Aluna discursa em evento da ONU e conta sobre sua experiência

Lembra da Júlia Rabelo, nossa aluna de Relações Internacionais que é fera na escrita e venceu o concurso de redação da ONU? Vem saber como essa experiência foi incrível!

Ao chegar em Boston, a estudante foi apresentada aos colegas de grupo e os outros vencedores, e teve a oportunidade de praticar os idiomas que estuda: inglês, francês e espanhol. “Foi incrível conhecer pessoas de locais tão distintos e com culturas e histórias tão emocionantes. Sem dúvida, foi uma das partes mais admiráveis da experiência”, ela conta.

Durante os primeiros dias da viagem, os participantes trabalharam em grupo na Northeastern University, fazendo apresentações acerca de seus países, pesquisando mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, principalmente, preparando o discurso que cada um faria na sede das Nações Unidas em Nova York. A estudante conta que havia um ótimo entrosamento entre o grupo e cada pessoa estava disposta a ajudar a melhorar o trabalho dos outros, para que todos estivessem preparados e confiantes para a apresentação.

No dia 21 de julho, o grupo dirigiu-se à sede das Nações Unidas. Ao entrar na sede, Júlia pôde ver a imensidão do espaço e localizar o púlpito onde falaria em algumas horas, “e onde outras importantes personalidades como Barack Obama, Leonardo DiCaprio e António Guterres, também já estiveram”, ressalta.

O nervosismo era evidente! Pessoas de todo o mundo acompanharam o seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas e outras centenas assistiram ao vivo, através do site da Organização. Apesar disso, Júlia conseguiu proferir a mensagem que desejava: “a importância que os trabalhos voluntários possuem como ajuda humanitária para promover a melhoria da comunidade onde vivo”. Nossa aluna descreve como inesquecível e diz sentir uma enorme emoção ao recordar desse momento.

Após o evento, aconteceu um almoço em companhia de alguns dos tradutores que participaram do Fórum Global da Juventude e de representantes do Impacto Acadêmico das Nações Unidas e da ELS, Serviços Educacionais, que foram os organizadores do concurso. Ali, foram entregues os certificados de parabenização e participação no evento.

Além do evento principal, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer Nova York e fazer passeios turísticos e culturais, passando pelo observatório do One World Trade Center, pelo memorial das vítimas do 11 de setembro para prestar homenagens, pela Wall Street e pela Times Square. De volta à Boston, fizeram outros passeios turísticos: no Fenway Park, na Biblioteca Pública de Boston, um passeio de barco no Charles River, um show do Blue Man Group e terminaram a viagem em um cruzeiro, com um jantar dançante. Incrível né?!

No último dia da viagem, Júlia despediu-se dos novos amigos dando a cada um uma lembrança de Brasília e um cartão, agradecendo pelos momentos que viveram nesses 10 dias. “A troca de experiências foi muito enriquecedora e posso dizer que conheci pessoas e fiz amizades que jamais serei capaz de esquecer. Claramente, essa foi uma das conquistas mais extraordinárias da minha vida e que guardarei no meu coração e memória com muito carinho”, finaliza a estudante.

O discurso de Júlia para a ONU pode ser visto clicando aqui.

Júlia, o UDF tem muito orgulho de ter você como nossa aluna e deseja que esse caminho de sucesso seja só o começo! 🙂