Assessoria de Relações Acadêmicas Internacionais

en_us es_es pt_br

 

A Internacionalização do UDF – Centro Universitário

 

O perfil do profissional de sucesso deve estar atrelado a conhecimentos que não se restringem ao ensino fornecido em um único país, pois as relações comerciais são transnacionais.
Em atenção a esta realidade e aos impulsos gerados pela mundialização econômica e social, o ensino superior tem passado por transformações.
A cooperação acadêmica internacional propicia trocas de tecnologias e de experiências, por intermédio do contato direto ou indireto com universidades, seja pela realização de eventos compartilhados, de pesquisas sobre temas de interesse comum ou pela promoção dos intercâmbios culturais e científicos entre docentes e discentes de diversas partes do globo.
Diante deste contexto as instituições de ensino superior devem estar estruturadas para trabalhar com esta dinâmica diferenciada. Assim, o UDF – Centro Universitário instituiu o Programa Institucional de Cooperação, Intercâmbio e Internacionalização e criou a Assessoria de Relações Acadêmicas Internacionais – ARAI, como mecanismo para a captação e implementação dos projetos.

 

Dentre os objetivos deste Programa Institucional de Cooperação, Intercâmbio e Internacionalização se destacam os seguintes:

  • Consolidar a cultura internacionalista como estratégia de desenvolvimento institucional e de qualificação das atividades promovidas pelos cursos de graduação e programas da pós-graduação.
  • Promover contatos com instituições de ensino estrangeiras, agências, organismos internacionais, representações diplomáticas e viabilizar a celebração de convênios nacionais e internacionais.
  • Identificar novas áreas nascentes de ensino e pesquisa no exterior que signifiquem oportunidades concretas para o lançamento e atualização dos cursos de graduação e programas de pós-graduação do UDF – Centro Universitário.
  • Propiciar a inserção do UDF – Centro Universitário nos programas de intercâmbio internacional, desenvolvendo parcerias acadêmicas que incluam bolsas de estudos, cursos, estágios, congressos, seminários e programas de cooperação internacional.
  • Apoiar, de acordo com cada caso, as iniciativas acadêmicas da comunidade universitária que envolvam a internacionalização do UDF – Centro Universitário em vários níveis.
  • Incentivar o envolvimento das coordenadorias de cursos, dos docentes e dos discentes na criação e execução da proposta contida neste Programa e em cada projeto dele decorrente.
  • Viabilizar, internamente, a realização de reuniões, cursos, palestras, seminários, workshops, mesas de discussão, congressos para a discussão e divulgação de temas vinculados à internacionalização do ensino superior que envolvam o UDF – Centro Universitário.
  • Acompanhar as atividades que estão sendo desenvolvidas pelos estudantes durante a participação nos projetos de mobilidade acadêmica e cuidar para que, quando do retorno dos mesmos, estes possam compartilhar experiências com os demais.
  • Estimular o estudo de línguas estrangeiras dentro ou fora do UDF – Centro Universitário.
  • Divulgar a realização de eventos no exterior ou eventos internacionais realizados no Brasil e estimular a participação de alunos e professores do UDF – Centro Universitário.
  • Promover a internacionalização do campus.
  • Realizar a recepção de estudantes, docentes e visitantes estrangeiros.

 

Dentre as atribuições da ARAI se destacam:

  • Esclarecer junto à comunidade acadêmica a importância do envolvimento e do comprometimento com os projetos de internacionalização, para que estes integrem o cotidiano da instituição e contribuam na busca pela qualidade.
  • Auxiliar a implementação dos projetos de internacionalização, orientando os alunos, os professores e o corpo técnico-administrativo.
  • Intermediar a celebração de termos de cooperação, parcerias e convênios com instituições de ensino estrangeiras, organismos internacionais e repartições diplomáticas.
  • Buscar descontos ou outros incentivos junto às instituições parceiras de modo a incentivar a participação dos alunos e professores nos projetos.
  • Tentar viabilizar a realização de cursos em conjunto com instituições de ensino estrangeiras, para a expedição de Dupla Certificação (“Dual Degree“).
  • Elaborar projetos específicos para o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores e auxiliar na recepção de discentes, docentes e visitantes estrangeiros.
  • Socializar junto à comunidade acadêmica do UDF – Centro Universitário os projetos de cunho internacionais em andamento, como os programas de bolsas de estudos, intercâmbios, eventos dentre outros.
  • Responsabilizar-se pelo Programa Ciência sem Fronteiras, instituído pelo governo federal e por todos dos demais programas de mobilidade acadêmica, no âmbito do UDF – Centro Universitário e promover a divulgação das informações inerentes as Editais de seleção.

 

A ARAI funciona na Reitoria do UDF – Centro Universitário no SEP/SUL EQ 704/904, Conjunto A, 1º andar, Asa Sul, Brasília (DF), CEP 70.390-045 e pode lhe repassar informações detalhadas sobre a internacionalização.

A equipe é composta pelo prof. André Leão, responsável pelos Termos de Cooperação e Parcerias Interinstitucionais, pelo Dr. Bernardo Petriz de Assis, responsável pelo Programa ‘Ciência sem Fronteiras’.

Os contatos com a assessoria também podem ser realizados por intermédio dos telefones (61) 3704-8803 / 3704-8808 ou dos e-mail’s internacional@udf.edu.br / andre.leao@udf.edu.br ou bernardo.assis@udf.edu.br.

 

MOBILIDADE ACADÊMICA

 

Conheça um pouco mais sobre algumas as instituições de ensino parcerias do UDF e seus programas de intercâmbio:

 

– NEWCASTLE COLLEGE (Newcastle Upon Tyne, Reino Unido)

Por intermédio desta parceria acadêmica os estudantes e professores podem realizar intercâmbio acadêmico e cultural para estudo da língua inglesa no Reino Unido, com descontos, nos períodos de recesso acadêmico ou férias no UDF. Além disto, os estudantes podem cursar parte da graduação ou da pós-graduação em Newcastle Upon Tyne, além de participar de cursos livres em áreas específicas. Inúmeros discentes e docentes já participaram deste projeto.

Site: www.ncl-coll.ac.uk

 

– UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA (La Plata, Argentina)

A parceria com a Universidade Nacional de La Plata propicia a realização de intercâmbio cultural e para estudo do idioma espanhol. Além disto, os estudantes podem participar de eventos organizados em conjunto e de cursos livres, nas mais variadas áreas.

Site: www.unlp.edu.ar

 

– UNIVERSIDADE DO PORTO (Porto, Portugal)

O programa de mobilidade resultante da parceria firmada com a Universidade do Porto viabiliza a realização de intercâmbio para que os estudantes de vários cursos possam realizar parte da graduação no exterior, podendo convalidar as disciplinas quando do retorno ao Brasil. Este programa de mobilidade tem duração de 06 (seis) meses até 01 (um) ano e os Editais são disponibilizados no primeiro semestre letivo de cada ano.

Site: www.up.pt

 

Inúmeras outras parcerias estão sendo celebradas e teremos várias novidades. Fique atento e aproveite a chance de estudar no exterior.

 

CONVÊNIOS PARA ESTUDOS DE IDIOMAS

O UDF – Centro Universitário já celebrou parcerias para que os seus alunos e professores tenham descontos junto a várias escolas de idiomas situadas em Brasília. Verifique a listagem abaixo e não perca a oportunidade de aprender novas línguas:

Wizard (303 Sul) – Diversos idiomas

Cultura Inglesa – Língua inglesa

Casa Thomas Jefferson – Língua inglesa

CCAA – Língua inglesa

Aliança Francesa – Língua francesa

Cultura Francesa – Língua francesa

Instituto Cervantes – Língua espanhola

Alemannia-Die Deutsche-Schule – Língua alemã