ao Time Enactus UDF, e o LabPro, que integra projetos comunitários.

Para as aulas práticas, nossos alunos contam com laboratórios de: topografia, hidrologia, materiais de construção, estrutura e geotecnia, informática, representações gráficas, tecnologia mecânica e metrologia, robótica, de ar condicionado e refrigeração, de física, química, e eletrotécnica.

É infraestrutura de ponta para você escolher o melhor caminho!