#oUDFcomemora: aluna ‘fera’ na escrita vence concurso de redação da ONU

ORGULHO é o primeiro sentimento que temos quando falamos da Julia Rabelo Mousinho, nossa aluna do 3º sem de Relações Internacionais. Ela é tão fera, mas tão fera na arte de escrever, que ganhou recentemente o concurso de redação “Many Languages, One World Essay Contest”, promovido pela United Nations Academic Impact (UNAI) da ONU.

A ideia deste concurso é fazer o estudante refletir sobre sua importância como cidadão global, sobre a cultura do seu país, a importância do estudo de uma língua estrangeira e a demonstração de como isso impacta sua vida acadêmica.

O legal de tudo isso? Claro, além de representar o nosso País e ter sido escolhida entre os 60 estudantes vencedores, de 170 países, a Julia permanecerá de 16 e 26 de julho nos Estados Unidos, para receber sua premiação na ONU, que engloba a viagem com todas as despesas pagas, a presença em palestras na Northeastern University em Boston e a apresentação de um discurso para ser lido no Fórum Global da Juventude sobre a Agenda 2030, na sede da ONU, em Nova Iorque.

A estudante conta que desde pequena é apaixonada pela leitura e pela escrita. “Estudei em escolas públicas durante todo o ensino fundamental e médio, e passei a escrever muito sobre minha cidade, minha escola, as coisas que eu observava, o que eu poderia melhorar na minha comunidade e o que eu poderia transformar em poesia”. Com a leitura, Júlia se interessou também pelo estudo de diversos idiomas, hoje é formada em inglês e estuda espanhol e francês.

Escrevendo o futuro

Aos 12 anos, Júlia participou e ficou em 2º lugar no concurso de redação do GDF chamado “Leio e Escrevo Meu Futuro”, sendo premiada com um videogame e uma bolsa de estudos para língua inglesa. O ano passado, quando ingressou no UDF, participou e ficou com o 1º lugar do 1º Concurso de Redação do curso de REL, que teve como tema “A Erradicação da Pobreza nas Relações Internacionais: diálogo e cooperação para acabar com a pobreza em todas as suas formas”.

Em abril desse ano, Júlia e alguns colegas do curso criaram um artigo para o XIV Congresso sobre Defesa Nacional, que acontecerá em Resende, no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 28 de julho. O tema abordado “A Importância das Missões de Paz para a Estratégia de Inserção Internacional do Brasil” e, após o processo de seleção, o artigo foi escolhido para ser apresentado no Congresso.

A estudante não poderá comparecer, pois nesse mesmo período, de 16 a 26 de julho, estará nos Estados Unidos para receber sua premiação do concurso da ONU, que engloba a viagem com todas as despesas pagas, a presença em palestras na Northeastern University em Boston e a apresentação de um discurso para ser lido no Fórum Global da Juventude sobre a Agenda 2030, na sede da ONU, em Nova Iorque.

Segundo a universitária, que deseja fazer o Mestrado na Universidade de Tallinn, na Estônia, e seguir a carreira diplomática, vencer esse o concurso foi uma grande conquista. “Essa será a minha primeira viagem internacional e uma grande oportunidade de praticar os idiomas que estudo, desenvolver o que aprendi na faculdade, conhecer estudantes de todo o mundo e, principalmente, tornar-me multiplicadora de um projeto de conscientização sustentável e de apoio humanitário. Esse será um evento de grande importância mundial e estou muito contente em representar internacionalmente o Brasil e o UDF.”

Júlia, desejamos ainda mais sucesso em sua brilhante trajetória! Obrigada por ser um exemplo para todos nós 😉

UDF: Tradição em evoluir.