IMG_20161207_163802233_crop

Alunos de Odontologia realizam ação na APAE de Ceilândia

No dia 7 de dezembro os alunos do curso de Odontologia do UDF realizaram uma ação de promoção da saúde bucal para pacientes com necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ceilândia.

Além da ação social, o objetivo foi capacitar os alunos do curso a aplicarem os conhecimentos teóricos na realidade prática junto às comunidades e instituições, vivenciando situações-problemas e solucionando questões, e fazendo com que criem vínculos com os pacientes e transformem a realidade local.

IMG_20161207_155235916_crop

A atividade foi realizada utilizando a linguagem musical para auxiliar na orientação dos pacientes quanto aos cuidados com a saúde bucal e higiene oral individualizada, e na realização do exame clínico bucal para posterior tratamento odontológico na Clínica de Odontologia da instituição.

Os alunos foram divididos em cinco grupos para realizar as atividades: o primeiro ficou responsável pela orientação de escovação individualizada; o segundo pela aplicação tópica de flúor; o terceiro grupo ficou com o exame clínico intra-bucal; o quarto com a documentação da ação; e o quinto grupo cuidou da estratégia de promoção escolhida para esse público, que foi a música. Todos os alunos se revezaram nas atividades, de forma que conseguissem participar da ação integralmente.

A iniciativa é da professora Daniela Abreu de Moraes.

IMG_20161207_162559876_crop

Clique aqui para ver mais fotos da ação.