Biblioteca Central

BIBLIOTECA

 

 

O aluno UDF tem à disposição mais de 500 mil livros, além de um acervo crescente de e-books e periódicos eletrônicos, que ultrapassa os 10.000 títulos em texto completo, uma coleção significativa de bases de dados e de multimídia, cuja atualização é garantida pela compra semestral de livros e assinatura de documentos eletrônicos, vinculada diretamente ao Plano de Ensino (WebPlan) a partir da atualização da bibliografia básica e complementar de cada disciplina, informada pelos professores no início do semestre.

 

Todo esse acervo está distribuído nas bibliotecas das instituições que compõem a Cruzeiro do Sul Educacional: a Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo – SP com quatro bibliotecas; o Centro Universitário Módulo , em Caraguatatuba – SP, com duas; a Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, São Paulo – SP com uma; a Universidade de Franca, em  Franca – SP com uma e o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, com uma.

 

Esse conjunto de bibliotecas, que atendem toda a demanda da comunidade acadêmica do grupo, constituem o Sistema de Bibliotecas da Cruzeiro do Sul, que trabalha de forma integrada, sob a coordenação técnica da Biblioteca Central Prof. Gilberto Padovese, sediada no campus São Miguel, da Universidade Cruzeiro do Sul.

 

No Centro Universitário do Distrito Federal os estudantes têm acesso à Biblioteca Governador Eurico Rezende, no Edifício Sede, e uma Sala de Estudos, localizada no Edifício Reitor Rezende Ribeiro de Rezende. Os espaços oferecem infraestrutura moderna e agradável, além de um acervo com mais de 140 mil exemplares entre livros, teses, periódicos, obras em meios magnéticos, publicações on-line e outras mídias.

 

Os serviços on-line e o acesso à coleção de documentos eletrônicos como: e-books, base de dados e periódicos eletrônicos podem ser feitos na própria biblioteca ou nos laboratórios, nos espaços Webclass e em qualquer computador da instituição. Parte desses acessos pode ser feito remotamente e estão disponíveis na página da biblioteca.

 

As Bibliotecas do grupo participam de ações cooperativas com programas nacionais e internacionais, como: Rede Bibliotecas da Área de Engenharia (REBAE), Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (REBAP), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Consórcio Ibero-American Science and Technology Education.

 

Em ambos os locais os alunos encontram funcionários preparados para orientá-lo sobre: localização da informação, empréstimos e renovação on-line, levantamento e comutação bibliográfica, normas de apresentação de trabalhos e catalogação na fonte, visitas monitoradas e treinamentos em laboratórios para acesso aos documentos eletrônicos.

 

Outra vantagem que a biblioteca do UDF oferece é a facilidade em solicitar o serviço de empréstimo via malote (salvo obras reservadas e de Referências), em que as obras são encaminhadas à Biblioteca, sem que o solicitante precise se deslocar.

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Período letivo

Segunda a Sexta: 7h40 às 22h45
Sábado: 8h às 16h45

 

Período de férias de Julho
Segunda a Sexta: 7h30 às 22h

 

 

LIMITE DE EXEMPLARES PARA EMPRESTIMO E PRAZO DE DEVOLUÇÃO

Categoria de Usuário

Nº Total de Documentos

Prazo

Professores 15 documentos* 30 dias
Alunos de Pós-graduação 12 documentos* 30 dias
Alunos de Graduação 10 documentos* 14 dias
Aluno PRONATEC 08 documentos* 14 dias
Funcionários 08 documentos* 14 dias